segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Faculdades apostam no Fies para atrair alunos


Seg, 26/09/11 11h44
As Instituições de Ensino Superior (IES) contam com o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para atrair novas matrículas.
As faculdades estão recorrendo às associações de moradores de comunidades carentes e igrejas para arregimentar alunos, contando que o candidato poderá financiar 100% de seu curso pelo programa do governo federal. Outras fontes de financiamento, como do governo do Estado ou privadas, também são citadas.


Uniban (comprada pelo grupo Anhanguera), Universidade de Guarulhos e UniRadial são algumas das IES que descobriram as lideranças comunitárias, associações de moradores, ONGs e igrejas como figuras intermediárias no processo de seleção de jovens de baixa renda, público-alvo dessas instituições.

Para as escolas, segundo matéria publicada hoje pela Folha de S. Paulo, a contratação da rede de intermediários é mais eficiente e menos custosa do que gastar com publicidade nas mídias convencionais. As intermediárias são remuneradas de duas maneiras. A primeira pelos próprios alunos que pagam uma taxa semestral ou anual para ter o nome incluído no cadastro para bolsas de estudo e também pelas faculdades, que desembolsam R$ 100, por estudante matriculado.

Como a Uniesp, que contatou José Cecílio dos Santos, 43, presidente da associação de moradores do Jardim Boa Vista, na região administrativa do Butantã (zona oeste). Ele já encaminhou, só neste ano, 200 candidatos para a faculdade, recebendo R$ 100 por matrícula. Além disso, a faculdade promete um notebook ao aluno que for aprovado no Fies.

O que é o Fies?

O Fies é um programa do Ministério da Educação que financia studantes de cursos de graduação. O candidato deve estar regularmente matriculados em instituições de ensino não gratuitas, cadastradas no programa, em cursos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). As inscrições das IES e dos estudantes são feitas pela internet.

Acesse o site do FIES


Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário