terça-feira, 13 de setembro de 2011

Escola de Referência José do Patrocínio Mota realiza 2ª semana cultural em SBU



A Escola de Referência em Ensino Médio Prefeito José do Patrocínio Mota realizou, nos dias 08 e 09 de setembro, a segunda semana cultural. Jovens alunos apresentaram aos visitantes todo o seu conhecimento em ciência, química, física, matemática e ecologia, destacando o bullying e a  violência como fatores que podem afetar uma sociedade em construção.

Com o evento, os alunos tiveram um dia de professores, compartilhando o conhecimento adquirido em sala de aula, sempre de forma objetiva e divertida, prendendo assim a atenção das pessoas. Cada visitante pode aumentar o conhecimento brincando com jogos matemáticos e experiências científicas.



Um dos temas em destaque no evento educacional foi o bullying, onde os jovens passaram a mensagem através de músicas, teatro e vídeos, alertando para a importância de evitar a violência verbal praticada nas escolas e até mesmo no meio da rua.

Para facilitar ainda mais a absorção da mensagem usou-se como contextualização, histórias de personalidades, artistas, jogadores de futebol que foram vitimas de bullying, abordando o caso que recentemente chocou o Brasil, o do "atirador de Realengo”.

Várias frases marcantes foram usadas para gravar na mente das pessoas a importância de uma educação em que se respeitem as diferenças e haja respeito, tolerância e amor ao próximo: “Bullying: Não faça parte dessa história”; “Nada debullying”; “Bullyng: se você se acha o valentão, cuidado! O valentão acaba no chão”.

É conhecendo o quê e os porquês do bullying, que se poderá evitar essa desfunção social, que pode tornar simples colegas de classe, em criminoso e vítima com várias consequências físicas e psicológicas.

O evento pode mostrar que além de facilmente evitável o bullying não condiz com uma sociedade que em que se acredita estar em constante evolução. Hoje, no entanto, é preciso combater a intolerância através de ações educacionais, não somente orientando os causadores, mas, também, ajudando as vítimas deste mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário