quarta-feira, 21 de setembro de 2011

III Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas


Além das definições emergenciais, a reunião foi marcada pela qualidade do debate realizado em torno da pauta que nos unifica: a democratização dos meios de comunicação.

Participei dia (18), em São Paulo  da primeira reunião da comissão nacional organizadora do próximo Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas.
O time presente na ocasião não poderia segerir outra coisa. Altamiro Borges, Conceição Oliveira (Maria Frô), Renato Rovai, Leandro Fortes, Rodrigo Vianna, a bancada bahiana, que vai sediar o evento do ano que vem, e vários outros nomes não menos qualificados também marcaram presença.

A discussão sobre o marco regulatório da comunicação foi definida como pauta central do próximo encontro. Segundo Miro, uma fonte do Ministério das Comunicações antecipou que até o final do ano o executivo federal apresentará sua proposta, o que trará uma grande efervescência para essa discussão. Outras sugestões para incrementar esse tema foram dadas, como, por exemplo, ligar a perseguição aos blogueiros e a necessidade da garantia da liberdade de expressão como fundamentos à luta pela aprovação de um marco regulatório que contemple as demandas da sociedade muito mais do que das empresas, como se tem até agora.

No tocante aos desdobramentos do encontro de Brasília, realizado em junho, formou-se uma comissão para encaminhar a criação da assessoria jurídica para atender os blogueiros progressistas vítimas de perseguição. Rodrigo Vianna, outro Rodrigo, da comissão estadual de São Paulo, Percival, da Anid, ficarão responsáveis por construir o formato de assessoria jurídica a ser aprovada no próximo encontro. Eles iniciam os debates tendo o modelo de cooperativa como ponto de partida.

Além das especulações para requintar o próximo BlogProg, a reunião definiu que a atividade será realizada no último fim de semana de maio, entre os dias 25 e 27 de maio. A orientação para os estados é que se realize vários encontros sub-regionais, ao invés de uma única etapa estadual, e que as representações regionais estimule a construção de encontros nos estados onde não ocorreram no último período.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário