quarta-feira, 6 de março de 2013

SÃO BENTO DO UNA, GANHOU LIBERAÇÃO DE 10 POÇOS ARTESIANOS PARA AMENIZAR A SECA...

 Foi realizada ontem (4) uma reunião na sede do Instituto de Pesquisas Agropecuárias (IPA), em Recife, para tratar de assuntos relacionados a forte estiagem que atinge São Bento do Una. A reunião contou com as presenças do Secretário de Agricultura do Estado, Ranílson Ramos; do Secretário de Articulação, Aloísio Lessa; do Presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito; do Deputado Estadual, Diogo Moraes; da Prefeita Débora Almeida, dos secretários municipais Paulo Renato e Janduí Severo; dos 13 vereadores de São Bento do Una e de alguns representantes de associações e segmentos da sociedade.
Todos os participantes de São Bento do Una deram várias sugestões para o enfrentamento da seca e a grande maioria foi acatada. Depois das discussões, o Secretário Ranílson Ramos anunciou as seguintes ações:

• Liberação da perfuração de 10 poços, sendo que desses, cinco são em caráter de urgência;
• Serão feitas as construções de sete sistemas de abastecimento de água (pequenas adutoras);
• Foram solicitados junto a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos quatro dessalinizadores para os poços que estiverem com a água salobra;
• Quatro barragens de pequeno porte (350 horas) serão construídas: duas serão executadas diretamente pelo governo do estado e as outras dois em parceria com a Prefeitura Municipal;
• Liberação de um caminhão para fazer o transporte de cana-de-açúcar para alimentar o rebanho do pequeno produtor que não tem condição de comprar. 
• Foram liberadas também duas máquinas (uma pá mecânica e uma retroescavadeira) para a limpeza de açudes e abertura/limpeza de cacimbas.

A Prefeitura Municipal aproveitou a ocasião para anunciar a contratação de novos caminhões-pipas e disponibilizará um caminhão para o transporte da cana-de-açúcar. Também serão feitas a limpeza e reabertura dos poços artesianos existentes. Para haver a distribuição dessas ações, serão feitos estudos por toda a extensão da cidade. 
Todas essas ações foram previamente autorizadas pelo Governador Eduardo Campos que tem acompanhado toda a situação em São Bento do Una e nas demais cidades atingidas. Essa é a primeira vez que se tem conhecimento de uma ação tão rápida de um governo estadual para o enfrentamento da seca em nosso município. 

UNIÃO I – Um grande destaque nessa reunião foi a união entre a Prefeita Débora Almeida e todos os vereadores do município de São Bento do Una, o que foi observado e muito elogiado pelos secretários Ranílson Ramos e Aloísio Lessa. “É preciso deixar de lado os interesses políticos e oposições para o bem da comunidade como um todo. E isso vocês estão fazendo de forma brilhante”, afirmou o Secretário de Estadual de Agricultura Ranílson Ramos.

UNIÃO II – Outro grande destaque é o prestígio que a Prefeita Débora Almeida vem tendo com o Governador Eduardo Campos que não tem medido esforços para contribuir com a administração municipal. Todas as ações anunciadas na segunda-feira (4) são em caráter emergencial para amenizar o sofrimento principalmente da população da Zona Rural.
Fonte: Prefeitura Municipal de SBU.

Câmara Municipal Sbu

Nenhum comentário:

Postar um comentário