quinta-feira, 14 de março de 2013

Débora Almeida se reúne com a comissão de Universitários

Débora Almeida se reúne com a comissão de Universitários

Na manha desta quinta-feira, dia 14, as 9:30, a prefeita do município de São Bento do Una, Débora Almeida, recebeu em seu gabinete a comissão dos estudantes universitários formada por dez alunos e um representante dos motoristas. Participaram também da reunião o procurador jurídico Cristiano Lessa, a secretária de Planejamento e Gestão, Joana D’arck, e o vice-prefeito, Alexandre Batité.
Débora, inicialmente, apresentou os pontos principais do projeto de lei que regulamenta o auxílio transporte para os estudantes universitários e explicou a necessidade de sua inclusão na tramitação e aprovação na Câmara para que o município possa efetuar o pagamento. A prefeita também expôs a situação atual e a responsabilidade econômica municipal em honrar os compromissos em meio à crise.
A Prefeita disse que gostaria que o município custeasse os 100% do valor do transporte dos universitários, no entanto, nesse momento seria irresponsável assumir o valor total e não poder cumprir.
O participante da comissão, Cristiano Rafael (Zé Mota), lembrou que os próprios alunos aceitaram os 50% e que neste momento é do interesse dos universitários que se aprove o projeto com o valor acordado na audiência pública e que, no futuro, se discuta os 100%, pois a não aprovação do projeto pode causar danos aos próprios alunos. Ele afirmou também que não deseja que a discussão seja transformada numa briga de interesses políticos que fujam aos dos alunos.
A comissão disse que se os alunos tivessem de se revoltar com os 50%, isso teria ocorrido no dia da audiência pública em que foi discutido o assunto, o que não aconteceu.
A prefeita apresentou uma proposta, a ser discutida, de os universitários que não puderem pagar o transporte, poderem estagiar no município, a fim de complementar o valor necessário (desta forma os alunos também seriam beneficiados com as exigências de seus cursos).
Os alunos também afirmaram de que se o interesse nesse momento fosse o dos 100%, o projeto teria sido incluído para tramitação, análise e discussão, o que não ocorreu. E mais, eles ressaltaram que durante e após a audiência realizada no mês de fevereiro não houve nenhuma opinião contrária à proposta dos 50% do custeio.
A comissão também reconheceu ser bem melhor o modelo agora adotado pela prefeitura na contratação dos ônibus do que o que era usado, pois com esse novo sistema os alunos podem cobrar melhores condições do transporte e dos motoristas.
No final da reunião, os alunos resolveram procurar os vereadores para solicitar a inclusão do projeto de lei em questão, como está, nas votações da câmara e somente depois serem levantadas as discussões para a realização de novas previsões orçamentárias para esta finalidade com adequação das necessidades dos universitários e a realidade econômica futura do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário