terça-feira, 12 de março de 2013

61º Coneg da UNE chama juventude a colocar o “Bloco na Rua”


Entre os últimos dias 8 e 10 deste mês, em São Paulo, foi realizado o 61º Conselho Nacional de Entidades Gerais da Une, o CONEG.
Com a participação de diversos diretórios acadêmicos de todo o país, os estudantes discutiram sobre as propostas a serem aprovadas pelo movimento estudantil neste ano e realizaram também, a convocatória para o 53º Congresso da UNE, que tem à sua frente o movimento Bloco na Rua.
Nos dois primeiros dias do CONEG, as mesas de debates foram variadas em seus temas, que discutiam temas como a Reforma Universitária, Reforma Agrária, Política, a participação das mulheres na política, a democratização dos meios de comunicação, a violência contra a juventude, e claro, a principal bandeira do movimento, a ampliação dos investimentos para Educação, que compreende os 10% do PIB, os 100% dos royalties e os 50% do fundo social do pré-sal
“Essa juventude ocupou o Congresso Nacional, com mais de 800 estudantes para pedir os 10% do PIB na Educação. Agora temos que aproveitar este momento para criar mobilizações e cobrar os 100% dos royalties, pois temos noção do que isso representa no futuro da nossa educação, por isso, mais do que nunca, vamos colocar nosso Bloco na Rua!.”, ressaltou Renan Alencar, diretor da UNE.
Já no domingo (10), terceiro e último dia do Coneg, as atenções se voltaram para a unificação dos movimentos sociais em realizar mobilizações para alcançar os 100% dos royalties para a educação. Movimentos como a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), a CUT (Central Única dos Trabalhadores), o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e Marcha Mundial de Mulheres, afirmaram aos estudantes que estarão em parceria com a UNE, para ocupar as ruas novamente e pressionar o governo.
Em suas palavras iniciais, todos representantes usaram suas falas para relembrar a morte, a vida e o legado do presidente venezuelano Hugo Chávez, falecido no último dia 05.
“A notícia da morte de Chávez coincidiu com o dia em que realizamos a Marcha das Sindicais, em Brasília. Mas a morte dele não nos amoleceu, pelo contrário, deu-nos grandes impulsos para realizar a maior marcha dos sindicalistas e estudantes. Nossa homenagem a ele é dar continuidade ao processo de construção do socialismo na Venezuela e nos solidarizar com o povo venezuelano, para ajudá-los a eleger Nicolás Maduro a presidente.”, afirmou Wagner Gomes, presidente da CTB.
Gomes prosseguiu falando da importância da UNE no processo político do Brasil e destacou que a CTB unirá suas forças para ajudar os estudantes a concretizarem os investimentos na educação.
“A UNE continua na luta de um país democrático, com autonomia e soberania, e nosso lema é avançar nas conquistas do trabalho, defendemos mudanças estruturais no setor e só aprofundaremos essas mudanças, fazendo como vocês entoaram aqui: Botando o Bloco na Rua. Por isso, reitero, que assim como abraçamos a defesa dos 10% do PIB na educação, também vamos nos juntar a vocês e nos mobilizar pelos 100% dos royalties.”, declarou.
Democratização da mídia
Já o presidente da CUT, Wagner Freitas, além de concordar com as palavras de Gomes, chamou a atenção também para a necessidade de fazer mobilizações para a aprovação da regulamentação dos meios de comunicação.
“Vamos fazer uma campanha de regulamentação da mídia, queremos ouvir vozes e diferentes; opiniões diferentes destas das seis famílias que dominam o país. Realizamos uma marcha com mais de 50 mil pessoas, e a mídia ignorou esse fato. Só informou que a Marcha atrapalhou o trânsito em Brasília. Não citou que estávamos ali para pressionar o governo para avançar nas políticas de trabalho e também que defendíamos os 10% do PIB na educação, pois sabemos que sem Educação, não há Revolução.”, alertou Freitas.
Seguindo as palavras de Freitas, Manuela Braga, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), chamou a atenção para o recente caso de parcialidade da mídia, na visita da blogueira cubana Yoani Sanchez ao país.
“Não podemos mais permitir que eventos como esses ocorram. Uma blogueira, financiada pelos Estados Unidos e por grandes veículos de comunicação, vem aqui difamar Cuba, é tida como uma heroína. Enquanto nós, que fomos protestar contra as mentiras que ela estava propagando fomos vistos, por esta mesma mídia, como marginais, por apenas querer mostrar o outro lado da história, que a mídia omitiu. Precisamos de uma mídia que conte estes dois lados ao povo. Vamos criar um baixo-assinado para pedir a democratização dos meios de comunicação, para assim, criarmos um Brasil mais justo, igualitário, e onde todos têm voz.”.
Homenagem a Chávez
O líder revolucionário Hugo Chávez, como já citado, foi lembrado por todos os movimentos sociais. Além disso, a Plenária também fez um minuto de silêncio em respeito a Chávez. ]
Outro ponto a ser destacado, foi um vídeo apresentado em honra ao líder, que emocionou muitos presentes, entre eles, o cônsul da Venezuela, Robert Torrealba,  que também compôs a mesa da Plenária. “A maior homenagem que vocês podem fazer, é essa, lembrar sempre da luta de Chávez, reiterar seus ideais. Nós continuaremos lutando junto aos povos da América Latina”, disse emocionado.
Já o presidente da UNE, Daniel Iliescu, declarou a Torrealba que a entidade continuará a dar apoio a Venezuela, na sua continuidade da Revolução Bolivariana. “A Venezuela não retrocederá, continuará avançando. Os estudantes brasileiros reafirmam aqui o seu total apoio ao país”, destacou.
Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário