segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Projeto Luau na Praça


Na realidade não era um projeto de luau, eu comentei com alguns amigos que tinha vontade de pegar meu violão, uma caixa acústica amplificada e tocar numa praça, sem avisar a ninguém, porque queria me divertir ao meu modo e se as pessoas que fossem passando quisessem ouvir a minha música seriam bem vindas. Alguns dos amigos de profissão não me apoiaram, dizendo que era muito pouco para me arriscar e me expor diante do público sem estrutura nenhuma, pois poderia ser ruim para a minha reputação musical, mas insisti na idéia e no dia 02 de fevereiro de 2007, fui até a Praça Santo Antonio, no centro da minha cidade, Lajedo - PE, fiz a minha primeira tentativa e fui bem recepcionado.
Em frente a um banco da praça, sem palco e sem luz, sem cenário nem som estridente, com a minha voz, meu violão e a vontade de dar aos poucos presentes a oportunidade de ouvir músicas jamais ouvidas, num evento jamais implantado em nosso meio. Ali as pessoas estavam à vontade, sentados ao chão ou nos bancos e canteiros da praça, curtindo, dançando, absorvendo e se deliciando num verdadeiro momento cultural.
Alguns empresários acharam a idéia legal e começaram a apoiar, pois não abri um espaço apenas para me exibir, mas para dar oportunidade àqueles artistas que pensam em um dia sair do anonimato e nunca encontraram frestas para se encaixar. Desde o cantor, o instrumentista, o poeta, o artista plástico, etc., todos têm espaço reservado nesse evento único do interior de Pernambuco, sem envolvimentos políticos, que possam vir a tirar proveitos para se promoverem através do meu projeto.
Acredito que a idéia está se espalhando com bons comentários além de apoio das mídias de jornais locais, sites de informações culturais, rádios e o boca a boca, atraindo pessoas de outras cidades como: Garanhuns, Caruaru, Calçado, Jurema, São Bento do Una, Cachoeirinha entre outras, para se envolverem e se apresentarem no “Luau na Praça”, proporcionando lazer de qualidade a todos os presentes.
Pretendia fazer sempre na 1ª sexta-feira do mês, mas foi implantada uma lei para funcionamento dos bares até as 23:00h por isso está sendo realizado aos sábados, pois poderemos nos estender até as 02:00h da manhã. Sempre levo ofício ao batalhão da Polícia Militar e a Polícia Civil, para que realizemos o projeto cultural com segurança.
Já se apresentaram no “Luau na Praça”: Toinho Chagas (idealizador do projeto), Lucioly Maranhão (Garanhuns), Banda Killer, Vanessa, Juciara, Nairo, Natália, Sara, Deyse Vilela, Edson Edelen, Airton Potó, Sandro Rogério (percussão), Rakel, (percussão), Thiago Santana, Dr. Francisco Félix, Adeilzo Santos (poeta popular), Carlos Soares (poeta), Ever Romano (Artista Plástico), Fabinho (Balanço Nordestino) entre outros e as pessoas continuam me pedindo espaço...
É fácil projetar e fazer as pessoas acreditarem. É preciso ter seriedade no que faz, ter postura profissional e acima de tudo vontade de divulgar a cultura do seu povo sem esperar que os grandes nomes da política façam isso, pois poderes públicos precisam ver que a arte caminha lado a lado com o progresso de uma cidade e se há uma organização entre as artes, mas fácil fica de reivindicar o apoio às amostras grátis que no futuro poderão ser grandes eventos de divulgação nacional na nossa cultura lajedense.

“Luau na Praça”
Projeto e realização: Toinho Chagas
Apoio: Severino Chagas, Gilberto Jordão, Airton Potó, Jornal Tribuna, Lajedo FM, Jornal Lajedo Hoje, Sites: www.portallajedo.comwww.toinhochagas.com.brwww.balladavip.com, Sandro Rogério e comércio local.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário