quinta-feira, 21 de julho de 2011

UNE realiza Conferências Livres no maior congresso de sua históriaPDFImprimirE-mail
Qua, 20/07/11 10h27
Reuniões debateram participação política dos jovens, direitos humanos e melhorias na Educação. 
 
A União Nacional dos Estudantes (UNE), em parceria com a Comissão Organizadora da 2ª Conferencia Nacional de Juventude, realizou um total de cinco Conferências Livres durante o 52º Congresso Nacional da entidade, que aconteceu entre os dias 13 e 17 de julho, em Goiânia (GO), com a participação de mais de 10 mil universitários de todo o país. As Conferências Livres aconteceram ao longo da sexta-feira, 15 de julho, reunindo centenas de estudantes em torno de debates importantes, que vão enriquecer a etapa nacional, agendada para o período de 9 a 12 de dezembro, na capital federal.

As Conferências Livres abordaram os seguintes temas: Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos;  Juventude, Saúde, Esporte, Lazer e Tempo Livre; Juventude, Educação e Trabalho; Juventude Negra, conquistando direitos e desenvolvendo o Brasil ; Juventude e a Luta contra a Homofobia. Os encontros contaram com a presença de conselheiros do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e representantes de diversos movimentos e entidades ligadas à agenda juvenil.

O presidente do Conjuve, Gabriel Medina, elogiou a iniciativa da UNE em realizar as etapas livres em um Congresso tão representativo, onde estiveram presentes estudantes de 97% das instituições de ensino superior do país. Segundo ele, articular a rede de militantes e o movimento estudantil dos mais variados pontos do Brasil é um grande estímulo  para o debate de temas fundamentais como o desenvolvimento, a negritude e a luta contra a homofobia, que vão enriquecer o texto base e fortalecer ainda mais a 2ª Conferência.
 
O carioca Daniel Iliescu, eleito presidente da UNE no Congresso afirmou que a realização das Conferências Livres no Congresso da entidade são o início de um grande movimento que pretende envolver as as faculdades e universidades presentes ao evento em prol do fortalecimento da Política Nacional de Juventude, que inclui a conquista de direitos para essa parcela fundamental da população. Uma ação que vai diretamente ao encontro do compromisso da UNE com o desenvolvimento do país, segundo Daniel Ilescu.

Por Conjuve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário