quarta-feira, 6 de julho de 2011

MTE, SNJ e OIT apresentam Agenda Nacional de Trabalho Decente para JuventudePDFImprimirE-mail
Ter, 05/07/11 17h00
Documento coloca em pauta políticas públicas para fortalecer mercado de trabalho.
O Subcomitê de Trabalho Decente e Juventude se reúne nesta terça-feira (5 de julho), das 10h às 13h,  para apresentar a Agenda Nacional de Trabalho Decente para Juventude e discutir as atividades que o grupo realizará nas conferências estaduais sobre o tema. A reunião acontecerá no prédio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), situado na Esplanada dos Ministérios, Bloco F, 4º andar, sala 433. O Subcomitê é coordenado pelo MTE e pela Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, e conta com o apoio técnico da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Criado por decreto presidencial, em junho de 2009, o Subcomitê é composto por integrantes do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e por representantes de outros órgãos, indicados pelo comitê executivo do colegiado.

O mesmo decreto estabeleceu que o Subcomitê promova o diálogo direto com as organizações da sociedade civil, de empregadores e trabalhadores, por meio de um GT Consultivo da Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude (ANTDJ), composta pelas confederações empresariais e pelas centrais sindicais. Após uma série de reuniões, o Subcomitê e o GT Consultivo construíram, de forma tripartite, o documento intitulado Agenda de Trabalho Decente para Juventude, finalizado em outubro de 2010. A expectativa é que esse documento contribua para promover o trabalho decente para os jovens no Brasil, além de fortalecer esse item na elaboração das políticas públicas.

Por Conjuve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário