quinta-feira, 7 de julho de 2011

Rumo ao 52º Congresso da UNE, relembre os momentos mais marcantes da última gestão da UNE


Jornadas Nacionais de Lutas, 7ª Bienal da UNE, aprovação da PEC da Juventude, Lula no  lançamento da pedra fundamental da nova sede da entidade . Reviva agora os momentos mais marcantes do movimento estudantil dos últimos dois anos

De malas prontas para o 52º CONUNE, os estudantes de todo o Brasil se preparam para o maior fórum de deliberações do movimento estudantil do país, que acontece entre os dias 13 e 17 de julho, em Goiânia. Além de definir a nova diretoria que estará à frente da UNE nos próximos dois anos, o congresso também promoverá discussões sobre temas importantes para os estudantes como educação e política. Nos preparativos para esse grande evento, o site oficial da UNE preparou um balanço. Confira a seguir imagens, vídeos, entrevistas, depoimentos e reportagens com os momentos mais marcantes da última gestão da entidade, suas lutas e bandeiras defendidas.
51º Congresso da UNENo âmbito da política nacional, Brasília, a UNE realizou entre 15 e 19 de julho de 2009 o 51º Congresso Nacional da entidade que reuniu cerca de 10 mil estudantes, entre eles 5 mil delegados com direito a voto, eleitos em 92% das instituições de ensino superior do Brasil. 

Eleito com 71,8% dos votos pela chapa "Avançar nas mudanças", Augusto Chagas recebeu de Lúcia Stumpf a missão de presidir a maior e mais representativa entidade social do país. Militante estudantil desde os 19 anos, quando cursava Sistemas de Informação na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), de Rio Claro, Augusto foi convidado por uma amiga estudante de pedagogia a integrar a chapa que concorria ao Diretório Acadêmico da universidade. A chapa que tinha Chagas como presidente foi vitoriosa naquele ano (2001). No ano seguinte, presidiu o DA da UNESP/Fatec. Anos depois, foi eleito presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo por duas vezes (2005-2007, 2007-2009). Em 11 de agosto de 2009 tomou posse, dia do estudante e aniversário de 72 anos da entidade.

A nova diretoria ganhou diversos desafios firmados durante o Congresso, entre eles a luta pela ampliação dos direitos do povo e dos programas sociais, o fortalecimento do Estado nacional e a batalha pela diversificação cada vez maior das atividades do movimento estudantil, porém a mais importante era a democratização do ensino. A luta pela garantia da destinação de 10% PIB e 50 % da arrecadação com royalties do petróleo da camada Pré-sal para a educação se tornou a principal bandeira de luta da entidade.
Caso UnibanUm assunto que ganhou força na imprensa brasileira e marcou a mobilização do movimento estudantil foi o ato da entidade contra a expulsão da estudante de turismo Geisy Arruda da Universidade Bandeirantes (Uniban) em São Paulo. Em 22 de outubro de 2009, usando um vestido curto a jovem foi ameaçada por outros alunos e precisou de escolta policial para deixar a universidade.

Com a palavra de ordem, “A nossa luta é por respeito, mulher não é só bunda e peito”, a manifestação começou pedindo a reintegração de Geisy à faculdade e terminou comemorando o recuo da reitoria na expulsão da estudante. Discursando no ato, o presidente da UNE Augusto Chagas, condenou a ação da Uniban, denunciando também a falta de democracia e de espaço para a participação dos estudantes na universidade que proíbe a construção de centros acadêmicos e impede a entrada de lideranças de entidades estudantis na instituição.
UNE no HaitiApós o terremoto de 12 de janeiro de 2010, que deixou milhares de mortos e desabrigados em situação calamitosa em Porto Príncipe, no Haiti, o diretor de Relações Internacionais da UNE, Daniel Iliescu se integrou a comitiva brasileira de ajuda ao país caribenho.

Enormes filas de haitianos à espera de comida e água, grandes aglomerações pessoas em torno das embaixadas e nas ruas, e pessoas caminhando longas distâncias com cestas ou baldes d’água na cabeça, foram algumas das cenas relatadas pelo diretor da entidade.

A União Nacional dos Estudantes mobilizou o envio de alunos universitários concluintes de diversos cursos, entre eles medicina, enfermagem, engenharia, arquitetura, agronomia e outros para passarem um período de três ou seis meses colaborando na reconstrução do país, além de intercambiar conhecimento com os estudantes haitianos que viveram com o drama. Várias escolas e universidades do país foram destruídas com a tragédia.

58º CONEGEntre os dias 22 e 25 de abril de 2010, um dos principais fóruns de discussão do movimento estudantil brasileiro, oConselho Nacional de Entidades Gerais da União Nacional dos Estudantes (CONEG) reuniu em sua 58ª edição mais de 500 lideranças estudantis de todo o Brasil na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para discutir e elaborar uma plataforma política a ser apresentada ao conjunto da sociedade.

A plenária final realizada na sede da entidade, Praia do Flamengo, 132 aprovou o Projeto Brasil. Documento que atualizou a opinião da entidade sobre temas como educação, desenvolvimento econômico e social, cultura, esportes, saúde, comunicação, meio-ambiente, democracia, entre outros. Ele subsidiou o debate de ideias da entidade sobre as eleições presidenciais.


1º Seminário de Direitos Humanos da UNEComo uma das principais entidades do movimento social brasileiro, a UNE realizou entre os dias 6 e 7 de maio de 2010, o 1° Seminário de Direitos Humanos da entidade no auditório da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Cerca de 200 estudantes estiveram presentes nos debates que sob a ótica do movimento estudantil abordou a construção de um novo papel para a juventude na consolidação dos direitos humanos.

Entre os assuntos tratados estavam o PNDH-3 (3º Plano Nacional de Direitos Humanos) e sua importância no país; violência, segurança pública e direitos humanos; movimento estudantil e seu histórico de luta no Brasil, e a Comissão Nacional da Verdade.
Assembléia Nacional da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS)Em 31 de maio de 2010, a participando Assembléia Nacional da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), a UNE junto com outras 12 entidades que compõe a base, participou da construção de um documento histórico com a unidade da plataforma política dos ideais do conjunto da sociedade.

Além de chegar às mãos dos presidenciáveis, o Projeto Nacional e Popular dos Movimentos Sociais foi apresentado na base dos sindicatos, na militância, e circulou por todos os movimentos populares.


Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat)
Na participação histórica no maior encontro social do país no dia 1º de junho de 2010, a UNE pôde expor suas reivindicações e expectativas na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat). Coordenado pelas centrais sindicais CGTB, CTB, CUT, Força Sindical, NCST, a atividade discutiu e deliberou um projeto nacional de desenvolvimento para o país.

O documento do encontro com propostas debatidas pelas maiores forças sociais do país para o próximo governo foram entregues a todos os candidatos à presidência.
Entrega da Plataforma UNE pelo Brasil (Eleições 2010)Estudantes de todo o país se reuniram no final de abril de 2010 durante o 58º CONEG da UNE para uma série de debates. Entre eles uma pauta especial: eleições. O objetivo do encontro foi elaborar e definir a plataforma política da entidade para os próximos períodos.

Construída com muita unidade, a proposta final, aprovada pelos mais de 500 delegados presentes, reafirmou a independência da União Nacional dos Estudantes diante do processo eleitoral, não declarando apoio a nenhum candidato.

O documento elaborado em formato de cartilha traçou linhas estratégicas para o desenvolvimento do país na visão dos estudantes e foi entregue os principais candidatos à presidência da república e governadores dos estados.
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)Após intensas mobilizações do movimento estudantil, uma grande conquista foi anunciada em Brasília no dia 20 de outubro de 2010 pelo então presidente Lula . O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) não tem mais a exigência de fiador para alunos de baixa renda ou de cursos de licenciatura. A figura do fiador foi substituída pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) – mantido pelo Tesouro Nacional e pelas instituições de ensino que quiserem aderir ao projeto.

O presidente da UNE, Augusto Chagas, presente no anúncio em Brasília, comemorou a conquista que permitiu a entrada de milhares de jovens na universidade.

Ato formandos de medicina (ProUni)Um marco da luta contra a exclusão foi a conferência realizada no dia 30 de maio de 2010, em Brasília, aos primeiros formandos de medicina beneficiados pelo ProUni. O programa que surgiu em 2004, com a proposta revolucionária de ampliar o acesso ao ensino superior, dando mais oportunidades aos estudantes de baixa renda é uma das conquistas da UNE.
Presente na cerimônia de abertura, o presidente da UNE, Augusto Chagas, apontou a importância do programa e a vitória da entidade em ajudar a formar jovens que serão os primeiros de toda a sua família a terem acesso ao ensino superior.
Jornada Nacional de Lutas 2010/2011A Jornada Nacional de Lutas, organizada pela UNE, UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e ANPG (Associação Nacional dos Pós Graduandos) ocorre anualmente em homenagem ao estudante secundarista Edson Luis. Paraense radicado no Rio de Janeiro, Edson foi morto pela ditadura militar com um tiro no peito dia 28 de março de 1968 quando protestava no restaurante universitário Calabouço contra o aumento no preço da refeição. Todos os anos os estudantes promovem série de intervenções em diversas regiões do país para apresentar suas reivindicações e dialogar com os setores da sociedade.
Durante esta gestão, as bandeiras regionais de cada localidade, como a luta pela melhoria do transporte público e mais investimentos na educação municipal e estadual foram levantadas. Porém a preocupação com o financiamento da educação pública no Brasil e luta pela democratização do acesso ao ensino em todos os níveis foi a defesa incondicional do movimento estudantil que foi às ruas pedir por 10% do PIB e 50% do fundo social do Pré-sal para a educação.
PEC da JuventudeA noite do dia 7 de julho de 2010 marcou uma nova página na história brasileira e uma das maiores vitórias destagestão com a aprovação do Projeto de Emenda Constitucional 42/2008, mais conhecida como a PEC da Juventude. Para entender o valor deste ato é importante lembrar que a Constituição Brasileira de 1988 foi o mais amplo conjunto de direitos que o Brasil já conheceu. Mas nessa Carta uma importante parcela da população não estava contemplada: os jovens. A PEC garantiu justamente isso, os interesses da juventude ao modificar o artigo 227, incluindo a menção ao “jovem”.
O Senado Federal aprovou a PEC por unanimidade, com 52 votos favoráveis.  Com a inclusão do “jovem” na Constituição os senadores garantiram reais direitos à juventude. Direitos que já eram assegurados à criança, adolescente e ao idoso.  A União Nacional dos Estudantes defendeu a proposta desde o início, e fez parte inclusive da comissão que a debateu no parlamento com a participação decisiva da diretora de Relações Institucionais da UNE, Marcela Rodrigues, que coordenou o grupo.

Ato de lançamento da pedra fundamental da nova sede da UNE

No dia 20 de dezembro de 2010, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o terreno da antiga sede da UNE e da UBES, na Praia do Flamengo, 132, no Rio de Janeiro. Acompanhado pelo governador do estado Sérgio Cabral e doprefeito Eduardo Paes, o então presidente participou do ato de lançamento da pedra fundamental que deu início à construção do novo prédio das entidades estudantis.

O espaço abrigou o prédio da UNE e UBES até 1964, quando foi invadido e incendiado pela ditadura, sendo posteriormente derrubado. Em 2007, os estudantes recuperaram o terreno.

O Congresso Nacional aprovou por unanimidade uma lei indenizando as entidades estudantis pela perseguição sofrida. Os R$ 44 milhões da indenização servirão para financiar a construção do projeto doado da nova sede, pelos traços de um dos maiores arquitetos do mundo, Oscar Niemeyer que aos 103 anos participou do ato.
Festival Juventude na ÁfricaO 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, cujo tema foi “Por um mundo de paz, solidariedade etransformações sociais, derrotemos o imperialismo”, reuniu cerca de 15 mil delegados de mais de 140 países entre os dias 13 e 21 de dezembro de 2010. Representantes da UNE, entre eles o diretor de Relações Internacionais da entidade, Daniel Iliescu estiveram presentes na cidade de Pretória na África do Sul para discutir e debater a realidade dos estudantes de outras nacionalidades.

Organizado pela Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD), a maior reunião de lideranças juvenis de todo mundo homenageou dois líderes com histórico de grande relevância revolucionária: Fidel Castro e Nelson Mandela.
13º CONEBDurante os dias 14 a 17 de janeiro de 2001, cerca de três mil jovens das regiões mais longínquas do país se reuniram no Rio de Janeiro para o 13º CONEB da UNE, um dos fóruns mais importantes do movimento estudantil, atividade integrada à 7ª Bienal da UNE. Na ocasião, CAs e DAs de todo o Brasil debateram o Plano Nacional de Educação. Durante a plenária final do evento, que aconteceu no Ginásio do Maracananzinho, foram aprovadas as agendas e bandeiras da Jornada Nacional de Lutas 2011.
7ª Bienal da UNEDando início à série de grandes eventos que o Rio de Janeiro sediará nesta década – incluindo a Copa 2014 e as Olimpíadas de 2016 - a 7ª Bienal da UNE reuniu cerca de 10 mil pessoas entre os dias 18 a 23 de janeiro de 2011 na cidade carioca. Em seis dias de programação o evento levou aos estudantes atividades culturais, científicas e esportivas espalhadas por diversos espaços da capital carioca.
A principal parte da Bienal ficou concentrada no Aterro do Flamengo, imenso complexo de lazer com projeto paisagístico de Burle Marx, e na Lapa, reduto histórico da boêmia cultural e festiva, marca característica do Rio.
Com o tema “Brasil no estandarte, o samba é meu combate”, a 7ª edição do maior encontro cultural estudantil do país privilegiou o samba como elemento icônico da brasilidade, buscando, para além da sua história musical, entender como se apresenta nas dimensões sociais, críticas e estéticas da nação. Grandes nomes das artes brasileiras como Martinho da Vila, Marcelo, D2, Elza Soares, Leci Brandão e Beth Carvalho, a madrinha do evento, participaram da Bienal.
59º CONEGCom o tema "Educação tem que ser 10 - Por um Plano Nacional de Educação (PNE) a Serviço do Brasil", jovens de todo o Brasil se reuniram entre os dias 9 e 10 de abril de 2011 em São Paulo para participarem do 59º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) . O encontro serviu para discutir e elaborar uma plataforma política a ser apresentada ao conjunto da sociedade em defesa dos 10% do PIB e 50% do fundo social do Pré-sal para a educação.
Entidades representativas de Instituições de Ensino Superior (IES) de todos os Estados e do Distrito Federal (DCEs, UEEs e entidades municipais) e também, das Executivas e Federações Nacionais de Curso, devidamente credenciadas participaram do encontro que contou com a ilustre presença do ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim.
Como parte da programação, foi realizado o I Seminário de Assistência Estudantil que analisou as questões relacionadas às políticas assistenciais, como bolsa permanência, restaurante universitário, estágios, residência, transporte, entre outros. Ao final do Conselho foi convocado 52º Congresso da UNE, quando representantes de universidades de todo o Brasil se encontram para eleger a nova diretoria e presidência da entidade.

Diretoria de MulheresPromovendo etapas estaduais de discussões, a diretoria de mulheres da UNE  trabalhou durante toda  a gestão  pautando as dificuldades locais afim de erradicar as praticas machistas dentro das universidades e reafirmando a defesa da legalização do aborto, como uma importante luta das mulheres.
Com espaço também nos principais fóruns de discussão  da entidade como o CONEB e o CONEG a pasta se mobilizou e organizou o  4º Encontro de Mulheres Estudantes da UNE  (EME) que reuniu entre os dias 21 e 24 de abril de 2011 mais de 700 estudantes de todo o Brasil na Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus Ondina em Salvador.  Com a temática “Ô abre alas que as mulheres vão passar”, o 4º EME tratou das históricas bandeiras de luta do movimento estudantil tendo como enfoque as mulheres estudantes.
 Durante os quatro dias de encontro, temas como assistência na universidade, aborto e a inserção das mulheres na política foram debatidos. O público feminino presente no evento reafirmou a atualidade da luta das mulheres e o compromisso pela superação do patriarcado, do machismo, do racismo, homofobia e lutando pela garantia de autonomia e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Diretoria de Combate ao RacismoCom o avanço da democratização do ensino com as práticas de cotas para estudantes negros e negras nas universidades a diretoria de Combate ao Racismo da UNE,  alcançou um novo desafio. A luta pelo fim do racismo promovendo a igualdade dentro das salas de aulas deu lugar também a discussão não apenas ao acesso mas a permanência destes estudantes no ensino superior brasileiro.
Fóruns de deliberação estudantis da UNE, como o CONEB e o CONEG deram espaço para os estudantes pautarem as perspectivas da educação para a população negra, o que resultou na mobilização do III Encontro de Negros, Negras e Cotistas da UNE (ENUNE).
Cerca de 700 estudantes de todo o Brasil se reuniram entre os dias 20 e 22 de maio de 2011, na Escola de Arquitetura no Campus Federação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador para discutir a questão social dentro das instituições de ensino. O encontro conseguiu agregar estudantes que nunca tiveram a oportunidade de discutir uma trajetória sustentável de formação. Entre as propostas aprovadas no encontro está a importância de investir em espaços institucionais para a consolidação dos programas, como a criação de observatórios das ações afirmativas.

Diretoria LGBTAtuando diretamente na ação contra o preconceito nas universidades, a diretoria LGBT da entidade realizou durante toda sua gestão debates e eventos dentro das salas de aula através da campanha “Combate à homofobia: essa luta nos UNE”.
Como de tradição todos os anos, as entidades estudantis marcam presença na Parada do Orgulho LGBT, engrossando o coro na luta contra a homofobia no Brasil. Nesta gestão não foi diferente.  Dirigindo a pasta dentro da instituição, Denílson Júnior e a segunda diretora LGBT da UNE, Ridina Mota, estiveram presente nas duas edições do evento, contribuindo para a luta contra a homofobia e levando a causa da entidade para mais de três milhões de pessoas.

Outro ato importante foi a participação ativa da UNE na construção da 1ª e 2ª Marcha Nacional Contra a Homofobia e do VII e VIII Seminário “Direitos Humanos de LGBT: Cenários e Perspectivas”. Organizados pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), a UNE esteve presente mobilizando o movimento estudantil com a participação do presidente da entidade Augusto Chagas em busca de uma sociedade igualitária.
Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário