segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Paraná: estudantes debatem soluções para corte de verbas nas universidades

estudantes parana
O ano de 2012 começou com importantes debates na pauta dos estudantes paranaenses da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Organizados no movimento UEM nos UNE, os estudantes retomaram sua luta por melhores condições nas universidades e criaram uma agenda com debates e assembleias para discutir a importância de políticas de assistência estudantil nas universidades, especificamente na UEM.
Anunciado pelo governador do estado, Beto Richa, no final de 2010, o corte de 38% (o que corresponde a uma quantia de cerca de 20 milhões) na verba das sete universidades estaduais do Paraná afetou, principalmente, os estudantes que recebiam bolsas-auxílio para frequentarem a universidade. Atualmente, são cerca de 400 estduantes prejudicados.
Desde o anúncio (final de 2010) até o início desse ano, foram realizados inúmeros protestos e mobilizações estudantis contra o corte, os estudantes chegaram, em setembro de 2011. a ocupar a Reitoria da UEM no movimento: “Fora Beto Richa”. além disso, o próprio reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Santiago Prates Filho, elaborou uma emenda para que não houvesse o corte, a qual não achegou a ser votada. Passado mais de um ano,
Retomando o debate esse ano, o Centro Acadêmico de Filosofia da UEM, lançou uma nota na qual esclarece a necessidade da manutenção de uma política de assistência estudantil eficaz e que se enquadre no cenário atual. Leia a nota aqui.
Para o Presidente da União Paranaense dos Estudantes, Rafael Bogoni, a articulação dos Centros Acadêmicos e de todos os estudantes da instituição, é fundamental para fortalecer o movimento estudantil na universidade, e mostrar a cara da juventude paranaense pautando as reivindicações por melhorias na educação.
“Sabendo das grandes discussões iniciadas em todas as universidades do estado, a UPE inicia 2012, com uma grande rodada de mobilização por todos os DCE’s do Estado, para que se trave tal debate entre os estudantes e para discutirmos os rumos das políticas de assistência estudantil no Paraná”, afirmou Rafael Bogoni, presidente da UPE
O governo e a universidade ainda não se pronunciaram oficialmente, sobre o assunto, mas segundo o grupo de estudantes ligados ao DCE, após reunião entre a reitoria da universidade e o vice-governador do estado, Flávio Arns, foi convocada uma reunião com o governador, Beto Richa, e o secretário, Alípio Leal, na qual ele (Flavio Arns) ficou incumbido de buscar junto as secretarias do estado (Planejamento, Fazenda e Ciência e Tecnologia) alguma solução para este corte orçamentário.
Fonte: Comunicação UPE / Edição Camila Hungria

Nenhum comentário:

Postar um comentário