quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Juventude e Educação marcam o segundo dia de Seminário

mesa andre renato angela 640x470
Juventude e Educação marcam o segundo dia de Seminário
No segundo dia de debates do seminário nacional de preparação ao 16º Congresso da UJS as mesas debates abordaram o tema da juventude e da educação.
Quem é e o que quer a juventude do século XXI
renato 800x600
Estiveram presentes no debate sobre os anseios da juventude brasileiraa Secretária Nacional Adjunta de Juventude Ângela Guimarães e o publicitário, diretor do instituto de pesquisas Data Popular, Renato Meirelles, que foi tesoureiro geral da UBES na década de 90. Renato Meireles apresentou a pesquisa sobre a nova classe “C”, segundo ele, em sua grande maioria composta por jovens. Para Meirelles é fundamental entender o que quer esse novo segmento da sociedade, “48% dos jovens de 18 a 24 anos tem filhos, por tanto, o movimento social precisa estar preparado para propor soluções aos problemas destes jovens”, disse Renato Meirelles. O pesquisador ainda apresentou dados sobre a inserção trabalhista e educacional destes milhões de jovens da classe “C”, “estes jovens representam 64% dos estudantes universitários no Brasil e, exigem o melhor posicionamento do mercado de trabalho, querem plano de carreira e, como tem ganhado salários, as vezes maior do que os próprios pais, também tomam decisões por suas famílias”, asseverou Meirelles.
Ângela Guimarães apresentou os dados da mobilização da 2º Conferência Nacional de Juventude, segundo Ângela, a conferência mobilizou mais de quinhentos mil jovens em todo o país, com ressalva para a Conferência da capital do Rio de Janeiro que contou com a participação de dois mil jovens. Para Ângela Guimarães é fundamental entender que a ocupação empregatícia da juventude não pode se limitar a prestações de serviços, pois, os jovens tem se preparado e reivindicam cada vez mais sua participação nos postos de comando da sociedade.
Educação e Desenvolvimento
A segunda mesa de debates tratou da construção de um projeto de educação acoplado ao projeto nacional
de desenvolvimento que o Brasil, junto com osP1020289 800x600 movimentos sociais, precisa construir. O debate teve a participação de Fabiana Conta, ex-diretora da UNE e escritora, além do professor da UFRJ e ex-prefeito da mesma universidade Hélio de Matos.
Ambos constataram a necessidade de se ampliar os investimentos na educação, condição preponderante para que se eleve a qualidade da educação no país, doensino básico ao ensino superior. Fabiana Costa tratou principalmente do programa Universidade Para Todos, o PROUNI, tema de sua tese de doutorado que gerou o livro "ProUni: o ohar dos estudates beneficiários". O Professor “Helinho” tratou do acesso e permanência no ensino público, para “Helinho” o ENEM ajuda, mas, por si só não resolve o problema do acesso ao ensino superior público, “a vinte anos não tínhamos um aluno negro no curso de medicina na UFRJ, no último vestibular da UFRJ ingressaram neste curso vinte alunos negros e pobres, o que representa 10% dos novos egressos, entretanto, ainda são apenas 10%”, disse o professor.
Seminário receberá personalidades políticas
Amanhã, dia 02 de Fevereiro, serão debatidos os temas relativos à democratização da mídia com a mesa “Nas redes e nas ruas” que contará com a participação de André Tokarski, presidente nacional da UJS, Lúcia Stumpf secretária nacional de movimentos sociais do PCdoB, Altamiro Borges secretário da Questão da Mídia também do PCdoB, além de Sergio Amadeu diretor do comitê gestor da internet no Brasil. Haverá na parte da tarde a mesa de debates “Brasil de 2022: desafios para o projeto nacional”, com a presença de Júlio Vellozo, secretário nacional de juventude do PCdoB e, Marcio Pochmam presidente do IPEA (Instituto de Política Econômica Aplicada).
Assista pelo Twitcam Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário