sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O debate: "Nas Ruas e Nas Redes" abre o terceiro dia de seminário da UJS

democomuna
O terceiro dia de seminário preparatório para o 16º Congresso Nacional da UJS começou com a mesa: Nas Ruas e nas Redes “Lutando pelo Brasil dos nossos sonhos. A mesa que foi composta por Altamiro Borges, Secretario Nacional de Questão de Midia do PCdoB, Lúcia Stumpf, Secretaria Nacional de Movimentos Sociais do PCdoB, Sergio Amadeu, Membro Diretor do Comitê Gestor da Internet no Brasil e mediado pelo Presidente Nacional da UJS, André Tokarski teve como centro do debate o processo de democratização da comunicação e as novas formas de mobilização, seja por meio das redes sociais ou das tradicionais manifestações de rua.
Nas Redes e Nas Ruas
Altamiro Borges traçou um panorama dos processos de mobilizações sociais que estão sendo erguidas pelo mundo e o papel da União da Juventude Socialista nessas novas formas de mobilização. Segundo o Miro "As redes sociais potencializaram as grandes mobilizações pelo mundo".
Miro também apresentou a conjuntura do processo pela democratização da comunicação no país, apontando recuo do governo nas questões relativas a um novo marco regulatório das comunicações.
Apresentou um comparativo sobre a crise das grandes oligarquias da informação em paradoxo as relações da sociedade com as novas formas de comunicação, tal como: internet. 'O tempo de brasileiros jovens em frente a televisão esta diminuindo , isso gera uma crise nas grandes corporações".
Nas Redes
A atuação ativista na internet marcou a apresentação de Sergio Amadeu, que esclareceu a atuação do Anonymous, grupo de hackers internacional, que por diversas vezes derrubaram sites do governo americano e de grandes corporações ligadas as questões relativas a propriedade intelectual.
Sergio criticou a postura do congresso que ainda não emplacou com o marco civil da internet e apontou a UJS como fundamental na luta contra a propriedade intelectual. " A Internet é uma rede aberta e não-proprietária, sem centros de fluxo obrigatórios" argumentou contra as diversas propostas pelo mundo de censura da internet. "Essas propostas são financiadas por essas corporações que dominam o mercado da propriedade intelectual".
Nas Ruas
A ex-presidente da UNE e atual Secretária Nacional de Movimentos Sociais do PCdoB, Lúcia Stumpf, abordou o papel dos movimentos sociais diante dessas novas formas de mobilização social e apontou a importância da unificação dos movimentos nas lutas em prol do processo de democratização da comunicação.
Lúcia também ressaltou a importância da União da Juventude Socialista se capacitar para essa concepção de militância cinernética com o objetivo de agregar as manifestações expontânea de cunho progressista, politizando e potencializando essas manifestações nas redes e nas ruas.
Fonte: A Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário