quinta-feira, 16 de junho de 2011

Trabalhadores gregos voltam a dar exemplo ao organizar nova greve geralPDFImprimirE-mail

Contra pacote impopular de austeridade, manifestações tomam conta das ruas de Atenas. Premiê anuncia mudanças no governo.
Nesta quarta-feira (15), mesmo dia em que o Parlamento vota um novo e impopular pacote de medidas de austeridade, os gregos organizaram uma nova greve geral de 24 horas, a terceira deste ano. Convocada pelos sindicatos majoritários, a greve tem apoio de funcionários do transporte público e também de jornalistas. Ficam fechados bancos, ministérios, serviços voltados ao público, creches e empresas estatais em vias de privatização.

Os hospitais públicos atenderão apenas casos de emergência, os meios de transporte urbanos serão interrompidos por algumas horas e o comércio em Atenas fechará mais cedo. As exceções desta vez são as companhias aéreas e os aeroportos, que funcionarão normalmente e permitirão os voos para não afetar o turismo

Além disso, acontecem duas manifestações no centro de Atenas convocadas pela Confederação Geral de Trabalhadores (GSEE), a União de Funcionários Públicos (Adedy) e o Movimento de Trabalhadores (Pame), filiado ao Partido Comunista. Aos protestos se somaram os "indignados" gregos, que já estão há 21 dias acampados na Praça Sintagma para se manifestar contra o Parlamento, com o pedido de mudança e de que os "ladrões saiam já" do governo.

Os descontentamentos através da internet incentivaram a população a formar uma cadeia humana ao redor do Parlamento, onde está previsto que comece a tramitar o novo acordo de medidas pactuado com a UE e o FMI, à espera de receber um quinto lance de ajuda de 12 bilhões de euros, imprescindível para que o país não quebre no próximo mês. O último pacote de austeridade com o qual o governo pretende acrescentar 78 bilhões de euros ao saldo das contas do Estado e diminuir o déficit a 7,5% do PIB (Produto Interno Bruto) este ano, compreende privatizações, cortes salariais, fechamento de empresas públicas e aumentos de impostos.

Mudanças - O premiê da Grécia, George Papandreou, anunciou nesta quarta-feira (15) que vai formar um novo gabinete até esta quinta-feira e, logo em seguida, buscar um voto de confiança do partido governista Pasok no Parlamento.
Do Portal CTB, com informações do Opera Mundi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário