quarta-feira, 22 de junho de 2011

43º CONUPE escolhe nova diretoria e delegados ao CONUNEPDFImprimirE-mail
Ter, 21/06/11 14h13
Congresso no Paraná contou com mais um trunfo do Movimento Transformar o Sonho em Realidade. 
 
43º CONUPE (Congresso da União Paranaense dos Estudantes) reuniu cerca de 400 pessoas de mais de 80% das universidades e faculdades do estado no último final de semana (18 e 19 de Junho) no município de Londrina. O evento contou com uma vasta programação de debates e discussões sobre a educação brasileira, movimento estudantil, plano nacional da educação (PNE), diversidade e gênero, e diversos outros temas escolhidos pelos estudantes.

Foram dois dias em que os estudantes de todos os cantos do estado, tiveram a oportunidade de opinar, falar e votar em uma nova diretoria para a entidade. O 43ºCONUPE, foi realizado na segunda maior cidade do estado e em Londrina o resultado dos debates e discussões geraram um nova resolução para a nova diretoria da entidade. Em breve divulgaremos a sistematização de todas as discussões que foram aprovadas na Plenária Final do 43º CONUPE no domingo (19).

Cerca de 165 delegados escolheram a chapa UPE na RUA, com participação doMovimento Transformar o Sonho em Realidade e presidida por Rafael Bogoni, estudante de História da UFPR e de Administração da Faculdade Camões de Curitiba PR, para a nova gestão da UPE (2011/2013). Com apenas 21 anos, Bogoni tem uma larga experiência de engajamento na militância estudantil e hoje representa o sentimento e a necessidade de renovação do Movimento Estudantil, de transformação da Universidade e do Brasil. Houve três chapas que se inscreveram para candidatura a diretoria.

Rafael, foi diretor da Associação Cascalevense dos Estudantes Secundaristas (ACES), da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES) e comentou a importancia de construir o futuro através das lutas da entidade. "É com muita alegria que assumo a UPE. Essa nova gestão tem muita garra, muita vontade de construir o movimento estudantil no estado, de forma que a unidade de diversos estudantes irá tranformar e proporcionar a mudança de realidade em casa universidade. Somos um grupo de estudantes e estamos totalmente seguros e largamente comprometidos em construir uma UPE combativa, uma UPE representativa, uma UPE em prol da Educação, agora é rumo ás conquistas! Muitas lutas e muitas vitórias aos estudantes e à educação brasileira e paranaense, estão por vir!" disse Bogoni.

Na UPE, todas as eleições de novas diretorias são feitas por processos congressuais. Como todos os estudantes que já estão envolvidos no Movimento Estudantil já sabem, a cada 1000 (mil) estudantes em cada universidade do estado é eleito um delegado(a) ao Congresso da UPE e respectivamente ao Congresso da UNE, e que busca sempre a representatividade e fiscalização a cada eleição de delegados. Neste 43º CONUPE, foram eleitos cerca de 313 delegados em todo estado, o que significa 313 mil estudantes universitários, representados no Congresso.

Por Blog da UPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário