sábado, 6 de julho de 2013

A GUERRA DO CONTESTADO


No início do século XX, entre 1912 e 1916, a Guerra do Contestado estourou em uma região disputada pelos estados de Santa Catarina e Paraná.

Um conflito que envolveu diretamente a população dos dois estados - sertanejos que estavam sendo explorados pelos poderosos coronéis e sendo violentamente expulsos de seus territórios pelas empresas Brazil Railway Company e Lumber Development and Colonization Company - trazendo à tona a questão de limites que de 1853 à 1916 envolveu os dois estados numa briga que, em muitos momentos, excedeu o âmbito judicial.
Originada nos problemas sociais, decorrentes principalmente da falta de regularização da posse de terras e da insatisfação da população hipossuficiente, numa região em que a presença do poder público era pífia, o embate foi agravado ainda pelo fanatismo religioso, expresso pelo messianismo e pela crença, por parte dos caboclos revoltados, de que se tratava de uma guerra santa.

A região fronteiriça entre os estados do Paraná e Santa Catarina recebeu o nome de Contestado devido ao fato de que os agricultores contestaram a doação que o governo brasileiro fez aos madeireiros e à Southern Brazil Lumber & Colonization Company. Como foi uma região de muitos conflitos, ficou conhecida como Contestado, por ser uma região de disputas de limites entre os dois estados brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário