quinta-feira, 2 de junho de 2011

Estudantes voltam às ruas em Alagoas


Juventude cobra do governo estadual melhorias na Educação e apóia Servidores Públicos. 
 
Nessa quarta-feira (01/06), vários segmentos saíram em passeata pelas ruas do centro de Maceió, levando bandeiras de reivindicações direcionadas ao governo estadual. A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) estiveram presentes, defendendo melhorias na Educação e apoiando as pautas dos Servidores Públicos Estaduais.

Participaram do ato lideranças de várias faculdades particulares, além dos DCE´s da UFAL, da UNEAL e da UNCISAL. A Direção da UNE em Alagoas, avaliou o ato como positivo. “Estudantes e Trabalhadores estão unidos. Essa manifestação mostrou isso. Milhares de alagoanos foram às ruas hoje para mostrar sua insatisfação com a atual situação do estado.” Avaliou a Diretora da UNE Claudia Petuba.

“É de grande importância essa unidade entre estudantes e trabalhadores. A pauta salarial dos servidores públicos é importante e justa e nós estamos ao lado dos sindicatos nessa luta. Mas nós estudantes apresentamos um questionamento também à própria condução do estado pelo atual governo. Achamos que Alagoas precisa e pode se desenvolver mais. Para Cláudia, “Estamos numa situação crítica na Educação, na Saúde, na Segurança. Vemos o problema das drogas avançar e não há grandes perspectivas de emprego e oportunidades para a juventude. Por isso a UNE foi às ruas hoje, para reivindicar melhorias na Educação e em todas essas áreas.”

O Diretor da UBES, João Carlos ressalta a difícil situação por que passa a educação em Alagoas. “As escolas estão precárias na sua estrutura e os professores e funcionários não são valorizados. Com muito esforço alguns conseguem terminar os estudos, mas mesmo esses terminam com limitações enormes.” Com a manifestação de hoje, as lideranças esperam chamar atenção para a necessidade de mudanças em Alagoas. “As mobilizações apenas se iniciaram, ainda vão haver outras manifestações e debates, e toda a sociedade alagoana está convidada a participar.”

Sobre atos de vandalismo na manifestação, Cláudia esclareceu: “foram atos isolados. A UNE construiu uma manifestação pacífica e os estudantes estavam orientados dessa forma. Não comungamos com essas ações e acreditamos que o ato foi no todo muito bonito e exitoso.”

Além das entidades estudantis secundaristas e universitárias, participaram do ato as Centrais Sindicais CTB, CUT, CGTB e CSP, Sindicatos de todas as categorias do funcionalismo público, partidos políticos e organizações de juventude.

De Maceió, Manuela Lourenço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário