quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

A PROCISSÃO DO BOM JESUS EM SÃO BENTO BATEU TODOS OS RECORDES DE PUBLICO EM 2015




Procissão (provém de procedere, "para ir adiante", "avançar", "caminhar") é um corpo organizado de pessoas caminhando de uma maneira formal ou cerimonial. Muitas vezes acontece sob a forma de um cortejo religioso realizado em marcha solene normalmente pelas ruas de uma cidade, carregando imagens e entoando orações ou cânticos. Este ritual segundo a crença, tornaria as pessoas e os locais, abençoados. Dessa última forma é praticado em várias religiões cristãs, tais como o catolicismo, a ortodoxia, e algumas igrejas reformadas.
As procissões podem possuir um significado profundo para o fiéis e simbolizam a caminhada de oração do Povo de Deus, em comunidade, rumo à casa do Pai (Deus). Caminhar tem um sentido teológico muito caro aos cristãos: a Missão. Sair de sua casa, deixar seus familiares, para anunciar o Evangelho . Levar a Imagem do Santo pelas ruas significa espalhar as bençãos que a fé proporciona . Para os participantes, seguir uma procissão é seguir Jesus, que também andou em procissão rumo ao calvário, onde teria conquistado a salvação de toda a humanidade. Na Bíblia, no Antigo Testamento, são relatados diversas procissões: (Êxodo 25:10-15, Josué 3:5-6;14-16, Josué 4:4-5;15-18, Josué 6:4, Números 10:33-34).
Em São Bento do Una a tradição perpassa de pai para filho e a cada ano a procissão do dia 06 de janeiro bate recordes que nunca são alcançados por nossas cidades vizinhas. São pessoas que vem de todos os lugares do Brasil para a companhar a caminhada da fé, guiados pelas imagens do Bom Jesus dos passos e pelo padroeiro o senhor São Bento

Nenhum comentário:

Postar um comentário