quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

JUIZ DE SÃO BENTO EXIGE RESPEITO AOS ANIMAIS



Atendendo a uma ação do Ministério Público, o juiz de São Bento do Una, Marcus Vinicius Barbosa de Alencar Luz, determinou que a Prefeitura cuide melhor de cães e gatos que perambulam abandonados pelas ruas e zona rural do município. O magistrado cobra uma série de medidas do Poder Executivo e quer uma solução dentro de 60 dias. Caso as medidas não sejam cumpridas o Governo terá de pagar uma multa diária no valor de mil reais.

Marcus Vinicius determinou que a Prefeitura Municipal informe o número de cães e gatos abandonados, o número de castrações dos animais e os recolhimentos e atendimentos feitos nos últimos 12 meses.

O juiz quer saber ainda do Poder Público, se existe algum programa de prevenção de zoonoses urbanas e rurais, que disponha de serviço de vistoria zoossanitária (sic) e programação permanente de monitoramento de doenças.

Em sua sentença, Dr. Marcus Vinicius sugere que seja realizado um projeto para implantação de Canil e Gatil e providenciado um local para recolhimento de quaisquer animais em situação de risco e/ou abandonados pelo município. E que sejam disponibilizados médico-veterinários para atendimento a esses animais.

Por fim, o magistrado propõe que seja encaminhado ao Legislativo um projeto de lei que dite normas reguladoras e protetivas (sic) do Meio Ambiente e dos animais domésticos e silvestres, urbanos ou não.

RESPEITO AOS ANIMAIS

A sentença do juiz de São Bento do Una se constitui numa peça de valor científico e literário, demonstrando a autoridade um respeito singular pelos animais. Transcrevemos um trecho do documento do magistrado que, acredito, poderá até ser usado nos colégios, em aulas de ciências ou disciplinas correlatas. 
      
"É primitivo, irracional e burro acreditar-se que somos superiores a eles e, por isso, nossas vidas são mais valiosas e merecemos mais respeito e cuidados. Todo animal, inclusive nós (embora, muitas vezes eu duvide disto), tem importância vital no ecossistema e de todos depende o equilíbrio e a saúde deste último. Não se pode prejulgá-los tão somente porque eles não se comunicam inteligivelmente conosco, não criam e não vivem como nós. Se os observarmos bem, com a devida atenção e respeito, veremos que são seres especialíssimos, pois são puros, totalmente desprovidos de sentimentos negativos ou destrutivos e agem sempre, sem exceção, em conformidade com as normas da "Mãe Natureza". Agem sempre certo, no momento oportuno ...e para tudo o que fazem e precisam”, escreveu Dr. Marcus Vinicius e prosseguiu:

“Sem eles, a raça humana perecerá mais cedo. Precisamos deles e, para tanto, devemos respeitá-los e amá-los como a nós mesmos. Abolicionismo aos animais já! Abracemos com paixão essa causa!

 “Os movimentos em prol da defesa dos animais - que não são novidade - refletem o anseio da sociedade de que os animais devem ser tutelados de forma a estarem a salvo do sofrimento e da dor provocados por crueldade, maus-tratos e até mesmo pela omissão ou o abandono”, finalizou.
BLOG:ROBERTOALMEIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário