quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

CAPOEIRAS E CAETÉS PODEM FICAR SEM ÁGUA E COLOCAM A CULPA EM SÃO BENTO DO UNA



Em Capoeiras, a população já teme a falta de água nas torneiras nos próximos dias. É que a seca que assola o município e já dizimou plantações e reduziu o plantel de gado, agora ameaça de colapso a Barragem do Gurjão.  Manancial usado pela COMPESA para a captação da água que abastecer os moradores das cidades de Capoeiras e Caetés, a Barragem Gurjão no dia dois de fevereiro estava com 38% da sua capacidade de armazenamento, segundo um funcionário da Companhia de Abastecimento. Mas mesmo assim, dezenas de caminhões pipa retiram água diariamente, motivando a preocupação e o desejo de muitas pessoas em que as autoridades proíbam a retirada indiscriminada da água para se evitar o iminente colapso total da reservatório.

No manancial foi instalada uma bomba do tipo jangada, e a retirada da água acontece dia e noite sem qualquer controle. Segundo informações passadas ao blog, são dezenas de caminhões pipa retirando água diariamente para abastecer granjas no município de São Bento do Una, principalmente. 

O problema já foi, inclusive, tema de vários discursos na Câmara de Vereadores de Capoeiras e, várias vezes abordado nos programas da Rádio Jovem Cap FM. A população reclama da falta de interesse da prefeitura de Capoeiras, do Ministério Público e da COMPESA em resolver o problema, evitando o iminente do colapso no abastecimento de água em Capoeiras e Caetés. Temem que as autoridades demorem a tomar providencias e quando vierem a fazer isso será tarde demais.

Além dos carros pipas, há ainda na barragem quatro pequenas elevatórias que captam água para abastecer o povoado Maniçoba, uma parte da zona rural de São Bento do Una, e vários agricultores que residem próximo a barragem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário