quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bento XVI promete 'reverência e obediência' ao seu sucessor


O Papa Bento XVI prometeu nesta quinta-feira (28) "incondicional reverência e obediência" ao seu sucessor, ao falar brevemente no seu encontro de despedida com os cardeais, no Vaticano, no dia de sua histórica renúncia.
"Continuarei próximo a vocês em oração, especialmente nos próximos dias, em que elegem o novo Papa, ao qual hoje declaro incondicionais reverência e obediência", disse.
Bento XVI também apelou para que a Igreja Católica permaneça unida.
O Papa destacou a proximidade, a solidariedade e os conselhos que recebeu dos cardeais em seus oito anos de pontificado.

"Nestes anos, vivemos com fé momentos belíssimos de luz radiante no caminho da Igreja, ao lado de momentos nos quais as nuvens se condensavam no céu. Tentamos servir a Cristo e a sua Igreja com amor profundo e total, que é a alma de nosso Ministério", disse.

Bento XVI afirmou ainda que o Colégio Cardinalício deve ser "como uma orquestra, na qual a diversidade possa levar a uma harmonia de concórdia".

"Permaneçamos unidos, queridos irmãos, nas preces e especialmente na eucaristia. Assim servimos à Igreja e a toda à humanidade. Esta é nossa alegria, que ninguém nos pode tirar", disse.
 
arte veja trajtetória do papa versao 2 (Foto: 1)
Bento XVI disse ainda que a Igreja não é uma "instituição inventada por alguém, construída sobre uma mesa, mas uma realidade viva, que vive se transformando, embora sua natureza continua sendo sempre a mesma, já que sua natureza é Cristo".
'Gratidão'
Os cardeais, representados pelo decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano,  expressaram sua "gratidão" a Bento XVI por seus oito anos de pontificado. Sodano disse que Bento XVI foi um "exemplo".
Cerca de 144 cardeais participam do encontro, na Sala Clementina, no Vaticano, segundo Federido Lombardi, porta-voz do Vaticano.
Eles receberam Bento XVI com um aplauso de despedida. Depois, os cardeais se despediram separadamente de Bento XVI, beijando sua mão.
Alguns cardeais deram presentes ao Papa, segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi. Ele não detalhou quais foram os presentes.
Renúncia
A renúncia deve se tornar efetiva às 20h locais (16h de Brasília).
A partir da renúncia, quando passará a ser Papa Emérito, ele deve passar cerca de 2 meses no Castel Gandolfo, a residência de verão dos papas, permanecendo distante da movimentação em torno da reunião de cardeais que escolherá seu sucessor, o conclave, que deve ser formalmente convocado nesta sexta-feira.
Depois do encontro com cardeais, no Pátio de Saint-Damase, no coração do Vaticano, a Guarda Suíça carregará suas bandeiras em saudação ao pontífice.
Por volta das 13h (horário de Brasília),  Bento XVI irá para o heliporto para viajar a Castel Gandolfo,  que fica 25 km ao sul de Roma. Lá, ele saudará  os fiéis a partir da varanda. Esta será sua última aparição como chefe da Igreja.
Nada de especial está previsto quando o relógio badalar oito horas da noite (hora local), momento em que oficialmente termina o pontificado. Ele provavelmente estará em oração na capela neste momento.
Neste horário, o pequeno destacamento da Guarda Suíça, em frente à residência, fechará a porta e colocará assim um fim ao seu serviço, reservado exclusivamente ao Papa. Mas a polícia vai continuar a garantir a segurança de Sua Santidade, o Papa Emérito.
Após os dois meses na residência de verão, o Papa Emérito vai se estabelecer em um mosteiro no Monte do Vaticano.
Última audiência pública
Em sua última audiência pública, nesta quarta-feira (27), Bento XVI disse  que tem "grande confiança" no futuro da Igreja Católica e afirmou que seu papado teve "águas agitadas"
Milhares de fiéis se reuniram na Praça de São Pedro, no Vaticano, para assistir à última audiência pública do pontificado de Bento XVI.
Falando à multidão, Bento XVI afirmou que seu papado, iniciado em abril de 2005, teve alegrias, mas também muitas dificuldades. O pontífice disse que enfrentou "águas agitadas e vento contrário".
"O Senhor nos deu muitos dias de sol e ligeira brisa, dias nos quais a pesca foi abundante, mas também momentos nos quais as águas estiveram muito agitadas e o vento contrário, como em toda a história da Igreja e o Senhor parecia dormir", disse.
Mas ele afirmou ter fé em que Deus não vai deixar a Igreja "afundar".
Assista ao lado ao resumo em português da fala de Bento XVI
"Estou realmente emocionado e vejo uma Igreja viva", disse o Papa, sempre bastante aplaudido pela multidão.
Ele voltou a afirmar que sua renúncia, anunciada de maneira surpreendente em 11 de fevereiro, foi decidida "não para seu bem, mas para o bem da Igreja", e reiterou que sabe "da gravidade e da novidade" da decisão que tomou.
"Amar a Igreja significa também ter a valentia de tomar decisões difíceis, tendo sempre presente o bem da Igreja, e não o de si próprio", disse.
O pontífice, de 85 anos, afirmou que "não vai abandonar a Cruz" e que, pela oração, vai continuar a serviço da Igreja.
Conclave
No dia seguinte à renúncia, o cardeal Angelo Sodano enviará os convites aos cardeais eleitores -- atualmente 115 -- para as "congregações gerais" que precedem o conclave, a reunião secreta que escolhe o sucessor de Bento XVI.
Essas reuniões, durante as quais os prelados procuram definir o perfil do futuro Papa, não devem começar antes de segunda-feira.
Nas últimas semanas, os cardeais já começaram, por e-mail e por telefone, as consultas informais para decidir o nome.
Fiéis durante a última audiência papal, nesta quarta-feira (27), na Praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: Juliana Cardilli/G1)Fiéis durante a última audiência papal, nesta quarta-feira (27), na Praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: Juliana Cardilli/G1)

PREFEITO DE SALOÁ INAUGURA PRIMEIRA OBRA





O prefeito de Saloá, Ricardo Alves (PMDB), antes mesmo de completar 60 dias de governo já está fazendo inauguração. Esta semana o peemedebista entregou à comunidade um Centro de Educação Infantil novo e com toda estrutura necessária para atender 200 crianças. Segundo a Secretária de Educação do Município, professora Josevalda Cavalcanti, a proposta foi do próprio gestor e Saloá é pioneiro na iniciativa. Nas fotos acima dá para você ter uma ideia do que é a escola modelo inaugurada por Ricardo. Os pais dos meninos e meninas agradecem.
blog:robertoalmeida

SERRA E MÔNICA ACABAM CASAMENTO DE 40 ANOS


O ex-governador José Serra, que completa 71 anos no próximo dia 19 de março, está separado há pouco tempo da chilena Mônica Serra, com quem é casado há mais de 40 anos. A jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, noticiou o fato. Segundo ela o político está morando numa casa da região dos Jardins, emprestada por um amigo, enquanto a ex-primeira dama permanece no antigo endereço do casal.

Serra conheceu Mônica quando foi para o exílio, no Chile. Ela era bailarina no país. O casal teve dois filhos: a advogada Verônica e o administrador de empresas Luciano.

José Serra é filho de imigrantes italianos e nasceu na região da Mooca, em São Paulo. É formado em engenharia e participou do movimento estudantil, tendo sido presidente da UNE.

Quando retornou ao Brasil do exílio foi Secretário de Planejamento do Governo Franco Montoro, se elegeu deputado constituinte em 1986, participou da gestão de Fernando Henrique como Ministro da Saúde, foi prefeito e governador de São Paulo.

Disputou a presidência da República em 2002 e 2010, tendo perdido para Lula e Dilma Roussef, respectivamente. O ano passado Serra foi derrotado por Fernando Haddad, quanto tentou retornar a prefeitura de São Paulo.

Mônica Bergamo não informou o motivo da separação do casal. (A foto de Serra e Mônica é do Portal Brasil 247).

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

78 municípios estão em Situação de Emergência: 64 deles são de Pernambuco


Três Portarias do Ministério da Integração Nacional reconhecem a Situação de Emergência (SE) em 78 Municípios, 64 deles só em Pernambuco e 14 em outros sete Estados. As Portarias 29, 30 e 31/2013 foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 27 de fevereiro.

Os motivos vão desde enxurradas, chuvas intensas, inundações, granizos, doenças infecciosas virais e, no caso de Pernambuco, todos os Municípios estão prejudicados pela estiagem.

Os Municípios são Teolândia, BA; Guarantã do Norte MT; Divisópolis, Nepomuceno, Piranguçu, Turmalina, Coronel Murta e Goiabeira em MG; Itaguajé e Paranavaí no PR; Arroio do Padre, Cristal e Três Arroios, no RS; Anchieta, SC; Taquaritinga, Tupi Paulista, Cubatão e Santo André, em SP.

Municípios pernambucanos

Os 64 Municípios de Pernambuco são: Agrestina, Águas Belas, Alagoinha, Altinho, Angelim, Belo Jardim, Bezerros, Bom Conselho, Bom Jardim, Bonito, Brejão, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Cachoeirinha, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Caruaru, Casinhas, Correntes, Cumaru, Cupira, Frei Miguelinho, Garanhuns, Gravatá, Iati, Ibirajuba, Itaíba, Jataúba, João Alfredo, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Limoeiro, Orobó, Palmeirina, Panelas, Paranatama, Passira, Pedra, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Salgadinho, Saloá, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São João, São Joaquim do Monte, Surubim, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Terezinha, Tupanatinga, Venturosa, Vertente do Lério e Vertentes.

Acesse as portarias, 29, 30 e 31 de 2013 na íntegra

Do portalappm

JUIZ DE SÃO BENTO EXIGE RESPEITO AOS ANIMAIS



Atendendo a uma ação do Ministério Público, o juiz de São Bento do Una, Marcus Vinicius Barbosa de Alencar Luz, determinou que a Prefeitura cuide melhor de cães e gatos que perambulam abandonados pelas ruas e zona rural do município. O magistrado cobra uma série de medidas do Poder Executivo e quer uma solução dentro de 60 dias. Caso as medidas não sejam cumpridas o Governo terá de pagar uma multa diária no valor de mil reais.

Marcus Vinicius determinou que a Prefeitura Municipal informe o número de cães e gatos abandonados, o número de castrações dos animais e os recolhimentos e atendimentos feitos nos últimos 12 meses.

O juiz quer saber ainda do Poder Público, se existe algum programa de prevenção de zoonoses urbanas e rurais, que disponha de serviço de vistoria zoossanitária (sic) e programação permanente de monitoramento de doenças.

Em sua sentença, Dr. Marcus Vinicius sugere que seja realizado um projeto para implantação de Canil e Gatil e providenciado um local para recolhimento de quaisquer animais em situação de risco e/ou abandonados pelo município. E que sejam disponibilizados médico-veterinários para atendimento a esses animais.

Por fim, o magistrado propõe que seja encaminhado ao Legislativo um projeto de lei que dite normas reguladoras e protetivas (sic) do Meio Ambiente e dos animais domésticos e silvestres, urbanos ou não.

RESPEITO AOS ANIMAIS

A sentença do juiz de São Bento do Una se constitui numa peça de valor científico e literário, demonstrando a autoridade um respeito singular pelos animais. Transcrevemos um trecho do documento do magistrado que, acredito, poderá até ser usado nos colégios, em aulas de ciências ou disciplinas correlatas. 
      
"É primitivo, irracional e burro acreditar-se que somos superiores a eles e, por isso, nossas vidas são mais valiosas e merecemos mais respeito e cuidados. Todo animal, inclusive nós (embora, muitas vezes eu duvide disto), tem importância vital no ecossistema e de todos depende o equilíbrio e a saúde deste último. Não se pode prejulgá-los tão somente porque eles não se comunicam inteligivelmente conosco, não criam e não vivem como nós. Se os observarmos bem, com a devida atenção e respeito, veremos que são seres especialíssimos, pois são puros, totalmente desprovidos de sentimentos negativos ou destrutivos e agem sempre, sem exceção, em conformidade com as normas da "Mãe Natureza". Agem sempre certo, no momento oportuno ...e para tudo o que fazem e precisam”, escreveu Dr. Marcus Vinicius e prosseguiu:

“Sem eles, a raça humana perecerá mais cedo. Precisamos deles e, para tanto, devemos respeitá-los e amá-los como a nós mesmos. Abolicionismo aos animais já! Abracemos com paixão essa causa!

 “Os movimentos em prol da defesa dos animais - que não são novidade - refletem o anseio da sociedade de que os animais devem ser tutelados de forma a estarem a salvo do sofrimento e da dor provocados por crueldade, maus-tratos e até mesmo pela omissão ou o abandono”, finalizou.
BLOG:ROBERTOALMEIDA

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Secretaria de Ação Social promoveu nessa terça-feira (26) um encontro motivacional para todos os servidores da pasta

A Secretaria de Ação Social promoveu nessa terça-feira (26) um encontro motivacional para todos os servidores da pasta no auditório da Câmara Municipal de Vereadores. Além dos servidores estiveram presentes também a Prefeita Débora Almeida, o Vice-prefeito Alexandre Batité, o Presidente da Câmara Bruno Braga, a Secretária de Ação Social Sueli Maciel, a Secretária de Administração Camila Macedo e a Secretária de Planejamento e Gestão Joana D’Arck. O encontro começou as 8:00hrs da manhã com o credenciamento dos participantes. Em seguida aconteceu a composição da mesa, a execução do Hino Nacional com os músicos e profissionais do Projovem Adolescente Jadeilson dos Santos, Marcia Reis e Almir Rogério e os discursos de alguns componentes da mesa. A Prefeita Débora Almeida falou, em seu discurso, sobre os desafios que a Ação Social tem pela frente. “Nós temos muitos problemas, mas vamos enfrentar todos! Não será do dia para noite, mas no final veremos os bons resultados”, exclamou a Prefeita. Após os discursos, houve um momento religioso com a benção do Diácono César da Igreja católica E finalmente a palestra “Estar motivado para obter êxito em sua vida profissional” com a psicóloga do SENAC, Berenice Lemos.

UPA 24HRS – Durante o discurso que fez no encontro motivacional, a Prefeita Débora Almeida anunciou que São Bento do Una foi selecionado para receber uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24HRS). Em breve teremos outras informações sobre essa conquista do novo governo municipal.
 

SÃO BENTO DO UNA DISCUTE A GRAVIDADE DA SECA



A Câmara Municipal de São Bento do Una realiza nesta terça-feira, às 19h, no plenário da Casa Legislativa, uma Audiência Pública para discutir o problema da seca, que atinge todos os municípios da região.

A situação em São Bento é particularmente grave, os moradores da cidade dizem que está um verdadeiro “caos”. Não só pela falta de água, mas também porque não existe mais alimento para o rebanho.

“Existe muita propaganda, mas ação de fato nada”, é a queixa de um sãobentense a respeito da questão.

A iniciativa da Câmara tem à frente o presidente do Legislativo Municipal, Bruno Braga e da vereadora Fátima Queiroz.

Segundo os vereadores o blog tem prestado um serviço importante aos moradores de São Bento, Capoeiras e Caetés, ao divulgar o que está acontecendo na Barragem do Gurjão.
BLOG:ROBERTOALMEIDA

PREFEITA DÉBORA ALMEIDA FAZ RESSALVAS A DECISÃO DO JUIZ


A prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida, através de um texto publicado no Facebook, faz ressalvas a decisão do juiz que mandou retirar as bombas da Barragem do Gurjão. Segundo ela, moradores da zona rural do seu município, usuários do reservatório desde os tempos da gestão de Paulo Bodinho, foram prejudicados.

Na íntegra, o texto assinado por Débora:

Na quarta-feira de cinzas, às 16:00, nos reunimos com os moradores dos sítios Una do Simão, Minador, Maniçoba dos Soares e sítios vizinhos. Um dos lugares mais castigados pela estiagem. Todos usuários da rede de água proveniente da Barragem do Gurjão
. 
A rede existe a quase 20 anos e foi instalada na gestão do então prefeito Paulo Bodinho. Nos últimos meses vinham existindo dificuldades no abastecimento e muitas residências da zona rural não recebiam água pela rede.
 
Na reunião discutimos algumas soluções para o problema e definimos uma comissão, que no dia seguinte já estava trabalhando e definindo a estratégia. Para felicidade de todos, após iniciado o trabalho de organização e fiscalização, alguns lugares aonde a mais de dois anos não chegava uma gota de água, a água voltou a chegar. Resultado do esforço e empenho de toda a comunidade. 

Mas, para tristeza e desespero de todos, em cumprimento a uma decisão judicial tomada de forma isolada e sem conhecimento da realidade vivenciada pelos moradores da zona rural, a bomba da estação elevatória que pertencia a São Bento foi retirada e apreendida e os caminhões foram proibidos de retirar água da barragem. 

Todos sabemos das dificuldades e da necessidade de racionamento de água, ante a redução dos níveis dos mananciais. A situação poderia muito bem ter sido resolvida de forma pacifica, ouvindo a população e propondo uma solução que atendessem aos que mais precisam. Com certeza todos entenderiam e cumpririam o que fosse combinado, ante a necessidade urgente de racionamento,

Já estamos com a cópia do processo judicial e vamos tomar as providencias que forem necessárias para o religamento da rede e dispostos a organizar e implementar o sistema de racionamento com as autoridades competentes para que possamos abastecer as comunidades rurais mais atingidas pela seca em nosso município. 

(Na foto a prefeita Débora reunida com moradores do Sítio Una do Simão).

DOR E COMOÇÃO NO FUNERAL DO PROF. ALBÉRIO



Para nos ensinar sobre a convivência.
Às vezes, usa a raiva para que possamos
Compreender o infinito valor da paz.
Outras vezes usa o tédio, quando quer
nos mostrar a importância da aventura e do abandono.
Deus costuma usar o silêncio para nos ensinar
sobre a responsabilidade do que dizemos.
Às vezes usa o cansaço, para que possamos
Compreender o valor do despertar.
Outras vezes usa a doença, quando quer
Nos mostrar a importância da saúde.
Deus costuma usar o fogo,
para nos ensinar a andar sobre a água.
Às vezes, usa a terra, para que possamos
Compreender o valor do ar.
Outras vezes usa a morte, quando quer
Nos mostrar a importância da vida.
Paulo Coelho


























segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

SÃO BENTO DO UNA PERDE O PROFESSOR ALBÉRIO EM ACIDENTE NA BR 232

Foto: Nilton Villanova
Naldinho Oliveira
Da TV SBUNA com informações

Um professor morreu e outros dois ficaram feridos em um acidente entre dois veículos no quilômetro 15 da BR 232, em Santo Aleixo, Jaboatão dos Guararapes, por volta dás 8 horas na manhã deste domingo (24). Um Fiat Uno, de placa de São Bento do Una, com três ocupantes, seguia no sentido Recife quando o motorista perdeu o controle. O carro bateu de raspão na mureta de proteção da rodovia e acabou invadindo a pista contrária.

Uma Hilux SW4 (KKP-0800 Recife) colidiu com um Uno Vivace (PGB0121 – São Bento do Una). O passageiro ao lado do motorista do Uno, identificado apenas como Albério, de 54 anos, morreu no local. Os outros ocupantes, José Erick de Almeida, de 24 anos, e o motorista, Reginaldo da Silva Sampaio, de 32 anos, foram socorridos e levados à UPA do bairro do Curado.

O motorista da Hilux, Luís Bezerra da Silva, de 64 anos e seu filho, uma criança de oito anos, nada sofreram.

Segundo informações, o Uno Mille, que vinha no sentido Vitória de Santo Antão – Recife, teria perdido o controle do veículo e invadido a pista contrária, em um trecho no qual parte da via se encontra sem a divisão das pistas.

Albério era professor no Colégio Cônego João Rodrigues, no centro de São Bento do Una, Agreste de Pernambuco.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

São Bento do Una ganhará Unidade de Ponto Atendimento 24 horas - UPA



Naldinho Oliveira
Da TV SBUNA


Brasília – Na última quarta (20) e quinta-feira (21) a Secretária de Saúde de São Bento do Una (PE), Dra. Érika Barros juntamente com a Secretária Adjunta Deisyane Farias estiveram em Brasília reunidas com membros do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da Casa Civil e do Ministério da Saúde para tratar de assuntos relativos à implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24h) em no município.

Participaram também da reunião a Coordenadora de Urgência e Emergência do Estado de Pernambuco, Cristina Mota, o Assessor Especial Gerente regional Nordeste do Ministério da Saúde, Maurílio Pedrosa e a Presidente do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), Ana Cláudia Callou.

Na ocasião discutiram-se as prerrogativas para a implantação da UPA 24h, bem como as exigências legais e as condições situacionais dos municípios que foram comtemplados com as unidades. Por fim, ficou definido que na próxima segunda-feira (25) será realizada uma reunião na sede do COSEMS-PE em Recife onde será discutida as disposições finais para a adesão à UPA 24h.

Ariano contraria Eduardo e defende reeleição de Dilma


:
DO PORTAL PE247
A possível candidatura presidencial do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, não deverá contar com um apoio de peso. O escritor Ariano Suassuna, que sempre militou ao lado das hostes socialistas, declarou, segundo o Jornal Vanguarda, de Caruaru, Agreste pernambucano, que neste momento, Eduardo não deveria visar 2014.
“Não é o momento pra isso. Não estou falando na política miúda. Nunca me omiti na política, faço política com ‘P' maiúsculo. Tenho interesse no Brasil. Por enquanto nós estamos querendo a reeleição de Dilma”, teria declarado o escritor na saída do seminário Juntos por Pernambuco, que aconteceu nesta quinta-feira (21), em Gravatá, Agreste do Estado.

Eduardo irrita Dilma; duro recado de Lula ao governador


 A presidenta Dilma está chateada com os movimentos do governador Eduardo Campos (PSB-PE) para viabilizar a própria candidatura a
presidente, em 2014. Ela acha “legítima” a pretensão, mas avalia que sua reeleição é a melhor opção para Eduardo, que poderia tentar obter o apoio do PT, em 2018. No ato do PT, Lula desafiou a oposição a “se juntar com quem quiser”, mas Dilma vencerá em 2014. O recado seria para Eduardo Campos.
As informações são de Cláudio Humberto na sua coluna deste sábado. O colunista dá mais detalhes sobre o que se passa no âmbito governista em torno da candidatura do governador pernambucano:
''Curiosamente, Dilma acha que a candidatura de Eduardo seria uma manobra para forçar a volta de Lula em 2014. Para os “dilmistas”, Eduardo Campos estaria a serviço dos “lulistas”, aliados dele no PT, para forçar a candidatura de Lula em 2014. Para a presidenta, “o pior dos mundos” para Eduardo Campos seria a volta de Lula, que tentaria reeleição, adiando os planos dele para 2022. Eduardo Campos afirmou que somente abriria mão da candidatura à presidência caso Lula pretendesse retomar o cargo, em 2014.''
BLOG:MAGNOMARTINS.

MAIS SEGURANÇA NAS PRAIAS PERNAMBUCANAS

Garantir a segurança e a tranquilidade da população também no momento de lazer. Essa será a tarefa dos policiais militares e bombeiros salva-vidas distribuídos nos seis novos postos de guarda-vidas inaugurados pelo governador Eduardo Campos, nesta manhã de sábado (22), na Praia de Boa Viagem.

“Instalamos este projeto primeiramente em Boa Viagem, transformando as praias do Recife nas mais seguras do Brasil. Brevemente, vamos expandi-lo por todo o nosso litoral”, garantiu o governador, que visitou o posto 5, nas imediações da Padaria de Boa Viagemhttp://www.pe.gov.br/b/3550