segunda-feira, 2 de maio de 2011

Líder, terrorista, procurado; quem foi Osama Bin Laden


Imagem produzida pelo FBI mostra como estaria Osama Bin Laden atualmente - Foto: AFP
 Membro da proeminente família saudita Bin Laden, Osama bin Mohammed bin Awad bin Laden, nascido a 10 de março de 1957, foi o fundador e líder da organização terrorista Al-Qaeda, apontada como a responsável pelos ataques de 11 de Setembro de 2001, nos Estados Unidos, e por explosões em embaixadas americanas na Tanzânia e Quênia, em 1998, além do atentado contra o navio USS Cole, em 2000.
Bin Laden anos integrava a lista das 10 pessoas mais procurados pelo FBI. O Departamento de Estado dos EUA oferecia uma recompensa de US$ 50 milhões pela sua captura, e há muito tempo acreditava-se que ele vivia escondido na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão.
Alguns pesquisadores estimam que ele tenha se graduado em engenharia civil, outros afirmam que o curso escolhido por bin Laden foi administração pública. Outras fontes defendem que o líder da Al-Qaeda deixou a universidade no terceiro ano, após perceber que o seu grande interesse era a religião islâmica.
Durante a juventude, ele ainda realizou trabalhos beneficentes e escreveu poesias. Participou, de forma voluntária, do levante islâmico contra os soviéticos, em 1980, no Afeganistão, organizando e financiando milícias armadas. Neste período, ele teria recebido ajuda de organismos de inteligência americanos, interessados em patrocinar os guerrilheiros no combate contra os soviéticos. Após este período, se estabeleceu no Sudão e iniciou a estruturação da Al-Qaeda.  (Portal Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário