sábado, 14 de fevereiro de 2015

Izaías vai disponibilizar Internet Gratuita à População de Garanhuns

O Prefeito Izaías Régis (PTB) deu importante passo para concretizar um dos seus compromissos de Campanha: oferecer o sinal de internet gratuito em Garanhuns. É que Régis assinou na tarde desta sexta-feira, dia 13, a ordem de serviço que possibilitará a execução do projeto Conecta Garanhuns.
O Conecta Garanhuns tem como objetivo disponibilizar sinal de internet sem fio para que a população de Garanhuns possa utilizar de forma gratuita por meio de dispositivos móveis, seja celular, tablet, ou qualquer outro que permita se conectar a uma rede sem fio. O Projeto prevê a instalação de hotspots (pontos de irradiação de sinal de internet) em locais definidos pela Prefeitura, tendo como prioridade, pontos turísticos e de maior fluxo de pessoas. O sinal também vai atender aos prédios públicos e ainda deve chegar a alguns bairros mais periféricos, levando inclusão digital à população. A Iniciativa ainda contemplará um sistema de videomonitoramento urbano com foco na segurança e no trânsito. Serão 15 câmeras espalhadas por pontos a serem determinados pela Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT).
“O que há de mais moderno, hoje, em termos de internet, nós iremos implantar em Garanhuns. O que existe no mundo de tendência, Garanhuns está aderindo”, afirma o empresário Rodrigo Almeida, do consórcio Integra Garanhuns, constituído pelas empresas Consultech e Avantia Tecnologia, que executará o Projeto, orçado em mais de 5 milhões de reais e que tem um prazo de um ano para entrar em operação. Os recursos são do Governo Federal, com contrapartida da Prefeitura.

“Essa inovação em Garanhuns, que será um marco na nossa história, não somente irá oferecer melhores condições para o trabalho dos servidores municipais, mas, sobretudo, distribuirá um moderno sistema de internet para nossa população. Ou seja, não será uma prefeitura digital, e sim, uma cidade digital”, comemorou o Prefeito Izaías Régis. 
Postado por Carlos Eugênio

Perguntas de um operário que lê

Quem construiu Tebas, a das sete portas?
Nos livros vem o nome dos reis,
Mas foram os reis que transportaram as pedras?
Babilònia, tantas vezes destruida,
Quem outras tantas a reconstruiu? Em que casas
Da Lima Dourada moravam seus obreiros?
No dia em que ficou pronta a Muralha da China para onde
Foram os seus pedreiros? A grande Roma
Está cheia de arcos de triunfo. Quem os ergueu? Sobre quem
Triunfaram os Césares? A tão cantada Bizâncio
Sò tinha palácios
Para os seus habitantes? Até a legendária Atlântida
Na noite em que o mar a engoliu
Viu afogados gritar por seus escravos.

O jovem Alexandre conquistou as Indias
Sòzinho?
César venceu os gauleses.
Nem sequer tinha um cozinheiro ao seu serviço?
Quando a sua armada se afundou Filipe de Espanha
Chorou. E ninguém mais?
Frederico II ganhou a guerra dos sete anos
Quem mais a ganhou?

Em cada página uma vitòria.
Quem cozinhava os festins?
Em cada década um grande homem.
Quem pagava as despesas?

Tantas histórias
Quantas perguntas
Bertold Brecht

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Inflação para os mais pobres cresce mais do que índice nacional

Brasília (DF) – A inflação das famílias com renda mensal de até 2,5 salários mínimos iniciou o ano em alta, avançando 2% em janeiro. O Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1) apontou que o resultado é 0,27 ponto percentual superior ao indicador nacional, o IPC-BR. No acumulado dos últimos 12 meses, a taxa atingiu alta de 7,66%.
As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e estão disponíveis na edição de hoje do portal Terra.
Para o deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE), os dados demonstram que a “irresponsabilidade” do governo Dilma está afetando principalmente os mais pobres. “Durante os últimos quatro anos, assistimos às gastanças desenfreadas do PT. Gastava-se muito e mal. Essa política econômica equivocada provocou a inflação e fez com que a população, sobretudo a parcela mais humilde, sinta no bolso os efeitos”, ressaltou.
Segundo a reportagem, a elevação de janeiro é um reflexo do aumento de preços em cinco classes de despesa que compõem o índice. Os destaques são transportes, com alta de 4,66%, habitação (1,47%), alimentação (0,92%), educação, leitura e recreação (2,59%) e despesas diversas (1,97%).
O tucano ressaltou que o “tarifaço” é mais um fator que contribui para o aumento da inflação. “Temos um sistema elétrico destruído, afetado por uma soma de decisões equivocadas. As tarifas de ônibus e combustível estão cada vez mais altas. Está vindo tudo de uma vez, como um tornado”, afirmou.
Betinho destacou ainda que, “as decisões políticas e macroeconômicas estão, infelizmente, se revertendo em uma grande maldade para o povo brasileiro – especialmente os de baixa renda, que sofrem ainda mais com o descaso do PT”.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Pernambuco tem setenta municípios em estado de emergência por causa da seca.

Setenta municípios pernambucanos encontram-se em estado de emergência por conta da estiagem. A situação foi atestada em decreto assinado pelo governador Paulo Câmara, publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, na edição do sábado passado, dia sete de fevereiro.

As cidades, localizadas no Agreste do estado, são as seguintes (por ordem alfabética): Agrestina, Águas Belas, Alagoinha, Altinho, Angelim, Belo Jardim, Bezerros, Bom Conselho, Bom Jardim, Bonito, Brejão, Brejo da Madre de DEus, Buíque, Cachoeirinha, Caetés, Calçado, Camocim de São Félix, Canhotinho, Capoeiras, Caruaru, Casinhas, Correntes, Cumaru, Cupira, Feira Nova, Frei Miguelinho, Garanhuns, Gravatá, Iati, Ibirajuba, Itaíba, Jataúba, João Alfredo, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lagoa dos Gatos, Lajedo, Limoeiro, Machados e Orobó.  

O decreto, com prazo de 180 dias, começa a vigorar nesta segunda-feira. Com a medida, o estado pode abrir crédito extraordinário, dispensar licitações para bens e serviços, locar equipamentos e máquinas e prestar serviços e realizar obras obras necessárias para combater a seca.
DO: Diário de Pernambuco

VICE-PREFEITO DE SÃO BENTO DO UNA VISITA ZONA RURAL PARA DAR ASSISTÊNCIA AO HOMEM DO CAMPO






Logo após as chuvas que abençoaram o nosso município, o Vice Prefeito e atual Secretário de Agricultura, Alexandre Batité, vem realizando visitas em toda zona rural afim de realizar uma análise de quais açudes e barragens pegaram água.
Esta análise também serve para monitorar os locais que ainda sofrem com a seca e a falta de abastecimento. Alexandre aproveita para conhecer a realidade de cada povo e as necessidades de cada um. Desde que assumiu a pasta de agricultura Alexandre, não descansou e vem fazendo a diferença junto as associações rurais de nosso município.

A BARRAGEM GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS É MAIS QUE UMA REALIDADE!



O Vice Prefeito e atual Secretário de Agricultura, Alexandre Batité, esteve com um dos Técnicos do ITEP, Felipe, responsável Técnico de Fauna.
Ele informou que está em fase de conclusão do projeto para que o IBAMA conceda a liberação para o início das obras. Felipe também informou que o Governador Paulo Câmara pediu o esforço de todos para que no mês de Março as máquinas já estejam realizando parte do desmatamento necessário para iniciar as obras.
É mais uma certeza de que estamos fazendo de São Bento do Una uma cidade Melhor a Cada Dia !

Amado Batista leva pedrada e encerra show

O cantor Amado Batista encerrou um show na Praia Grande (SP), na noite de domingo (8), logo depois do início da apresentação.

Batista foi atingido no rosto por uma pedra de gelo e deixou o palco sangrando.

O porteiro Claudio Santana, que estava no show, filmou a reação do cantou e publicou no Facebook.

— O #AmadoBatista tomou uma pedrada de gelo na cara que sangrou e acabou o show, sempre tem um idiota para acabar com a festa.

Segundo ele, o público ficou incomodado com o atraso do cantor, que demorou mais de uma hora e meia para subir ao palco, e com as condições da Boulevard Choperia, local em que o show aconteceu. Além do calor excessivo, Claudio apontou a falta de ventilação e a venda de bebidas quentes como os problemas que perturbaram os fãs de Amado Batista.

Depois do início do show, Batista interrompeu a apresentação e deixou o palco. A plateia, que já estava insatisfeita, se irritou.

— Assim que o Amado Batista entrou e o pessoal se animou. Mas ele cantou duas músicas e fez um sinal, prometendo que voltaria logo. O pessoal começou a vaiar pq ninguem aguentava mais o calor.

De acordo com Santana, quando o cantor retornou, sequer voltou a cantar. Foi atingido por uma pedra de gelo e, ferido, voltou para o camarim, encerrando a apresentação.

Rogélio Alves, dono da Boulevard Choperia, explicou que o show estava marcado para três horas da manhã, mas Amado Batista chegou à casa com uma hora e 40 minutos de atraso e só subiu ao palco às cinco da manhã. 

Alves também contou que Batista deixou o palco após duas músicas porque alguns instrumentos da banda de abertura, que fez um longo show para cobrir o atraso do artista principal, ainda estavam no palco.

Amado Batista recebeu o cachê antecipado pela apresentação, e os empresários do cantor não atenderam, até agora, as ligações de Rogélio Alves.

— Nós vamos nos propor a devolver o dinheiro dos convites de quem se sentiu lesado.

O R7 entrou em contato com a assessoria de imprensa do cantor mas não obteve retorno. 

Débora Almeida (PSB) e a nova Secretária da Mulher da Amupe


Na manhã dessa terça-feira (10) a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realizou a eleição para o novo biênio 2015-2017. Com apenas uma chapa, foi confirmada a reeleição do atual presidente José Coimbra Patriota, que é prefeito do município de Afogados da Ingazeira e o seu vice Luciano Torres, prefeito de Ingazeira (PE). A prefeita de São Bento do Una (PE), Débora Almeida foi eleita como secretaria da Mulher.

A assembleia realizada na sede do Amupe, na capital Recife (PE), discutiu temas como a crise nos municípios, iluminação pública, seca e novo formato de prestação de contas do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). O evento também contou com representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), da Secretaria de Agricultura do Estado e do TCE-PE.

Confira como ficou a diretória executiva da Amupe:

DIRETORIA
Presidente: José Coimbra Patriota Flho – Afogados da Ingazeira
Vice-Presidente: Luciano Torres Martins – Ingazeira
1º Secretário: Lourival Antonio Simões Neto – Petrolândia
2º Secretário: Jorge Alexandre Soares da Silva – Camaragibe
1º Tesoureiro: Eduardo Gonçalves Tabosa Júnior – Cumaru
2º Tesoureiro: Romério Augusto Guimarães – São José do Egito
Secretaria da Mulher: Debora Lucinete de Almeida Severo – São Bento do Una

CONSELHO FISCAL
Titulares:
Josenildo Leite – Cedro
José da Silva Neves Filho – São Caetano
Belarmino Vasquez Mendes Neto – Tracunhaém

Suplentes:
Maria Sebastiana da Conceição – João Alfredo
Daniel Alves de Lima – Chã Grande
Cristiano Lira Martins – Quipapá

CONSELHO DELIBERATIVO
RD- Metropolitana
Titular: Renildo Vasconcelos Calheiros – Olinda
Suplente:Gilberto Gonçalves Feitosa – Paulista

RD- Mata Norte
Titular: Frederico Gadelha Malta de Mouira Júnior – Goiana
Suplente: Pablo José de Oliveira Moraes – Itaquitinga

RD- Agreste Setentrional
Titular:  Edson de Souza Vieira – Santa Cruz do Capibaribe
Suplente: Tulio José Vieira – Surubim

RD- Mata Sul
Titular:Elias Alves de Lira – Vitória de Santo Antão
Suplente: Jânio Gouveia da Silva  – Amaraji

RD- Agreste Central
Titular: Severino Otávio Raposo Monteiro – Bezerros
Suplente: Thiago Lucena Nunes – Agrestina

RD- Agreste Meridional 
Titular: Rossine Blesmany dos Santos Cordeiro – Lajedo
Suplente: Isaias Regis Neto – Garanhuns
Nadinho Oliveira
Da TV SBUNA

domingo, 8 de fevereiro de 2015

HISTÓRIA DE RODOLFO PAIVA, PREFEITO DE SÃO BENTO DO UNA UM SÃO-BENTENSE HONORÁRIO

Rodolfo Monteiro de Paiva nasceu na capital da antiga província de Pernambuco em 17 de julho de 1848, filho do português Joaquim de Paiva e de Córdula Monteiro de Paiva, mais conhecida como Cordulina, de nacionalidade brasileira.
O pai de Rodolfo veio a falecer em 1862 quando o rapaz tinha apenas quatorze anos, deixando a família com poucos recursos. O adolescente Rodolfo, então, teve que enfrentar o restrito mercado de trabalho da época. Graças a um amigo do pai, Rodolfo conseguiu uma vaga no comércio do Recife, como praticante de auxiliar de guarda-livros.
No ano de 1880, Rodolfo aceita um convite do português João José Ferreira, este mesmo que anos depois construíria com recursos próprios o Mercado Municipal da vila de São Bento, com direito a explorar o próprio por vinte anos conforme condições contratuais, ocasião em que o Mercado passaria a pertencer à Municipalidade. O convite de João José Ferreira fora para gerir a casa comercial de sua propriedade, mediante ordenado fixo e percentagem nos lucros apurados no fim de cada exercício contábil.
Para atender o convite, Rodolfo de Paiva teve que empreender cansativa e demorada viagem até a vila de São Bento, percorrendo caminhos precários e perigosos e pernoitando embaixo de árvores quando não era possível pedir "rancho" nas rústicas casinhas que encontrava à tardinha. Nesta ocasião, Rodolfo tirava a cela e os arreios do animal e lhe fornecia água e milho. Foram três dias de viagem para finalmente Rodolfo avistar a torre da Igreja do Bom Jesus. Para um moço recifense como ele, acostumado a certo conforto só existente nas capitais, sua chegada a São Bento foi um alívio e ele precisou de alguns dias para se recuperar física e mentalmente dessa jornada.
Dois anos depois, já bem adaptado à vida interiorana e sendo um jovem atraente e promissor, Rodolfo se apaixonou pela jovem são-bentense, Joana de Oliveira Valença, filha de João Rodrigues Valença e de Vitória de Oliveira Valença que residiam na fazenda Condado, município de São Bento.
Dessa união, entre Rodolfo e Joana, nasceram, na então vila de São Bento, Adalberto (1885), Virgílio (Nô), José, Vitória e Leonor nessa ordem.
Mercê de seu trabalho e interesse pelo desenvolvimento dos negócios, Rodolfo passou a sócio da firma de João José Ferreira, e nesse mesmo tempo foi admitido como caixeiro o jovem Jerônimo Tertuliano de Morais.
Em 1896, o português João José Ferreira retirou-se em caráter definitivo para a sua pátria, levando consigo o capital de cem contos de réis, uma verdadeira fortuna para aquele já bem longínquo tempo. Rodolfo Monteiro de Paiva assumiu, perante João José Ferreira, o compromisso de pagar-lhe, em prestações, a quantia correspondente à sua parte de sócio o que foi fielmente cumprido. Após a retirada de João José Ferreira, Rodolfo de Paiva se viu compelido a admitir o empregado Jerônimo Tertuliano de Morais como sócio para aliviar os encargos financeiros com as remessas de libras esterlinas para Portugal.
Em 1899, a esposa de Rodolfo adoeceu gravemente e como não havia socorro médico na vila de São Bento, ele se viu compelido a se retirar para o Recife levando dona Joana Valença, os filhos e mais duas sobrinhas: Julieta e Isolina, passando a residir no Espinheiro em casa alugada e depois em Afogados.
Em razão da necessidade de permanecer na capital pernambucana, para tratamento da esposa, Rodolfo vendeu sua parte ao sócio Jerônimo Tertuliano de Morais, tendo este assinado letras de câmbio para pagamentos parcelados.
Malgrado os seus esforços para salvar a esposa, em 1901 ocorreu o falecimento de dona Joana no Recife, onde Adalberto, Virgílio e José Paiva eram alunos externos do Colégio Aires da Gama.
Desolado com a morte da esposa, Rodolfo Monteiro de Paiva se transferiu com os filhos e sobrinhas para Maceió, atendendo convite de suas irmãs ali residentes, permanecendo em Alagoas de 1902 a 1904, regressando depois a São Bento, já elevada à categoria de cidade, para atender um chamado de Jerônimo Tertuliano de Morais que lhe deu sociedade na mesma casa, em vista de não ter podido efetuar o pagamento das letras restantes a que se obrigara por força do distrato.
Em 1905, já com a patente de coronel da Guarda Nacional, Rodolfo Paiva tornou a abrir nova sociedade com Jerônimo de Morais, fundando a fábrica das "Bolachinhas Sertaneja". Com a morte de Jerônimo em 02 de novembro de 1907 e a insolvabilidade das dívidas junto ao comércio do Recife, os credores do extinto Jerônimo convidaram Rodolfo Paiva a assumir a direção do estabelecimento que ele aceitou, fundando então a firma "Rodolpho Paiva & Filhos", tendo como sócios seus filhos Adalberto e Virgílio. Os negócios da nova firma não correram melhor em vista da necessidade de liquidação de grande quantidade de tecidos, considerados alcaide (mercadoria que não se vende) o que foi feito sem, contudo, oferecer prejuízo ao comércio vendedor de fazendas do Recife.
Como no dizer de seu filho Adalberto, seu pai Rodolfo Monteiro de Paiva “conservou-se honradamente viúvo até sua morte ocorrida em 25 de março de 1932”.
O coronel Rodolfo Paiva sempre foi um homem de vida pacata e simples, bem como de índole moderada, tendo militado na política ao lado de figuras como Martins Júnior, José Mariano, Sérgio de Magalhães e Manoel Borba, a cujo governo serviu na qualidade de chefe político de São Bento, para atender a reiterados convites feitos por Borba, sabendo dignificar o posto que lhe fora confiado com inteligência, dedicação e operosidade, merecendo por isso a estima dos seus correligionários e o respeito e consideração dos adversários.
Rodolfo Paiva foi prefeito de São Bento, tendo exercido o seu mandato de 15 de novembro de 1916 a 15 de novembro de 1919, ocasião em que passou as rédeas do governo municipal ao seu filho primogênito, Adalberto Paiva, legalmente eleito.
No campo da instrução pública, o prefeito Rodolfo Paiva elevou de quatro para quatorze as escolas municipais, procedeu à radical remodelação do Mercado Público, promoveu sólidos consertos nos dois açudes da cidade (do Missionário e do Doutor), cercando-os de arame farpado, para protegê-los contra a invasão de animais. Construiu um açude em Cachoeirinha. Conseguiu do Conselho Municipal a doação de dois prédios ao governo federal para a instalação do Telégrafo Nacional na cidade de São Bento e na vila de Cachoeirinha. Também reformou e ampliou o cemitério de Cachoeirinha. A construção do antigo Mercado Público deveu-se a iniciativa de Rodolfo Paiva que viajou, em 1882, ao Recife a fim de pedir a interferência de amigos junto à Assembleia Legislativa Provincial, que, por fim, concedeu à Câmara Municipal autorização para a construção do Mercado Municipal, cujas obras foram financiadas pelo português João José Ferreira e ressarcidas com o produto das arrecadações das taxas de ocupação pelos feirantes, pelo espaço de vinte anos quando, por fim, foi incorporado ao patrimônio municipal e em 1940 demolido pelo prefeito Manoel Cândido Carneiro da Silva.
Em sua homenagem, na década de 50 do século 20, foi construído e inaugurado, pelo governo de Pernambuco, o Grupo Escolar Rural Rodolfo Monteiro de Paiva, hoje denominado Escola Estadual.
Fundador da “Padaria Sertaneja”, Rodolfo registrou a marca das “Bolachinhas Sertaneja”, conforme nota publicada no Diário de Pernambuco e depois no Diário Oficial da União de 13 de junho de 1907, página 4608.
Rodolfo Monteiro de Paiva foi um varão que primou pela fidalguia de maneiras e teve na justiça, no direito e no bom senso, como acentuou seu filho Adalberto Paiva, o apanágio de suas ações.
Viveu em São Bento por quase cinquenta anos, sendo, assim, merecedor de nossas singelas homenagens. — com Rodolfo Monteiro de Paiva em São Bento Do Una, Pernambuco, Brazil.
Postado por Orlando Calado em seu Facebook

VIRGENS DE OLINDA, 62 ANOS DE TRADIÇÃO




Um domingo antes da data oficial, o carnaval de Olinda é aberto pelas Virgens de Olinda. Esse bloco foi fundado em 1953, e dele só participam homens travestidos de mulher.
O Bloco Carnavalesco Anárquico das Virgens de Olinda, Pernambuco, foi fundado pelos frequentadores da orla marítima. Durante o desfile, que acontece na avenida principal de bairro Novo, há concursos para determinar a virgem mais dengosa, a mais sapeca, a mais charmosa e a mais velha.
Enciclopédia Nordeste: Virgens de Olinda - 
Curta a Fanpage do portal www.onordeste.com
www.facebook.com/onordeste.portal

CASAS FORAM ATINGIDAS POR FOGO E PESSOAS PERDERAM TUDO EM SÃO BENTO DO UNA





Ontem a noite 07 de fevereiro de 2015, recebemos informação que casas de populares estavam em chamas no Loteamento da Balança em São Bento do Una, agreste de Pernambuco. Nossa equipe foi ao local e encontramos uma imagem trágica, as residências que foram atingidas estão em estado de ruínas e nada sobrou do fogo avassalador. Pelo facebook diversas pessoas estão se solidarizando e pedindo a quem tiver condições de ajudar que se unam a este ato de caridade cristã.
- Pessoal pelo amor de Deus,alguém que tiver algumas roupas,comidas,brinquedos,objetos de casa,doem na Balança, Rua São João, numero 147. Essas pessoas perderam tudo.Estamos divugando para que muitos filhos de Deus possam ajudar essas pessoas,eu tenho fé em Deus que essas pessoas serão ajudadas. Esse é um apelo da nossa amiga Edileusa Matias, Vamos ajudar amigos, pois vocês podem imaginar o sofrimento dessa Família. texto de Risângela Espindola, no facebook.

Datafolha: Popularidade de Dilma despenca de 42% para 23%

Brasília (DF) – Pesquisa Datafolha revelou que a popularidade da presidente Dilma Rousseff despencou e atingiu a pior marca de seu governo. Em dezembro de 2014, Dilma tinha 42% de ótimo/bom e 24% de ruim/péssimo. Agora, segundo a pesquisa, a petista marcou respectivamente 23% e 44%.
As informações são da reportagem da Folha de S. Paulo deste sábado (07) e mostram que o pessimismo dos entrevistados se agravou “pelo contraste entre a realidade e a imagem rósea pintada nas campanhas eleitorais do ano passado e pela possibilidade cada vez mais concreta de faltar água e energia”.
De acordo com o levantamento, 21% dos entrevistados apontaram a corrupção como o principal problema, enquanto 26% consideram a saúde. A perda de prestígio da presidente também fez com que ela obtivesse apenas 4,8 – nota considerada vermelha.
Em apenas dois meses, Dilma perdeu 23 pontos entre a população que ganha até dois salários mínimos – faixa de renda em que encontra mais eleitores. Em dezembro, 50% consideravam seu governo ótimo ou bom; agora, esse número caiu para 27%.
Ainda segundo a pesquisa, 77% dos entrevistados acreditam que ela tinha conhecimento da corrupção na Petrobras, 47% a consideram desonesta, 54% a denominam falsa e 50% indecisa. A presidente não escapou nem dá má avaliação de seus correligionários: 15% dos petistas falam em desonestidade e 19%, em falsidade.

Bandeira tarifária de eletricidade deve aumentar 83%

Brasília (DF) – A bandeira tarifária vermelha, cobrada desde janeiro nas contas de luz em razão da falta de água nos reservatórios, deve aumentar 83%, passando de R$ 3 para R$ 5,50 a cada 100 kilowatt-hora (kWh) consumidos. Proposta será apresentada nesta sexta-feira (06) pelo diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Tiago Correia. A bandeira amarela, mais barata, também deve subir, com proposta de mudança de R$ 1,50 para R$ 2,50.
De acordo com a reportagem da Folha de S. Paulo de hoje, a bandeira vermelha passará a indicar não apenas que as usinas térmicas estão sendo usadas em larga escala, mas também que as empresas estão tendo de comprar muita energia extra para atender a demanda.
As alterações ainda irão ser submetidas à audiência pública. Após esse período, os novos valores começam a valer. A estimativa é que entrem em vigor a partir de março.
Na quinta-feira (05), o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, havia previsto um aumento de menos de 50% das bandeiras tarifárias com as mudanças em curso.

Vídeo que expõe mentira de Dilma viraliza nas redes

Recife (PE) – O vídeo-registro da participação do presidente do PSDB de Pernambuco, Bruno Araújo, na tribuna da Câmara dos Deputados, viralizou na internet. Na última quarta-feira (4), o tucano expôs o áudio de um pronunciamento nacional feito pela presidente Dilma Rousseff – antes da eleição – em que a petista anunciava a redução em 18% da tarifa de luz.
Após a disputa, os brasileiros foram premiados exatamente com o contrário: apagões, risco de racionamento e aumento de até 40% na conta da luz. Sem falar do aumento dos combustíveis, impostos e novas revelações de casos de corrupção na Petrobras.
O vídeo com o pronunciamento de Bruno recebeu mais de 42 mil curtidas e mais de 80 mil compartilhamentos no Facebook. Ocupou os principais blogs de notícias do país e ainda foi notícia nas colunas de política dos jornais mais lidos do Estado.
O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, destacou o vídeo em seu perfil no Facebook sugerindo um “vale a pena ouvir de novo”. Deseja ver ou rever o vídeo? Clique AQUI.
*Da assessoria do PSDB-PE

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

CELPE EM PARCERIA COM A PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUAS BELAS REALIZA TROCA DE LÂMPADAS E GELADEIRAS NO MUNICÍPIO

Nos últimos dias 02 e 03 de fevereiro a Companhia Energética de Pernambuco – CELPE, em parceria com a Prefeitura de Águas Belas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas e a troca de geladeiras de alto consumo por geladeiras mais eficientes energeticamente através do Programa Nova Geladeira.

Durante o evento foram trocadas 80 novas geladeiras e 350 lâmpadas econômicas na Praça Nossa Senhora da Conceição, em frente ao Espaço Nordeste. Estiveram presentes o Prefeito Genivaldo Menezes Delgado, o vice-prefeito Maurício de Josué, o vereador Melk e a secretária de Assistência Social senhora Ilma.
Puderam participar do Programa Nova Geladeira, os clientes CELPE que atendiam alguns critérios: estar inscrito na Tarifa Social de energia, apresentar o NIS (Número de Inscrição Social) ou BCP (Benefício de Prestação Continuada) e portar documentos como RG, CPF, além da conta com vencimento no mês de janeiro/2015 quitada. Era preciso ter uma geladeira velha funcionando para entregar à Celpe na hora da troca e consumo médio acima de 80 kWh/mês.

Já a entrega de lâmpadas econômicas foi feita aos clientes que atenderam aos seguintes pré-requisitos: apresentaram a conta de energia de janeiro/2015 quitada, sem débitos anteriores e realizar um serviço na Agência Móvel, que pode ser cadastro na Tarifa Social, atualização cadastral, troca de titularidade, solicitação de ligação nova ou de externalização de medidor. O consumidor que se inscreveu na Tarifa Social ou negociou débitos em aberto com a concessionária recebeu quatro lâmpadas.
matéria do blog agresteviolento

TAXISTA DER GARANHUNS CAPOTA CARRO E MORRE EM SÃO CAETANO

Os profissionais taxi de Garanhuns estão de luto. Um acidente no km 29 da BR 423, matou o conhecido taxista Arnaldo Avelino de Barros, o popular Japão.

Ele retornava do Recife onde tinha ido deixar um parente, quando no referido trecho, mais precisamente em uma localidade chamada sítio Caldeirão, capotou o carro e morreu no local.

O acidente ocorreu por volta das 4h10min desta sexta-feira (06/02), e segundo à PRF, o taxista pode ter dormindo ao volante provocando o acidente.
Japão residia na Rua dos Caetés, 130, Vila do Quartel e tinha um ponto de taxi ao lado do Bonanza da Rua 15.
No momento do acidente ele conduzia uma Palio Weekend  branca, de placas PGS 4553.
Com informações do V&C Garanhuns, www.vecgaranhuns.com

Inflação oficial fica em 1,24% em janeiro, diz IBGE

Esta foi a taxa mais elevada desde fevereiro de 2003.
Em 12 meses, o indicador acumula alta de 7,14%.
A inflação oficial do país, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 1,24% em janeiro, depois de avançar 0,78% em dezembro do ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Essa foi a taxa mensal mais alta desde fevereiro de 2003, quando ficou em 1,57%.
Em 12 meses, o indicador acumula alta de 7,14%, acima do teto da meta do governo para o IPCA, que é de 6,5%. A variação em 12 meses é a maior desde setembro de 2011, quando o índice atingiu 7,31%. Em janeiro de 2014 a taxa mensal havia ficado em 0,55%.
As despesas com habitação tiveram a maior alta de preços entre todas as pesquisadas pelo IBGE. A variação passou de 0,51% em dezembro do ano passado para 2,42% em janeiro, fortemente influenciada pela energia elétrica, que ficou 8,27% mais cara.
Também pressionaram o IPCA de janeiro, ainda que tenham registrado variações menores, o avanço de preços dos alimentos e bebidas (de 1,08% para 1,48%) e dos transportes (de 1,38% para 1,83%).
Nos alimentos, os maiores aumentos partiram de batata-inglesa (38,09%), feijão-carioca (17,95%) e tomate (12,35%).
Nos transportes, os destaques ficaram com ônibus urbano (8,02%), ônibus intermunicipal (6,59%), ônibus interestadual (1,21%), metrô (9,23%), táxi (2,63%), trem (8,95%). Também ficaram mais caros, de dezembro para janeiro, automóvel novo (1,03%) e usado (1,38%), conserto de automóvel (1,97%) e etanol (1,47%).
Outra alta partiu de despesas pessoais. Os preços desse grupo subiram, no geral, 1,68%, depois de avançar menos, 0,7%, no último mês do ano passado. O item que teve o preço mais reajustado foi o cigarro, que subiu quase 7%.
Já o item cigarro (6,89%), exerceu pressão no grupo das Despesas Pessoais (1,68%), junto com empregado doméstico (1,50%) e excursão (5,62%). A alta do cigarro foi em decorrência de reajustes em torno de 8% ocorridos em 31 de dezembro e 12 de janeiro.

Empresa transforma água do mar em potável e produz 16 mil litros por dia

Em meio à grave crise hídrica que atinge o estado de São Paulo, muitas pessoas pensam em alternativas para não ficar sem água. Uma empresa em Bertioga, no litoral de São Paulo, criou um método próprio de dessalinização da água do mar que, além de remover o sal, consegue manter 63 minerais importantes para o organismo humano presentes no mar.
O G1 visitou também a sede da fábrica e acompanhou todo o processo de dessalinização. A água já foi até engarrafada, mas os empresários aguardam a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para começar a vender o produto no Brasil. Segundo um estudo de uma pesquisadora ligada à Universidade Paulista (Unip) e Universidade de São Paulo (USP), a água não oferece riscos e pode ser consumida normalmente.
Após o tratamento, a água permanece com os 63 minerais naturais que o corpo necessita. De acordo com Paixão, o pH 7,5 da água do mar é mantido. O pH é a medida que indica a acidez, a neutralidade e a alcalinidade de uma solução. Sete é o valor neutro. Um pH mais perto de 0 indica acidez e mais perto de 14, alcalinidade.
“Como nós não adicionamos nada, só retiramos o cloreto de sódio, o pH permanece o mesmo. O pH é uma coisa muito importante quando se trata de saúde humana. Essa água nunca vai trazer problemas para o corpo. O rim e o fígado funcionam até melhor”, afirma.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Programação de Carnaval de Arcoverde tem Toni Garrido e Jorge Aragão. Confira a relação completa!

Arcoverde, Portal do Sertão Pernambucano, anunciou a programação do carnaval Folia dos Bois 2015. Duas atrações nacionais de peso foram contratadas para animar ainda mais a folia de Momo: Tony Garrido, que vai se apresentar no domingo e o sambista Jorge Aragão que vai fechar a festa na terça-feira gorda.

CARNAVAL DE ARCOVERDE -

CORTEJOS PRÉ-CARNAVALESCOS:
Dia 13/02 - sexta-feira.
Concentração na Estação Ferroviária.
Saída às 16h em direção a Praça da Bandeira
Atrações:
· Escola de Samba Gigantes do Samba (Recife)
· Papanguarte (Bezerros)
· Bloco Lírico Amantes das Flores (Camaragibe)
· O Homem da Meia Noite (Olinda)

Dia 14/02 - Sábado.
Concentração na Praça do São Geraldo.
Saída às 20h em direção a Praça da Bandeira
Atrações:
· Troça do Zé Pereira, acompanhada dos Bonecos de Dão Novaes e Emília em Folia, além de grupos do Carnaval Folia dos Bois de Arcoverde.
· Maracatu de Baque Solto
· Troça Carnavalesca Mista os Ciganos de Olinda
· A Bela da Tarde de Olinda
· Os Palhaços Gigantes de Pernambuco

PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL CONFIRMADA:

Local de apresentação: no palco principal do Boidódromo na Praça da Bandeira

Dia 14/02 – Sábado:
20h00 - Troça do Zé Pereira arrastando grupos e blocos do carnaval de Pernambuco
22h00 - Nando Cordel
00h00 - Banda Chicafé

Dia 15/02 – Domingo:
16h00 - Desfile oficial do grupo especial da Folia dos Bois
20h00 - Quinteto Violado
22h00 - TONY GARRIDO
00h00 - Marreta é Massa

Dia 16/02 – Segunda-feira:
16h00 - Desfile oficial dos Ursos em Folia e Grupo de Acesso da Folia dos Bois
22h00 - MAESTRO FORRÓ E ORQUESTRA DA BOMBA DO HEMETÉRIO
00h00 - Arreio de Ouro Elétrico

Dia 17/02 – Terça-feira:
16h00 - Desfile oficial do Grupo II da Folia dos Bois
18h00 - Baile Popular Infantil com a Barca Maluka
20h00 - Asas da América
22h00 - JORGE ARAGÃO
00h00 - Voa Voa

PAULO CÂMARA RECEBE DEPUTADOS

O governador Paulo Câmara recebeu, em seu gabinete, nesta terça-feira (03), os componentes da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para o biênio 2015/2017. O presidente da Casa Joaquim Nabuco, o deputado Guilherme Uchoa, salientou a importância da primeira audiência com o governador após a posse. 

O parlamentar afirmou que, no encontro, o grupo discutiu as prioridades do Estado, enfatizando que o diálogo entre os poderes tem que ser "franco e permanente". "Aqui o objetivo é um só. Tanto para o Executivo, quanto para o Legislativo: criar melhores condições para a vida dos pernambucanos", garantiu Uchoa. 

Da Mesa Diretora, também estavam presentes os deputados Augusto César (primeiro vice-presidente), Pastor Cleiton Collins (segundo vice-presidente), Diogo Moraes (primeiro-secretário), Vinícius Labanca (segundo-secretário), Romário Dias (terceiro-secretário) e Eriberto Medeiros (quarto-secretário); além dos suplentes Adalto Santos, André Ferreira, Beto Accioly e Rogério Leão. Ainda participaram do encontro o líder do governo na Alepe, Waldemar Borges, o secretário da Casa Civil, Antônio Figueira, e o secretário executivo de Articulação da Casa Civil, André Campos.
Paulo Câmara sabe que é importante essa parceria e segue direitinho os passos de Eduardo. Com essa investida Paulo, vai organizando a casa para colocar a mão na massa e continuar avançando cada veis mais.
fonte: blog Roberto Almeida

SAÚDE EM IATI PROMOVE MONITORAMENTO DA COBERTURA VACINAL EM LOCALIDADES RURAIS

A Secretaria de Saúde de Iati vem realizando o monitoramento da cobertura vacinal de crianças em nove comunidades rurais daquele Município. O Trabalho consiste na visita de equipes do Programa Saúde da Família nos sítios Baixa dos Porcos, Cachoeirinha, Federação, Jurema, Lagoa dos Paulos, Mandante, Morro Vermelho, Palheiros e Pinga, onde buscam atualizar dados estatísticos e realizar a vacinação em casos de crianças não vacinadas.

“As comunidades foram definidas pelo Estado, através de sorteio. O nosso objetivo é saber o percentual de crianças vacinadas nessas localidades nas últimas campanhas e vacinar àquelas que por algum motivo não receberam a dose na imunização da Pólio e Tríplice-viral (sarampo, rubéola e caxumba)”, apresenta a coordenadora da Atenção Básica, Lucinalva Freitas.

“As equipes vão de casa em casa e administram as vacinas, além de atualizar os cartões de vacinação das crianças. A nossa meta é regularizar a vacinação e consolidar esse monitoramento, visando iniciarmos o Calendário de Imunizações de 2015”, finaliza Lucinalva Freitas.
matéria blog agreste violento.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Conta de luz deve ficar até 33% mais cara

Brasília (DF) – A conta de luz dos consumidores deve sofrer aumento de até 33%. O reajuste das tarifas de energia elétrica começa nesta terça-feira (03) com cinco distribuidoras do grupo CPFL, uma da Energisa e uma cooperativa rural. Análise da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apontou que os pleitos das concessionárias deve variar de 10,99% a 33,71%.
O jornal O Estado de S. Paulo noticiou hoje que a projeção inicial era de que a energia subisse entre 25% e 30% em 2015, mas algumas previsões já estão sendo revistas para cima. No Rio de Janeiro, por exemplo, a Federação das Indústrias do Rio (Firjan) calculava inicialmente um aumento médio de 27% das tarifas do setor industrial em 2015. Agora, a alta esperada é de 35%, podendo chegar até 40%.
Para o líder da Minoria na Câmara, deputado federal Bruno Araújo (PSDB-PE), uma série de fatores implicam no “grave” aumento nas tarifas de energia. “O erro na mudança de regra no setor e a falta de investimento em novas produções de energia são as principais causas para esse aumento e o possível racionamento que iremos vivenciar em breve”, ressaltou.
O tucano criticou ainda a gestão da presidente e lamentou as “mentiras” que, segundo ele, foram contadas pela petista durante a campanha eleitoral. “Todas as inverdades ditas por Dilma agora estão vindo à tona e custarão caro no bolso do brasileiro e na consciência do eleitor enganado por ela. Infelizmente, todos nós pagaremos essa amarga conta”, afirmou.
De acordo com a reportagem, a mudança de projeção deve-se ao repasse das cotas da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que não deverá ter aporte do Tesouro e será repassado para a tarifa. A definição dos valores que serão cobrados em 2015 será votada hoje. O número preliminar divulgado para o orçamento é de R$ 23 bilhões, mas há quem afirme que poderá chegar a R$ 26 bilhões.

Humberto Costa propõe recriação da Comissão do São Francisco

O senador e líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), apresentou um requerimento nesta terça-feira (3) propondo a recriação da comissão externa da Casa que acompanhou em 2014 os trabalhos de transposição das águas do rio São Francisco.

O parlamentar foi o relator da comissão, da qual também fizeram parte os senadores Cícero Lucena (PSDB-PB) e Benedito de Lira (PP-AL).

Humberto Costa declarou o seguinte: “Daremos atenção especial a esse assunto até porque a transposição está com obras adiantadas. Mais de 70% já foram concluídas e até o início de 2016 deveremos ter a sua conclusão definitiva”.

Em dezembro do ano passado, a comissão externa do Senado aprovou o relatório final apresentado por Humberto Costa.

No documento, de 31 páginas, o parlamentar concluiu que o trabalho do colegiado foi fundamental para dar à sociedade mais transparência ao andamento dos trabalhos, para fiscalizar o seu cronograma e para conhecer, com detalhes, as dificuldades de execução da maior obra hídrica do país.

Esta obra, iniciada no governo Lula, deveria ter sido concluída em 2010. Está cinco anos atrasada e não deverá ficar pronta no final deste ano tal como chegou a prometer o então ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, hoje senador pelo PSB.
BLOG INALDO SAMPAIO

Mendonça estreia na tribuna denunciando “estelionato eleitoral”

O líder do DEM na Câmara Federal, deputado Mendonça Filho (PE), estreou na tribuna nesta terça-feira dizendo que a reeleição da presidente Dilma Rousseff representou para o país o maior “estelionato eleitoral” de todos os tempos.
Segundo ele, a presidente desmoralizou o seu próprio discurso porque depois que tomou posse para o segundo mandato fez exatamente o contrário do que prometera na campanha eleitoral: elevou os juros, subiu o preço da gasolina e dos combustíveis e subtraiu direitos trabalhistas.
BLOG INALDO SAMPAIO

Shows da Festa de São José 2015 em Capoeiras ocorrerão nos dias 14 e 15 de março.

A tradicional Festa de São José que ocorre no mês de março no município de Capoeiras, PE, neste ano de 2015, mais uma vez será realizada em finais de semana distintos: nos dias, 14 e 15 acontecerão os shows culturais organizados pela prefeitura local; já no final de semana seguinte, acontece a Festa religiosa a cargo da paróquia de São José.


Ainda esta semana, serão divulgados os nomes das atrações musicais que se apresentarão na Festa de São José 2015, em Capoeiras.
FONTE BLOG CAPOEIRAS

Professores da Rede Pública que não têm curso superior já podem se inscrever para o PARFOR‏ na UPE GARANHUNS

Estão abertas na UPE Campus Garanhuns as inscrições para o PARFOR – Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, que atende os docentes da rede pública de educação básica (Estadual ou Municipal) que ainda não têm formação superior nas disciplinas ou séries em que atuam em sala de aula.

O PARFOR oferece cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Pedagogia, entre outros, contemplando uma oferta emergencial de vagas em cursos de educação superior, gratuitos e de qualidade, na modalidade presencial, para professores em exercício na rede pública de educação básica, a fim de que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.

As aulas terão inicio em Agosto, e os encontros acontecerão nas terças e quintas (horário noturno) e sábados (horário diurno).

Podem se pré-inscrever nos Cursos de Licenciatura, docentes ou Tradutores Interpretes de Libras em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior, ou que, mesmo tendo essa formação, se disponham a realizar o curso de licenciatura na área em que atua em sala de aula, é preciso ainda ser professor efetivo ou contratado na rede pública e esteja inscrito no Educacenso 2013/2014.

Os interessados podem realizar a pré-inscrição no site do programa ou procurar a secretaria do PARFOR na própria Universidade de Pernambuco, em Garanhuns, nos horários abaixo:

Quartas–feiras: 8h às 12h
Sextas e sábados: 8h às 12h / 14h às 16h

Mais informações pelo telefone: (87) 3761.8227
E-mail: plataformafreireupe@yahoo.com.br
Pré – inscrição : http://freire.capes.gov.br/index/principal/
Postado por Ronaldo Cesar

“Batedores de carteira de trabalho”, análise do ITV

Não satisfeito em avançar sobre o bolso dos brasileiros, o governo petista agora também se notabiliza por bater a carteira profissional dos trabalhadores. A geração de empregos no país está desmilingüindo, ao mesmo tempo em que a tesoura do ajuste recessivo ameaça direitos trabalhistas e previdenciários.
Em 2014, foram criados apenas 397 mil empregos no país, segundo números do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego divulgados na sexta-feira. Foi o pior resultado desde 2002, quando a atual série estatística começou. Nem na recessão de 2008 e 2009 o mercado de trabalho do país foi tão mal.
No início do ano passado, com o irrealismo que lhe é característico, o governo petista previa a criação de 1,4 milhão de empregos no país. Não deu. A queda em relação a 2013 foi de 64%, ou seja, a geração de vagas no ano passado representou apenas um terço do resultado do ano anterior.
Só em dezembro foram fechados 555 mil postos de emprego. O mês é tradicionalmente ruim para o mercado de trabalho, mas ninguém imaginava que seria tanto. A indústria de transformação continua a ser o setor mais afetado, com 163 mil vagas a menos no ano passado – o fracasso do programa Brasil Maior, como relata hoje o Valor Econômico, não ajudou em nada.
A perspectiva geral para este ano não é boa. Com uma recessão já despontando no horizonte, não será surpresa para ninguém se o número de empregos no país encolher até dezembro. O Ministério do Trabalho já lava as mãos: “Não há como gerar muito mais empregos”, disse o ministro na sexta-feira.
Em todos os anos do governo Dilma, a geração de empregos no país caiu na comparação com o ano anterior – em 2010, chegaram a ser geradas 2,5 milhões de novas vagas e, daí para frente, foi sempre ladeira abaixo. As poucas oportunidades criadas são mal remuneradas, pagando sempre menos de dois salários mínimos.
Como se não bastasse o mau momento, direitos trabalhistas e previdenciários estão na mira da tesoura do governo do PT. Cortes no seguro-desemprego, no auxílio-doença, no abono salarial e no pagamento de pensões por morte devem gerar economia de R$ 18 bilhões, como parte do ajuste recessivo em marcha.
Mas o governo da presidente petista parece disposto a avançar ainda mais na carteira de trabalho dos brasileiros. Segundo o ministro Joaquim Levy, o modelo atual de seguro-desemprego está “completamente ultrapassado” – apenas com as mudanças atuais, 26,6% dos que receberam o benefício em 2014 já não conseguiram obtê-lo. Devem vir mais maldades por aí, preparadas pelo governo “dos trabalhadores”.

Nova promessa do Governo Dilma para lançamento de edital de duplicação da BR-423, trecho Garanhuns-São Caetano, é até final do 1º semestre de 2015

Quando Izaías viajou a Brasília para tratar da duplicação da BR-423 (trecho entre Garanhuns e São Caetano), em dezembro do ano passado, ouviu do então ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos, que receberia em janeiro um oficio contendo a data exata em que seria, finalmente, publicado o edital de duplicação da BR. Se o ofício chegou ao Palácio Celso Galvão, não sabemos, mas o novo titular da pasta,  Antônio Carlos Rodrigues, se reuniu com o senador Humberto Costa semana passada e prometeu para até final do 1º semestre a publicação do edital. Nada mais vago e desanimador para uma região que vem esperando desde o início do 1º mandato de Dilma  pelo início das obras. 

ENTENDA:
A promessa do antigo ministro dos Transportes era lançar o edital em setembro de 2014, o que não aconteceu. Quando o prefeito de Garanhuns foi a Brasília tratar do assunto, ouviu de Paulo Sérgio Passos o mesmo que o novo ministro disse a Humberto. "O atraso se deu  por motivo de modificação do projeto original". Segundo o ministro, ele teve de ser alterado desviando-se o trecho da BR 423 que cruza o perímetro urbano do município de Garanhuns, afim de evitar prejuízos ao trânsito  da cidade.  É como diz o ditado: "ministro novo, promessa nova". 
Fonte Blog Capoeiras.

Bispo garanhuense, filho do falecido advogado Vasconcelos, assume temporariamente, Diocese de Sobral no Ceará

Sobral Online

O Papa Francisco nomeou nesta segunda-feira, 02 de fevereiro, o bispo auxiliar de Fortaleza Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos como novo administrador Apostólico da Diocese de Sobral. A nomeação se deu pelo fato da transferência de Dom Odelir Magri para a Diocese de Chapecó em Santa Catarina.

Dom Vasconcelos como é conhecido ficará na Diocese de Sobral até que seja nomeado o novo bispo titular da centenária diocese de Sobral.


Conheça o Perfil do Novo Administrador da Diocese de Sobral

Origem familiar
Nasceu em Garanhuns PE, aos 12 de maio de 1963, filho primogênito do já falecido e renomado advogado José de Vasconcelos Pontes e Marlene Gomes de Vasconcelos de uma família de seis irmãos.

Dados sacramentais
Foi batizado aos 22 de maio de 1963 na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição (hoje N. Senhora do Perpetuo Socorro, dos missionários redentoristas em Garanhuns). Na mesma paróquia recebeu a primeira comunhão. Em 1979, na Catedral de Garanhuns, foi crismado por Dom Tiago Postma.


Episcopado
– 21/03/2012 – Nomeado pelo Santo Padre, O papa Bednto XVI, como Bispo auxiliar de Fortaleza.
– 11/6/2012 – Sagração episcopal por Dom Fernando José Monteiro Guimarães, bispo de Garanhuns;
– 6/7/2012 – Apresentação à Arquidiocese de Fortaleza como Bispo Auxiliar

Humberto tem reunião com ministro e diz que edital da BR-423 sai neste semestre

Em reunião com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, levou à pasta a solicitação para que dê seguimento às obras em duas importantes BRs do Agreste pernambucano, que foram paralisadas por problemas técnicos: as da 104 e da 423.

Na BR-104, as obras de duplicação entre o município de Caruaru, passando por Toritama, e o distrito de Pão de Açúcar, em Taquaritinga do Norte, foram assumidas desde 2009 pelo Governo do Estado. Mas acabaram paralisadas em alguns trechos por motivos de ordem técnica, sem que tenham sido retomadas.

"Como é uma intervenção extremamente importante para o Agreste de Pernambuco - e a paralisação tem trazido, inclusive, transtornos de trânsito à população - é importante que o Ministério dos Transportes estude uma solução que possa tomar ao lado do Governo do Estado para concluir a duplicação", explicou Humberto, que esteve com Rodrigues na semana passada, juntamente com o senador licenciado e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.

O líder do PT informou ao ministro dos Transportes que irá propor uma audiência pública em Pernambuco para que todos os atores envolvidos no processo, entre eles o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), possam discutir solução para o caso.

No caso da BR-423, a duplicação entre São Caetano e Garanhuns está prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) II, mas atrasou por motivo de modificação do projeto original. Ele teve de ser alterado para evitar prejuízos ao trânsito no centro de Garanhuns, o que provocou retardo na liberação do edital. "Mas o ministro nos garantiu que, ainda neste primeiro semestre, nós devemos ter o edital lançado para dar início a essa importante obra para o desenvolvimento econômico do nosso Agreste", disse Humberto.

A última informação que tínhamos era que seria divulgado o edital em abril.
Postado por Ronaldo Cesar

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

AVES DA CAATINGA: PATATIVA



Pássaro (s. falcirostris) endêmico no Brasil Estemeridional, com cerca de 10,5 centímetros de comprimento; o macho é cinzento com espéculo e centro abdome brancos e bico amarelo, sendo a fêmea e os filhotes pardacentos. Outros nomes: papa capim / patativa do sertão.
O pássaro apresenta canto suave, melodioso, harmonioso e de grande delicadeza.
Enciclopédia Nordeste: Patativa - http://goo.gl/bzLhuo
Curta a Fanpage do portal www.onordeste.com
www.facebook.com/onordeste.portal

SÃO BENTO DO UNA PAGA O MÍNIMO E O PISO DO PROFESSOR

Os funcionários públicos do município de São Bento do Una, receberão seus vencimentos já atendidas as exigências da Lei. Os professores de acordo com o novo piso nacional de R$ 1.917,87 e os demais servidores pelo menos o salário mínimo, que a partir de 2015 passou para R$ 788,00.
Não falta quem diga: “É OBRIGAÇÃO!”. Agora vamos ver quantos prefeitos em Pernambuco já estão cumprindo essa obrigação desde o mês de janeiro.