quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Polícia boliviana apreende nove sinalizadores e diz que fez revista


MOSAICO - Perícia  torcedor san jose morre libertadores corinthians (Foto: Diego Ribeiro)Polícia boliviana divulga imagens da perícia e dos
suspeitos que estão presos (Foto: Diego Ribeiro)
A polícia boliviana informou na manhã desta quinta-feira que apreendeu nove sinalizadores de navio encontrados no meio da torcida do Corinthians logo após a tragédia que vitimou o garoto Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, durante a partida da equipe brasileira contra o San José, em Oruro. Os artefatos têm cerca de 40 centímetros de comprimento e 2,5 cm de diâmetro. Em entrevista coletiva, o coronel Carlos Quiroga Ramos, comandante da polícia departamental de Oruro, deu detalhes sobre a perícia realizada após a tragédia. Segundo o blogueiro do Globoesporte.com, Ricardo Taves, torcedores do Corinthians que estão em Oruro disseram que o autor do disparo do sinalizador não está entre os 12 presos e já voltou ao Brasil.
O “Caso Estadium”, como está sendo chamado em Oruro, não terá uma resolução em menos de 15 dias. Isso porque este é o tempo necessário para colher os resultados dos exames nos 12 torcedores presos na noite de quarta – todos tiveram que passar por um teste para detectar a presença de pólvora nas mãos. O coronel disse que todas as evidências indicam que o autor do disparo do sinalizador está entre esses corintianos presos.
- Estamos esperando os estudos de laboratório para que se determine a causa do óbito dessa pessoa, mas temos certeza de que partiu de uma dessas 12 pessoas – afirmou Quiroga Ramos.
O resultado completo da perícia será divulgado na tarde desta quinta. Ainda falta a comparação dos sinalizadores apreendidos com a cápsula encontrada no crânio do jovem morto na tragédia. A polícia boliviana informou que esse tipo de artefato não é vendido na Bolívia e que veio do Brasil. As autoridades locais dizem que o projétil percorreu cerca de 40 metros – do ponto de partida até o choque com o torcedor morto.
Durante a entrevista, o coronel se confundiu e disse que é permitida a entrada de sinalizadores nos estádios da Bolívia. Por outro lado, afirmou que toda a segurança foi garantida antes da partida e que os torcedores corintianos foram revistados na porta do Estádio Jesús Bermudez. Os brasileiros contestam essa versão.
Na mesma entrevista, o governador de Oruro lamentou a tragédia e pediu punição severa aos envolvidos.
- Condeno este tipo de acontecimento, que não pode ocorrer em nenhum lugar. Que todos os torcedores reflitam sobre esse acontecimento, bem como a Conmebol e outras instituições esportivas. Eu vi o artefato partindo do setor norte, onde estava a torcida visitante. O departamento de Oruro está de luto por esta trágica morte de uma de nossas crianças – afirmou Javier Tito Vélez.
O caso vai agora para o Ministério Público, já que o inquérito policial foi encerrado. O processo que se inicia irá apurar melhor o caso. Enquanto isso, os 12 brasileiros ficam sem previsão de saída da detenção – eles estão alojados na sede da "Fuerza Especial de Lucha Contra Crimen" (FELCC), no centro de Oruro.
perícia realizada logo depois do jogo entre san jose e corinthians libertadores morte do torcedor (Foto: Diego Ribeiro)Imagem mostra sinalizador que partiu da torcida do Corinthians  (Foto: Diego Ribeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário