sexta-feira, 27 de abril de 2012

DÉCIO DE SOUZA VALENÇA PREFEITO DE SÃO BENTO DO UNA

     Governou São Bento do Una de 05 de agosto de 1944 a 23 de abril de 1945.

     Nasceu em São Bento do Una aos 15 de abril de 1914, filho de Orestes Alves Valença e Sebastiana de Souza Valença. Casado com Adelma Paiva Valença, tiveram 04 filhos, entre eles o famoso cantor Alceu Valença.

     Bacharel em Direito, na turma de 1941 da Faculdade de Direito do Recife. Adjunto de Promotor em Caruaru, antes de ser Prefeito de São Bento do Una.

      Pelo voto popular foi eleito Deputado Estadual em 1941 e Constituinte em 1946. Em concurso para Promotor, foi o primeiro classificado.

 Exerceu o Ministério Público nas Comarcas de São Bento do Una e Garanhuns. (1950-1957).

      Foi ainda Sub-Procurador do Estado, primeiro Diretor do Departamento Geral de Serviços Públicos - embrião da Secretaria de Administração Estadual ( 1950-1957). Procurador do Estado de 1959 a 1968, quando se aposentou.

      Foi membro da Ordem dos Advogados de Pernambuco, por mais de cinco décadas. Membro fundador e Presidente do Clube dos Advogados de Pernambuco.

      Agropecuarista no município de São Bento do Una, onde se destacou na pecuária leiteira, durante toda a sua vida.

      A Câmara Municipal de São Bento do Una, há mais de 05 anos, criou a medalha DÉCIO DE SOUZA VALENÇA, para destacar as personalidades que da algum modo prestarem serviços à nossa comunidade.

      Durante sua gestão, precisou licenciar-se  e foi substituído pelo Dr. Miguel Braz Pereira de Lucena, que era Juiz de Direito nesta Comarca e mais alguns dias por Luiz Marques da Natividade Mello.

       Décio sempre lutou por São Bento do Una junto ao Governo  Estadual que na época foi exercido por Agamenon Sérgio de Godoy Magalhães, Etelvino Lins de Albuquerque e José Neves Filho.

        Governou o Município durante a primeira fase ( 10 de novembro de 1937 a 31 de janeiro de 1946), do Presidente José Linhares que em 29 de dezembro de 1945 tomou posse no gabinete do Ministro da Guerra General Góis Monteiro, exercendo a Presidência por convocação das Forças Armadas, como Presidente do Supremo Tribunal Federal, tendo em vista a deposição do titular Getúlio Dornelas Vargas, e no 14º Período do também Governo Republicano ( 31 de janeiro de 1946 a 31 de janeiro de 1951), do presidente Eurico Gaspar Dutra, eleito por sufrágio direito direto e de acordo com todos os dispositivos constitucionais. A posse de Dutra se deu perante o Congresso Nacional, mas o registro no livro apropriado não conta.

DÉCIO DE SOUZA VALENÇA, faleceu em 31 de julho de 1999 na cidade do Recife e foi enterrado em sua terra natal no cemitério de São bento do Una.

POR ISSO, DR. DÉCIO TAMBÉM É UM CONSTRUTOR DE SÃO BENTO DO UNA. SE VOCÊ CONHECE ALGUMA OBRA AQUI NÃO POSTADA ENTRE EM CONTATO COM NOSSO BLOG.

POSTADO POR: LÊUCIO E MOTINHA

 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Não vi nenhuma citação de seu irmão, Lívio Valença, meu avô, a quem meu Tio-avô Décio muito apoiou na carreira política.

    ResponderExcluir