quarta-feira, 31 de agosto de 2011

CORINTHIANS E GRÊMIO


Turno novo, vida nova: Corinthians e Grêmio duelam por mais estabilidade

Em queda, Timão defende a liderança do Brasileirão nesta quarta-feira contra adversário que luta para deixar as últimas colocações

Por GLOBOESPORTE.COMSão Paulo e Porto Alegre
tite corinthians (Foto: Agência Estado)Tite: líder, mas pressionado (Foto: Agência Estado)
Corinthians e Grêmio estão separados por 16 pontos na classificação do Campeonato Brasileiro, mas se enfrentam em condições semelhantes na abertura do segundo turno. Arrasador nas primeiras rodadas e agora pressionado pelos últimos resultados ruins, o líder Timão tenta recuperar o rumo diante de um oscilante e ameaçado Tricolor gaúcho. A partida começa às 18h desta quarta-feira, no Pacaembu, em São Paulo.
Apesar de ter mantido a ponta da classificação, o Corinthians não terminou bem a metade inicial do torneio. A equipe dirigida pelo técnico Tite perdeu para o arquirrival Palmeiras por 2 a 1, domingo passado, em Presidente Prudente, e viu a cobrança aumentar. Nas últimas nove partidas, acumulou duas vitórias, três empates e quatro derrotas. A diferença para o segundo colocado, hoje o Flamengo, caiu de sete para um ponto: 37 a 36.
 Celso roth grêmio (Foto: Agência Estado)Roth tenta reerguer Grêmio (Foto: Agência Estado)
Já o Grêmio ganhou um alento na difícil batalha para fugir da queda à Série B ao derrotar o eterno rival Internacional por 2 a 1, no Olímpico. O resultado colocou o time de Celso Roth na 15ª colocação, com 21 pontos, três acima da zona da degola – o clube tem ainda um jogo por fazer, diante do Santos, pela 11ª rodada, dia 5 de outubro, em Porto Alegre.
André Luiz de Freitas Castro (GO) apita a partida. Os auxiliares são Marrubson Melo Freitas (GO) e Fábio Pereira (TO). O SporTV transmite a partida para todo o Brasil, e você acompanha também, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM.
header o que esta em jogo
Corinthians: o Timão busca uma guinada no segundo turno do Brasileirão. Depois de um início acima da média, o Alvinegro caiu de rendimento e perdeu toda a vantagem que tinha na liderança. Além de atuações ruins, a equipe vem de derrotas para Figueirense e Palmeiras, o que só aumentou a pressão sobre o elenco e o técnico Tite.
Grêmio: repetir o comportamento apresentado no Gre-Nal do último domingo. Com o favoritismo atribuído ao Inter, os tricolores motivaram-se a ponto de jogar com um empenho inédito no Campeonato Brasileiro até então. A meta de Celso Roth é reproduzir contra o Corinthians a mesma atitude, para seguir se afastando da zona de rebaixamento.
header as escalações 2
Corinthians: os oito gols sofridos em apenas quatro partidas fizeram o técnico Tite reforçar a defesa. O volante Edenílson ocupa a vaga do atacante Jorge Henrique. Na lateral direita, Alessandro se recuperou de dores na coxa esquerda e retornou a posição preenchida pelo zagueiro Wallace na última rodada. O zagueiro Paulo André também é a novidade. A formação é a seguinte: Julio Cesar, Alessandro, Chicão, Paulo André e Ramon; Ralf, Paulinho, Edenílson e Danilo; Emerson e Liedson.
Grêmio: sem Gabriel e Mário Fernandes, Roth não poderá escalar o time que iniciou o clássico da rodada anterior - o volante Adilson é o provável substituto. Mas o restante da equipe será preservado. Escudero, apesar de sentir dores no tornozelo esquerdo, está praticamente confirmado. No sistema tático 4-2-3-1, o Grêmio terá Victor; Adilson, Vilson, Saimon e Julio Cesar; Fábio Rochemback, Fernando, Douglas, Marquinhos e Escudero; André Lima.
quem esta fora
Corinthians: o zagueiro Leandro Castán não poderá atuar em virtude do terceiro cartão amarelo. O meia Alex continua fora por causa de uma tendinite na coxa direita.
Grêmio: Mário Fernandes, suspenso; Gabriel, Rodolfo e Willian Magrão, lesionados.
header pendurados (Foto: arte esporte)
Corinthians: Emerson, Danilo e Paulinho.
Grêmio: André Lima, Fernando, Gilberto Silva, Leandro e Vilson.
header fique de olho 2
Corinthians: durante o período de instabilidade, o atacante Emerson é um dos poucos destaques do time. O jogador teve boa atuação, marcou o único gol na derrota por 2 a 1, de virada, para o Palmeiras, e desponta como a grande esperança ofensiva, já que Liedson não vive grande fase.
Grêmio: Marquinhos chegou reserva ao Grêmio, mas as atuações recentes convenceram Celso Roth a encontrar espaço no time para o meia. Autor de três dos quatro gols marcados pela equipe com Roth no comando, Marquinhos auxilia Douglas na articulação e tem qualidade para avançar ao ataque.
header o que eles disseram
Tite, técnico do Corinthians: “O Grêmio está buscando se ajustar, tem o Douglas na articulação, o Marquinhos na direita, o Escudero. É o time que vem de vencer o Gre-Nal e nós sabemos o quanto isso é importante”.
Celso Roth, técnico do Grêmio: "A equipe ideal é a que ganha. No domingo encontramos sim, para aquele momento, para aquela circunstância, a equipe ideal. Se eu pudesse repetir, seria repetida, mas não temos o Mário".
header números e curiosidades
*Quem venceu mais no histórico do confronto no Brasileiro? Confira tudo na Futpédia.

*Os últimos três confrontos entre Corinthians e Grêmio apresentaram vitórias dos visitantes:
Corinthians 2 a 1 no primeiro turno do Brasileiro de 2010 (gols de Ralf e Souza; Maylson descontou); Grêmio 1 a 0 no segundo turno do Brasileiro de 2010 (gol de Douglas); Corinthians 2 a 1 no primeiro turno do Brasileiro de 2011 (gols de Chicão e Liedson; Douglas descontou).

*No cômputo geral, Corinthians e Grêmio já se enfrentaram 72 vezes, com vantagem para o Tricolor gaúcho. O Grêmio venceu 29 partidas, contra 26 vitórias do Corinthians e 17 empates. Foram 98 gols dos sulistas contra 81 dos paulistas. O primeiro confronto entre essas equipes aconteceu em 1947. No dia 11 de dezembro de 1947, o Corinthians derrotou o Grêmio em Porto Alegre por 1 a 0.
header último confronto v2
Depois de perder na final do Campeonato Paulista, o Corinthians mostrou reação imediata. No dia 22 de maio, derrotou o Grêmio por 2 a 1, de virada, no estádio Olímpico, logo na abertura do Brasileirão. Os gaúchos abriram vantagem, com Douglas cobrando pênalti, mas o Timão virou com Chicão, também em penalidade, e Liedson. O resultado só aumentou os problemas gremistas que, mais tarde, demitiria o técnico Renato Gaúcho(assista ao vídeo com os melhores 

Nenhum comentário:

Postar um comentário