segunda-feira, 25 de abril de 2011

Vereador Jamil Murad promove debate em homenagem a Cuba


Acontece no próximo dia 25, segunda-feira, a partir das 19h na Câmara Municipal de São Paulo, o debate “Os 50 anos da vitória em Praia Girón”. O evento, aberto ao público, é uma homenagem e um ato de apoio do vereador Jamil Murad (PCdoB)ao povo cubano que, em abril de 1961, venceu, naquele local, a invasão inimiga financiada pelos Estados Unidos.

Para debater o tema, estão confirmadas as presenças de Lázaro Cabrera, cônsul-geral de Cuba; Vivian Mendes, do Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba; Socorro Gomes, presidente do Cebrapaz, além do próprio parlamentar proponente.

Com o apoio do PCdoB, do Cebrapaz, da Fundação Maurício Grabois, do portal Vermelho e da UJS, o debate visa pôr em pauta a trajetória de resistência da Ilha e a luta pelo socialismo tanto no cenário pós-revolução quanto nos dias de hoje em que o país busca atualizar sua economia e sua política frente aos desafios do século 21.

“Queremos homenagear o povo cubano e a luta árdua que tem travado para vencer as agressões imperialistas e construir o socialismo na Ilha. Seu heroísmo é um patrimônio da humanidade”, disse o vereador Jamil Murad.

Para ele, o episódio de Praia Girón mostra não apenas a disposição dos cubanos em construir um novo país como também o caráter da ofensiva estadunidense para minar o caminho socialista escolhido pela Ilha.  "Cuba tem superado seus obstáculos e obtido grandes vitórias. Isso nos dá muita alegria e orgulho", colocou Murad.

“Ao longo desses 50 anos de revolução, Cuba e o socialismo nos permitiram sonhar com a possibilidade de um mundo humano, mais justo com as diversidades”, argumentou Netinho de Paula, que compõe com Jamil a bancada comunista na Câmara paulistana.

Segundo ele, “por mais que existam dificuldades, o povo cubano jamais deixou de acreditar nesta revolução e segue empunhando a bandeira pela igualdade e pela soberania de seu país. Acho muito justo e oportuno que façamos esta homenagem a Cuba”.

O debate “Os 50 anos de Praia Girón” acontece dia 25/04, a partir das 19h, no Salão Nobre da Câmara de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3396-4390 ou pelo e-mailimprensajamilmurad@camara.sp.gov.br

História

Há 50 anos, no dia 17 de abril de 1961, pouco mais de dois anos após a vitória da Revolução Cubana, os Estados Unidos, preocupados com a “ameaça socialista” e sob o governo do republicano Dwight  Eisenhower, resolveram financiar um exército mercenário para invadir a Ilha.

A invasão teve início com um bombardeio repentino às bases aéreas cubanas, mas bastaram 72 horas para que o povo cubano vencesse a brigada mercenária treinada durante meses pela CIA. No enterro das vítimas do ataque, Fidel Castro proclamou o caráter socialista da revolução, caminho que já vinha se desenhando por meio das medidas tomadas pelo novo governo desde o final dos anos 1960.
 
Por Assessoria de Imprensa Jamil Murad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário