terça-feira, 15 de março de 2011

A HISTÓRIA


No fértil vale do Ipojuca, nasceu no final do século XIX a cidade de São Bento, originária da Fazenda Santa Cruz e considerada berço da pecuária leiteira e da avicultura na região.

O nome da cidade teve origem na invocação que os moradores faziam ao santo, para se livrarem das cobras durante a desbravação da fazenda na formação da cidade. A complementação do nome foi feita em 1941, homenageando o Rio Una e distinguindo a cidade de outras com o mesmo nome.
A Lei 476 de 30 de abril de 1860 criou a Vila de São Bento, data essa que marca a nossa emancipação política. Em 1900, com grandes festividades São Bento passou a cidade.

A 206 km da capital São Bento do Una conta com uma área de 712,9 km2, seu acesso é feito pelas BRs 232, 423 e PE 180. limitando-se ao norte e nordeste com Belo Jardim, ao sul com Lajedo, Jupi e Jucati, ao leste com Cachoeirinha e ao oeste e noroeste com Capoeiras, Sanharó e Pesqueira. A sede do município tem uma altitude aproximada de 614 metros e coordenadas geográficas de 08 Graus 31 min. 22 seg de latitude sul e 36 Graus 06 min. 40 seg de longitude oeste, A vegetação desta unidade é formada por florestas subcaducifólica e Caducifólica,próprias das áreas agrestes. O clima é do tipo tropical chuvoso, com verão seco. A estação chuvosa se inicia em janeiro/fevereiro com término em setembro, podendo se adiantar até outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário