terça-feira, 15 de março de 2011

Câmara de Vereadores de São Bento do Una, A HISTÓRIA

O Poder Legislativo é composto em cada Município pelos Vereadores, eleitos pela população. O vereador é a força representativa da comunidade. O conjunto dos vereadores forma a Câmara Municipal ou Câmara de Vereadores. Dentre as funções da Câmara de Vereadores está a de fazer as leis do Município, aprovar o Orçamento Anual, fiscalizar o Poder Executivo Municipal, representado pelo Prefeito e propor políticas públicas para o Município, que tornem a sociedade mais justa e humana.
O Vereador é o político mais próximo da comunidade, podendo com isto avaliar as necessidades, tais como: saneamento básico, educação básica, saúde, coleta de lixo, iluminação pública, proteção ambiental e muito mais.
É direito e ao mesmo tempo dever da população cobrar do Vereador atitudes de modo a representá-los com dignidade e competência, apresentando propostas e sugerindo medidas que beneficiem a coletividade.
O bom Vereador, portanto, é aquele que exerce estas funções com zelo e responsabilidade, prestando contas do seu trabalho à população, garantindo assim a transparência e o compromisso com os interesses da população.
A primeira Câmara de Vereadores data de 1656, na cidade de Jundiaí – SP. Já em São Bento do Una a primeira Câmara foi eleita, para um mandato de 04 (quatro) anos, no dia 07 de setembro de 1860, sendo composta pelos seguintes Vereadores: Bento José Alves de Oliveira, Francisco Alves Maciel; João Leão; Vitor Teixeira, João Emiliano de Seixas Valença, João Porciúncula Valença e Manoel Antonio de Andrade Dede.
Porém, até o ano de 1984 a Câmara de São Bento do Una era totalmente dependente da Prefeitura. A partir daí, sob a presidência do Vereador Antonio Almeida Cavalcante, houve a independência dos poderes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário