Em Pernambuco, a crise econômica atingiu também os festejos juninos: seis cidades cancelaram a programação das festas de São João nas ruas, de acordo com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). No Sertão do estado, foram canceladas as festas das prefeituras de Lagoa Grande, Carnaíba, Betânia e São José do Egito. No Agreste, não vai ter festa em Lagoa dos Gatos. Na Zona da Mata, a cidade de Cortês também cancelou os festejos.
Além disso, outras doze cidades cortaram os gastos, reduzindo as despesas com as festas de São João. É o caso de Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife; Lagoa do Carro, Macaparana, Nazaré da Mata, Carpina e Chã de Alegria, na Zona da Mata; Pesqueira e Casinhas, no Agreste; e Afogados da Ingazeira, Custódia e Parnamirim, no Sertão.
O presidente da Amupe, José Patriota, explica que os cortes e cancelamentos foram realizados por causa das complicações financeiras dos municípios, que não têm como bancar sozinhos as festas de São João.
“Se tinha recursos próprios, recursos do Estado, recursos da União e da iniciativa privada. Em todas essas áreas, há uma redução drástica de financiamento. Infelizmente, os municípios pernambucanos não têm como sustentar e manter a mesma a programação do ano anterior”, comenta Patriota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário