segunda-feira, 21 de maio de 2012

Manifestações ocupam as ruas de dez cidades


Seg, 21/05/12 10h41
marcha
Manifestantes de dez cidades saem às ruas neste final de semana e promovem a Marcha da Maconha, movimento que pressiona por mudanças na política de drogas e pela liberação do consumo e produção da erva no Brasil.
Curitiba (PR), Manaus (AM), Petrópolis (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP) recebem a marcha neste sábado (19). No domingo (20), os protestos acontecem em Aracaju (SE), Atibaia (SP), Jundiaí (SP), Natal (RN) e Recife (PE). Outras marchas estão programadas para ocorrer até o dia 09 de junho.
Em São Paulo, mais de 3 mil pessoas confirmaram a presença por meio de um evento criado no Facebook. Segundo um dos organizadores da marcha paulistana, Julio Delmanto, a expectativa é que a participação seja ainda maior. “Estamos em um momento de melhor organização do movimento”, afirma.
Com o mote “Basta de guerra: Por outra política de drogas”, o movimento questiona a atual diretriz que regulamenta o uso de drogas no país (veja vídeo). “Essa é a primeira vez que a gente pode voltar toda a nossa estratégia não para reivindicar o direito de se manifestar, mas para discutir esse tema”, destaca Delmanto, ressaltando como um avanço a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que em 2011 reconheceu a legalidade das marchas, reforçando a garantia do direito à manifestação.
A Marcha da Maconha de São Paulo conseguiu arrecadar R$ 15.760, doados por 294 pessoas, para a construção da marcha deste sábado. Além da compra de equipamentos como mega-fones, a arrecadação financiou a publicação de 7 mil cartilhas e a produção de bottons e adesivos, que serão distribuídos aos marchantes.
A programação está prevista para começar às 13h, no Museu de Arte de São Paulo (MASP). O professor de História da Universidade de São Paulo (USP), Henrique Carneiro, o integrante da Associação de Juízes para a Democracia, José Henrique Torres, e o autor do livro “O Fim da Guerra”, Denis Russo, participarão do evento e promoverão uma aula pública sobre drogas. Logo em seguida, haverá apresentação do rapper Sandrão RZO e, depois disso, manifestantes saem em marcha até a Praça da República.
Delmanto lembra que é importante que os marchantes evitem provocações por parte da Polícia Militar. Marchas ocorridas no Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) registram problemas com a Corporação. “Apesar de estarmos resguardados pela decisão do STF, a Polícia segue utilizando a lei de apologia sem critérios para nos reprimir. Estamos tentando nos prevenir de todas as formas, inclusive dialogando com a polícia, e orientamos para evitar portar substâncias ilícitas e responder a provocações”, ressalta.
Confira a programação dessas e das próximas marchas:
25 de maio
Brasília (DF) - Museu da República, 14h
26 de maio
Diadema (SP) - Praça da Moça, 13h
João Pessoa (PB) - Praça. João Pessoa, 14h
Joinville (SC) - Praça da Bandeira, 16h20
Juíz de Fora - Parque Halfeld, 11h
Nova Iguaçu (RJ) - Praça do Skate, 14h
Porto Alegre (RS) - Arco da Redenção, 15h
Santa Maria (RS) - Parque Itaimbé (Concha Acústica), 14h
27 de maio
Blumenau (SC) - Praça do Biergarten, 15h
Guarulhos (SP) - Rua Nove de Julho (Fórum), 15h
Viçosa (MG) - Quadra do alojamento 'Posinho', 14h
1 de junho
Goiania - Praça Universitária, 16h20
2 de julho
Campo Grande - Praça do Rádio, 16h20
Florianópolis (SC) - Avenida Beira Mar Norte (Trapiche), 16h20
Campinas (SP) - Largo do Rosário, 14h
Teresina (PI) - Praça da Liberdade, 16h00
9 de junho
Rio das Ostras (RJ) - A definir, 16h20
Fonte: Brasil de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário