sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

DÉBORA ALMEIDA: Muito trabalho, indicações, aprovação da LOA, muita Fé e esperança para 2024

 Não foi apenas uma vitória nas urnas: O mandato exercido pela única representante nascida no agreste meridional, mas com destacada atuação nas demais regiões do estado, vem modificando os olhares da população (e até de outros políticos) dentro ou fora da Assembleia Legislativa.

Débora Almeida foi a parlamentar tucana mais votada, dentro do seu partido em 2022 mas isso, por si só, não é o maior referencial da ex-prefeita de São Bento do Una que no âmbito da educação, por exemplo, fortaleceu o seu município elevando-o a um patamar superior, focando nos benefícios para alunos, pais e mães, bem como para os profissionais da área. Como mostra da aprovação e reconhecimento da sua gestão, obteve na sua São Bento do Una 41,89% dos votos, tornando-se majoritária no município. Semelhantemente nos municípios de Terra Nova e Verdejante, no Sertão Central, foi eleita majoritária com 47,39% e 29,71% dos votos, respectivamente. 


Ao todo, 51.282 pernambucanos em 169 municípios saíram de casa para confirmar um voto de confiança para Débora nas urnas.


Dentro da ALEPE, Débora Almeida por sua vez, vem construindo sólidas relações com os seus pares e a despeito de compor uma minoria feminina no parlamento, faz prevalecer a dignidade e o respeito que a casa de Joaquim Nabuco sempre direcionou às parlamentares. Em suas falas, a tucana costumeiramente remete-se à ‘violência de gênero dentro da política’ cujos alvos, segundo ela, são na maioria das vezes as mulheres. 


Mesmo assim, vencendo preconceitos já no primeiro mandato, foi escolhida pelos pares para assumir a presidência da relevante Comissão de Finanças e Tributação, constituindo-se como a primeira mulher a assumir tal cargo em toda a história da ALEPE. Além dessa, Débora ainda compõe a membresia de diversas outras comissões daquela casa. 


Mais recentemente, para fechar o seu primeiro ano legislativo, no dia 04 de dezembro e ao lado dos seu pares, a deputada protagonizou o mais importante momento para a economia de Pernambuco neste ano e que oxigenará a engrenagem, dando maior flexibilidade à gestão estadual e garantindo as ações públicas necessárias a partir de 2024: Sob seu comando na Comissão de Finanças, foi aprovada a Lei Orçamentária Anual. Foram sessões difíceis, mas a culminância recompensou seu trabalho e de todo o colegiado que preside. A parlamentar obteve ao final do seu relatório, inclusive, elogios de todos os deputados em face da sua atuação técnica frente ao enorme desafio. No dia seguinte, a matéria foi coroada com a aprovação unânime pelo plenário da Casa e segue para sanção pela Governadora Raquel Lyra (PSDB).  


Em discurso no plenário, após aprovação da LOA e publicado em suas mídias sociais, a deputada celebrou e agradeceu a todas as equipes da ALEPE envolvidas na apreciação da peça enviada pelo Governo do estado e aos seus  colegas parlamentares: “Quero agradecer o trabalho dessa casa. Aqui foram feitos diversos debates com a contribuição de todos os deputados (...) cada um que propôs sua emenda e graças a isso pudemos apresentar neste plenário um relatório final que conseguiu atender aos interesses do povo pernambucano (...) no próximo ano vai ter muito trabalho, se Deus quiser!”.     


 Fotos: Matheus Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário