segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Projeto “Cordelizando o Agreste” volta a São Bento do Una na Escola Erem José do Patrocínio Mota

 Nas andanças pelo Agreste e Sertão Pernambucano também tem volta, o Projeto “Cordelizando o Agreste”: encontro de Poetas em Aulas Espetáculo volta rumo ao Agreste Central levando a cultura popular tradicional e mais uma vez o projeto voltou à Capital do ovo. 

O referido projeto idealizado e apresentado pelo Poeta Cordelista Wilson China foi aprovado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura- FUNCULTURA e ministra aulas-espetáculo para estudantes inseridos na rede publica de ensino, através de um conteúdo que combina entretenimento e cultura, por onde passa o projeto tem encantado as escolas integrando a cultura à educação.
Nesta Sexta-feira (26/08/22), os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio José do Patrocínio Mota na cidade de São Bento do Una, acolheu o Projeto "Cordelizando o Agreste". Cumprindo o roteiro, a Aula-espetáculo foi iniciada pela Produtora cultural Edione Santana (Coordenadora executiva do projeto), a qual apresentou o projeto ao público presente, em seguida, foi exposto aos estudantes à finalidade do projeto e a importância da valorização da Cultura dentro das Escolas. 
Na sequência, a Diretora do evento Marcelline Cavalcanti, apresentou a biografia que antecipou a apresentação do poeta Wilson China e convidados, aos estudantes e membros da equipe escolar. 

Sequenciando a aula-espetáculo, o profissional de Educação Inclusiva Adriano Santos, realizou a audiodescrição do ambiente e do evento para um artista participante que é deficiente visual.


Após a fundamentação histórica e artística do Cordel, o Poeta Wilson China fez referência as vertentes, trazendo para o palco os poetas convidados, iniciando pela Poesia Matuta declamada pelo Poeta Nadinho do Açude Novo, sequenciando as apresentações pelos Aboaiadores: Os brilhantes das vaquejadas, Givaldo Gino e Zé Inaldo com as toadas de gado e do aboio, logo após foi à vez do repente, martelo alagoano, martelo galopado, as sextilhas, septilhas e os versos decassílabos apresentados pelo Violeiro Repentista Antônio Barbosa.

Foi um momento riquíssimo onde o público presente pôde conhecer com profundidade a Literatura de Cordel e suas vertentes. Na ocasião, a estudante Elaine Bezerra apresentou uma poesia de sua autoria comprovando  a relevância da preservação da referida arte. 

Foi entregue certificados de participação aos estudantes e a doação de duzentos e setenta e cinco cordéis com diversos temas de autoria do Poeta Wilson China além um banner do projeto, para que a escola possa manter em evidência a literatura de cordel nas salas de aula e assim contribuir com a formação de novas plateias.

      O projeto "Cordelizando o Agreste" segue a sua caminhada contemplando outros municípios nos quais  diversos estudantes serão agraciados com as ações do projeto.     




Nenhum comentário:

Postar um comentário