sexta-feira, 30 de março de 2012

SAUDADES DE ZÉ MOTA


O SR. LUIZ PIAUHYLINO (PTB-PE) pronuncia o seguinte discurso:
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, peço que se registre nos anais desta Casa a merecida homenagem a José do Patrocínio Mota, cujo falecimento no dia 15 de abril deste ano tem sido motivo de imenso pesar e saudade para os amigos, parentes, correligionários e conterrâneos.
Filho de Cira Valença e Sebastião Mota, nasceu na cidade de Pesqueira, em 19 de março de 1921, dia de São José. Portanto, do Santo herdou o primeiro nome. Em homenagem ao herói abolicionista, recebeu como segundo nome: Patrocínio.
Mais conhecido por Zé Mota, notabilizou-se como político e administrador público de grande tradição no Estado de Pernambuco.
Mesmo transcorridos mais de dois meses do seu falecimento, a cidade de São Bento do Una – onde viveu e exerceu a atividade política – continua a prantear o passamento do seu ilustre filho adotivo.
Prefeito de São Bento do Una por três vezes, nos períodos de 1956-1959, pelo PSD; 1970-1973 e 1977-1982, pelo então MDB, Zé Mota era uma figura humana amiga, simples e humilde, respeitado e admirado por todos, até mesmo pelos seus adversários políticos, que viam nele uma pessoa extraordinária, dono de um carisma inigualável.
Zé Mota foi exemplo de homem público competente e determinado. Conciliador, era, no entanto, muito firme na defesa de seus princípios e ideais. Como administrador, revelou-se possuidor de enorme visão e preocupação social. Suas administrações foram marcadas por obras como o Colégio Agrícola Cônego João Rodrigues e o Ginásio Municipal – hoje, estadual – Professora Lenita Fontes Cintra. As obras de arte que fez construir ao longo das estradas do interior do município, bem como o saneamento dos núcleos urbanos e os sistemas de distribuição de água potável demonstram a consciência e o alcance social do seu governo.
Deixou viúva Nilda Valença Mota e filhos, entre eles a primogênita Eliane Valença Mota, que foi vice-prefeita de São Bento do Una, cargo que desempenhou com brilhantismo, seguindo sempre os ensinamentos de seu pai.
Ao compartilhar com a família justificados sentimentos de pesar e saudade, recordamos do amigo sincero e do eminente político a atenção com as pessoas e o cuidado especial com que se empenhava no encaminhamento dos assuntos relacionados a São Bento do Una, na busca de soluções para superar desde os problemas mais simples até os mais complexos, no esforço de concretizar projetos que resultaram em importantes e amplos benefícios para a população local. Com a morte de Zé Mota, São Bento do Una perde um de seus maiores benfeitores.
Defensor das mais legítimas causas populares, trabalhador incansável,  líder carismático, recebe ele, hoje, com inteira justiça, elevados tributos de admiração, respeito e gratidão.
Enfim, conforta-nos parcialmente a certeza de que as virtudes de Zé Mota, assim como suas obras, estão gravadas no bronze da história, para orgulho de Pernambuco, servindo de exemplo às gerações de hoje e de amanhã e, por conseguinte, garantia de novas e sucessivas conquistas na luta pela grandeza e pelo bem-estar do povo, especialmente da cidade de São Bento do Una.
Muito obrigado, obrigado a Zé Mota pelo valioso legado de uma vida consagrada ao bem comum, com muito trabalho, dignidade, competência, determinação e solidariedade aos menos favorecidos.
Com saudades, nossa reiterada homenagem a José do Patrocínio Mota, um dos melhores filhos de Pernambuco e grande benfeitor de São Bento do Una.

Nenhum comentário:

Postar um comentário