sexta-feira, 30 de março de 2012

Ex-pároco de S. B. do Una é nomeado bispo pelo Vaticano

Na última quarta-feira (21), o Vaticano divulgou em seu Boletim Oficial duas novas nomeações a religiosos pernambucanos. Os renomeados foram o bispo Adriano Ciocca Vasino, de Floresta, no Sertão do estado, que foi nomeado para assumir a diocese de São Félix do Araguaia, no norte do Mato Grosso e do padre e reitor do seminário interdiocesano de Caruaru, no Agreste, José Luiz Gomes de Vasconcelos, que foi nomeado bispo auxiliar de Fortaleza, no Ceará.
A notícia do ex-pároco de São Bento do Una como novo bispo foi divulgada pela Diocese de Garanhuns em sua página na web, onde se tem acesso ao comunicado da Munciatura Apostólica do Brasil.
O agora Bispo José Luiz Gomes tem 48 anos e nasceu em Garanhuns, foi pároco de São Bento do Una, Agreste do estado, durante 6 anos. Antes havia passado pela paróquia de Águas Belas, onde permaneceu por dez anos.
Após sair de São Bento, Padre José Luiz fez mestrado em teologia na Universidade Gregoriana em um curso de formadores de seminaristas na Universidade Salesiana, na Itália. Após três anos, assumiu a reitoria do seminário interdiocesano de Caruaru.

Atualmente, junto a uma equipe, é responsável pela formação de seminaristas de cinco dioceses: Caruaru, Garanhuns, Floresta, Pesqueira e Salgueiro.


Confira na integra o comunicado:

COMUNICADO DA NUNCIATURA APOSTÓLICA NO BRASIL

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunica que o Santo Padre Bento XVI, acolhendo a solicitação do Excelentíssimo Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, de poder contar com a colaboração de mais um Bispo Auxiliar, nomeou Bispo titular de “Canapio” e Auxiliar de Fortaleza, no Estado do Ceará, o Reverendíssimo Pe. José Luiz Gomes de Vasconcelos, atualmente Reitor do Seminário Maior de Caruaru, no Estado de Pernambuco.
A notícia será publicada no Jornal “L’Osservatore Romano”, no dia 21 de março de 2012, quarta-feira, às 12 horas de Roma, devendo ficar protegida pelo SEGREDO PONTIFÍCIO até essa data.
Brasília, 12 de março de 2012
Nunciatura Apostólica no Brasil

CURRICULUM VITAE – Pe. José Luiz Gomes de Vasconcelos

Origem familiar
Nasceu em Garanhuns, PE, aos 12 de maio de 1963, filho primogênito de José de Vasconcelos Pontes e Marlene Gomes de Vasconcelos, de uma família de seis irmãos.

Dados sacramentais
Foi batizado aos 22 de maio de 1963 na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição (hoje Nossa Senhora do Perpétuo Socorro), dos missionários redentoristas em Garanhuns. Na mesma paróquia recebeu a primeira comunhão. Em 1976, na Catedral de Garanhuns, foi crismado por Dom Tiago Postma. Aos 12 de outubro de 1987, por ocasião da festa de Nossa Senhora Aparecida, foi instituído leitor e acólito. Aos 19 de agosto de 1989, domingo da Assunção de Nossa Senhora, foi ordenado diácono na Igreja matriz de Águas Belas, PE, e, aos 9 de dezembro de 1989, foi ordenado presbítero, pela imposição das mãos de Dom Tiago Postma, na Igreja matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde foi batizado.

Formação escolástica
Fez o curso primário no Instituto São José, das Irmãs da Sagrada Providência, em Garanhuns, PE. Cursou o primeiro e o segundo graus no Colégio Santa Sofia, das Religiosas da Instrução Cristã, em Garanhuns, ingressando a seguir no Seminário Propedêutico da Diocese. Em 1984, foi enviado para o Seminário Regional do Nordeste II e iniciou o curso de filosofia no Instituto de Teologia do Recife – ITER. No ano seguinte, foi enviado por seu bispo diocesano para o Seminário Diocesano de Guarulhos, SP. Concluiu o curso de filosofia e teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção em São Paulo, em 1988. No ano de 2008, obteve o diploma de mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e o Atestado de Qualificação em Formação Vocaconal pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma.

Exercício do ministério presbiteral
Três meses após sua ordenação presbiteral, recebeu provisão de Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Águas Belas, e Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens em Itaiba, PE. Exerceu estes ministérios por dez anos. Dedicou especial atenção aos índios Fulni-ô, de Águas Belas. Durante este período foi membro da equipe de formação sacerdotal diocesana. Em 1999 foi eleito membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da Diocese. No ano de 2000,  foi nomeado por Dom Irineu Roque Scherer Pároco da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos, em São Bento do Una, e, em 2002, foi eleito Coordenador Diocesano de Pastoral, ministério que deixou em 2005, quando foi estudar em Roma. Aos 31 de julho de 2008, recebeu provisão como Formador junto ao Seminário Interdiocesano de Caruaru, por Dom Fernando Guimarães, e, aos 11 de dezembro daquele mesmo ano, recebe de Dom Bernardino Marchió, Bispo de Caruaru, provisão como Reitor do Seminário Interdiocesano Nossa Senhora das Dores.
O Bispo Diocesano de Garanhuns, Dom Fernando Guimarães, recebeu a comunicação em carta reservada do Encarregado de Negócios interino da Nunciatura, Mons. Piergiorgio Bertoldi, que assim concluiu: “Ao comunicar-lhe o quanto precede, felicito cordialmente a Diocese de Garanhuns pela escolha de um membro do seu clero para a plenitude do sacerdócio, na pessoa do Pe. José Luiz Gomes de Vasconcelos”.
A ordenação episcopal de Dom José Luiz acontecerá no próximo dia 11 de junho, às 16 horas, na Catedral de Santo Antênio, em Garanhuns. Consagrante principal será nosso Bispo Diocesano, Dom Fernando Guimarães, que será acompanhado pelos Co-Consagrantes: o Arcebispo de Fortaleza, Dom José Aparecido Tosi Marques, e o Bispo de Caruaru, Dom Bernardino Marchió.  
A Diocese alegra-se com esta nomeação e deseja ao novo Bispo muitas bênçãos no seu ministério.
fonte:hojes.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário