sexta-feira, 19 de setembro de 2014

A Luneta do Tempo, Filme de Alceu Valença tem estréia prevista pra 2015 nos Cinemas.

A história começa pelos olhos de uma criança. As imagens cotidianas do menino Rodrigo, que vive na fazenda Riachão, criam as primeiras impressões do filme. O clima interiorano, o casarão da fazenda, o belo pôr-do-sol, a boiada e o circo, com toda a sua magia, são o prelúdio para o desenvolvimento da trama. Um lapso de tempo e Rodrigo, já como diretor de cinema, volta à São Bento do Una e a fazenda de sua infância para filmar a saga de Lampião, Maria Bonita, Severo Brilhante e seu bando contra Antero Tenente e seus soldados.
“A Luneta do Tempo” aborda o cinema dentro dele mesmo e traz a figura mais conhecida do cangaço brasileiro: Virgulino Lampião – o mito – como um de seus personagens principais, revestindo o filme de um caráter épico. A batalha entre os cangaceiros e os soldados vai além das armas de fogo, peixeiras e punhais, e ganha sua força maior na palavra e na música. Um jogo de rimas permeia o desafio constante entre os oponentes. O circo é o elemento por onde a trama ganha contornos líricos e lúdicos e o personagem de Nagib Mazola, o dono do circo, traz a pitada de sedução, aventura e mistério do filme.
“A Luneta do Tempo” é uma homenagem ao Brasil por meio da musicalidade, da beleza e da forte imagética do agreste. Lança um olhar contemporâneo e afetivo sobre elementos que formam a nossa identidade cultural, ao mesmo tempo em que propõe um regresso às origens como quem observa o mundo por uma luneta aguçada em permanente transformação, como o próprio tempo de Alceu Valença e seu universo musical, poético e agora cinematográfico.

‘“A Luneta do Tempo” não segue a linha de nenhum musical tradicional. No fundo, é um mergulho que faço em minha infância, no meu passado. E este passado tem a trilha sonora das ruas do Nordeste, dos cantadores anônimos, coquistas, violeiros, emboladores, cegos arautos de feira, da música de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, do samba-canção dos anos 50, da música contemporânea brasileira. Um documento para se pensar a cultura do Brasil e do Nordeste. ’ Alceu Valença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário