Após uma chegada reservada apenas a autoridades e convidados na sexta-feira, a taça da Copa do Mundo finalmente foi exposta ao povo haitiano, neste sábado, em um evento em Porto Príncipe, capital do país. O ginásio Vincent, um complexo poliesportivo da cidade, ficou lotado, com todos querendo um registro junto ao troféu. A exposição começou às 9h (horário local), e seguiu com longas filas durante todo o dia.
Diversos haitianos presentes usavam camisas do Brasil. O povo é um dos que mais se identificam com a seleção brasileira desde o amistoso conhecido como "jogo da paz", realizado em 2004, com vitória da seleção brasileira por 6 a 0 sobre os donos da casa. Recém-campeões do mundo na época, os brasileiros foram recepcionados por milhares de haitianos nas ruas de Porto Príncipe, que acompanharam o caminho dos carros blindados com os jogadores até o estádio Sylvio Cator.
saiba mais
- Um dos presentes na exposição da taça ainda lembra bem daquele dia e, apesar de não lembrar do resultado, afirmou que o jogo da paz ficará para sempre na memória do povo haitiano. Para ele, que foi à exposição com a camisa da seleção brasileira, a visita da taça da Copa do Mundo ao país é mais um momento inesquecível.
- Quando eu vi a taça me senti muito bem. É um dia histórico para o país e estou muito feliz de vê-la de perto - disse o haitiano.
O troféu fica no país até domingo. Depois, segue sua viagem pelo mundo e desembarca em Granada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário