terça-feira, 10 de setembro de 2013

O CORAÇÃO DE D. PEDRO I:

Poucos sabem, mas o coração de D. Pedro I do Brasil, encontra-se conservado na igreja da Lapa na cidade do Porto em Portugal. Conforme seu desejo testamentário, seu corpo ficaria no Brasil, porém seu coração em Portugal (clara alusão a terra que nasceu e a outra na qual pertenceu).

O coração pode ser visto apenas com autorização e por poucos,
Ribeiro da Silva, historiador e mesário da Ordem da Lapa, alerta sobre a fragilidade do coração de D. Pedro, que morreu em Queluz em Setembro de 1834 e chegou ao Porto em Fevereiro de 1835. “Não podemos vê-lo, porque o coração é órgão frágil e este tem muitos anos. Receamos que possa estar em estado precário. As operações são muito complexas, tudo isso agita muito e temos receio de um mau resultado. Queremos que seja aberto o mínimo possível'', observou o professor.

Na capela mor da igreja portuguesa, por trás de uma pesada porta de bronze, encontra-se o coração do Imperador. Ele foi oferecido à cidade por sua viúva, a Imperatriz Amélia,
cumprindo o desejo do marido.


As chaves da urna estão oficialmente guardadas no Gabinete do Presidente da Câmara Municipal do Porto. A urna de madeira onde se encontra o coração do monarca, foi feita à imagem e semelhança da urna original, que também se encontra em exposição na Lapa, e que o transportou de barco desde Lisboa até o Porto em 1835.

Na urna encontra-se a seguinte descrição:

"D. Pedro, Duque de Bragança, fundador da liberdade pública, seu doador e vingador havendo, por impulso da Divindade e com a sua grandeza de alma, aportado às praias do Porto e tendo ali, com o seu exército e pela grande e quase incrível ajuda que lhe prestaram os Portuenses, vingando ao mesmo tempo e com justas armas, a Portugal, tanto de tirano que o oprimia como de toda a sua facção, elegendo o Duque, por isto mesmo, e ainda em vida, aquele lugar onde tão magnanimamente expôs a própria vida pela Pátria, para nela, depois da morte descansar o seu Coração, Amélia Augusta, amantíssima consorte do Duque, querendo, de boa vontade, cumprir o voto de seu Esposo, colocou, reverentemente, nesta urna, os despojos mortais do Coração de seu marido".

Para saber mais sobre o coração, recomendamos que vejam este vídeo no Youtube narrando um evento no qual ele foi retirado de sua urna:

Equipe História Agora - Camila Maréga

Nenhum comentário:

Postar um comentário