sexta-feira, 7 de junho de 2019

HISTÓRIA DO AÇUDE VELHO DE SÃO BENTO DO UNA - PE




Compulsando velhos documentos da Assembleia Legislativa Provincial, vi que o nome do reservatório d´água é "Açude da Nação" e data de 1852/1853. Foi construído porque o açude particular dos Valença já se tornara pequeno e a população do lugar de São Bento crescera muito com a chegada dos fugitivos da "Guerra dos Cabanos" (1832-1835).

 No entanto, quando foi inaugurado o Açude do Missionário, em 1877, o povo passou a chamar o Açude da Nação de Açude Velho. Em 1874, Olavo Correia Crespo doou à Municipalidade um terreno banhado pelo riacho Bela Vista para a construção de um açude que logo em seguida foi realizado por Álvaro Estêves Braga, vencedor da licitação por 600$000 (seiscentos mil réis). Daí, então, o povo passou a chamar de Açude do Doutor Olavo, ou simplesmente "Açude do Doutor". Este hoje não mais existe pois que em seu derredor foram construídas casas. 

Então, tínhamos três açudes: um da Nação, um provincial e um municipal. Na atualidade, sobrevivem Açude Velho e o das Capoeiras, mas isso é outra história.

fonte: Orlando Calado

Nenhum comentário:

Postar um comentário