quinta-feira, 24 de maio de 2018

São Bento do Una Conquista Prêmio Nacional

Programa Estou Presente Professor é um dos cinco projetos vencedores do Prêmio MuniCiência, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios, que busca reconhecer e valorizar as práticas inovadoras implementadas pelos gestores municipais de todo o país.

O anúncio ocorreu em cerimônia realizada no início desta tarde, durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A certificação foi recebida pela Prefeita do Município, Débora Almeida. São Bento do Una foi o único município pernambucano entre os finalistas  do Prêmio.
O Estou Presente Professor está entre a soluções inovadoras para os desafios sociais e econômicos enfrentados pelas administrações municipais, e agora servirá de inspiração a outras jurisdições.  Escolhido  pela comissão técnica e votação pública, o programa será tema de Guias de Replicação publicados pela CNM e distribuídos a gestores municipais de todo o Brasil. Também será apresentado em seminários nacionais e internacionais para intercâmbios de experiências.

O Programa Estou Presente Professor, é desenvolvido pelo Governo Municipal de São Bento do Una, através da Secretaria de Educação. Em louvor a esta ação, o município saiu de um índice de 17,8% em 2004, para 0,27% em 2017.
As premissas do Programa são: a erradicação da evasão escolar através do monitoramento e acompanhamento individual dos estudantes; elevar a aprendizagem; reduzir a reprovação e combater a distorção idade série. Todo o trabalho é realizado de forma integrada com todas as escolas, demais secretarias do governo municipal e auxílio do Conselho Tutelar, Ministério Público de Pernambuco, Organizações não governamentais e igrejas.
O Estou Presente Professor também registra um aumento significativo na aprovação dos estudantes passando de 84% em 2012 para 91,7% em 2017. E a redução no número de reprovados que passa de 12,8 % em 2012 para 8, 2% em 2017.
Além disso, em 2012 tornou-se politica pública no município.  No mesmo ano em que foi finalista no prêmio ODM, objetivos que antecederam os ODS. A ação tem as suas práticas alinhadas a agenda 2030, atendendo a três do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável,  1, 4 e 17.
• 1- “Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares”;
4- “Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos“;
• 17- “Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

fonte: blog Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário