segunda-feira, 18 de setembro de 2017

ALERTA PARA O RISCO DE ESQUISTOSSOMOSE NO AÇUDE VELHO



Placas de alertas foram colocadas no Açude Velho, identificando que as áreas não estão propicias para banho, evitando o risco de contaminação para usuários dessa área. Essa é uma ação da Prefeitura de São Bento do Una através da Secretaria Municipal de Saúde.
Esquistossomos e a Esquistossomose / barriga d'água
Infecção causada por verme parasita da classe Trematoda. Ocorre em diversas partes do mundo de forma não controlada (endêmica). Nestes locais o número de pessoas com esta parasitose se mantém mais ou menos constante.
Os parasitas desta classe são cinco, e variam como agente causador da infecção conforme a região do mundo. No nosso país a esquistossomose é causada pelo Schistossoma mansoni. O principal hospedeiro e reservatório do parasita é o homem, sendo a partir de suas excretas (fezes e urina) que os ovos são disseminados na natureza.
Possui ainda um hospedeiro intermediário que são os caramujos, caracóis ou lesmas, onde os ovos passam a forma larvária (cercária). Esta última dispersa principalmente em águas não tratadas, como lagos, infecta o homem pela pele causando uma inflamação da mesma.
Já no homem o parasita se desenvolve e se aloja nas veias do intestino e fígado causando obstrução das mesmas, sendo esta a causa da maioria dos sintomas da doença que pode ser crônica e levar a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário