quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Dirigente na Fifa, Van Basten sugere fim do impedimento, da prorrogação, do cartão amarelo e decisão no shoot out.


Fim da regra do impedimento, adoção de exclusões temporárias de campo para jogadores faltosos: o ex-jogador e três vezes vencedor da Bola de Ouro Marco van Basten, nomeado em setembro responsável pelo desenvolvimento técnico da Fifa, expôs suas ideias para tornar o futebol mais atrativo.

- Sempre precisamos buscar meios de fazer o jogo ser mais dinâmico e interessante - declarou Van Basten em entrevista à revista alemã “Sport Bild”.

Em caso de empate ao fim do tempo regulamentar, o ex-jogador holandês, de 52 anos, propõe substituir a prorrogação por uma sequência de “mano a mano” com o goleiro. 

- Cada equipe teria cinco tentativas. O árbitro apita, o jogador tem 25 metros e oito segundos para tentar marcar. Se o goleiro defender, acabou. Seria mais espetacular para os espectadores e mais interessantes para o jogador. Em cobranças de pênalti, tudo é decidido em um segundo. Com esse “mano a mano”, o jogador tem mais possibilidades, pode driblar, chutar ou esperar ver o comportamento do goleiro - detalhou o três vezes vencedor da Bola de Ouro (1988, 1989, 1992).
O ex-atacante gostaria ainda de acabar com a regra do impedimento. 

- O futebol se parece cada vez mais com o handebol, com as equipes colocando muralhas na frente da área. Sem a regra do impedimento, haveria mais possibilidades para os atacantes e mais gols. No hóquei sobre grama, o impedimento foi abolido e não causou problemas.

Van Basten, ex-craque de Ajax e Milan, é a favor também de substituir o cartão amarelo por uma exclusão temporária "de cinco a dez minutos", o que favoreceria os ataques adversários e deixaria o jogo maia dinâmico.

- Também estamos estudando permitir mais de três substituições por jogo. No mês passado, eu encontrei Pep Guardiola (técnico do Manchester City) e ele me perguntou: “Por que não temos o direito de fazer seis mudanças?”.
GloboEsporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário