segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Presidente Temer lança crédito que concederá até R$ 5 mil a reformas de casas


Com o objetivo de incentivar a construção civil, Temer lançou hoje uma linha de crédito que concederá financiamento de até R$ 5 mil a reformas de casas. O “Cartão Reforma”, apresentado em entrevista ao programa A Voz do Brasil, faz parte de uma iniciativa que visa, como disse Temer, regularizar qualquer propriedade do País e dar recursos para quem quiser ampliar ou reformar residências.

Durante o programa, não foi detalhados, no entanto, de onde sairá o financiamento e quais serão as condições, como juros e prazos, do financiamento.

Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, o presidente Michel Temer (PMDB) disse nesta segunda-feira, 31, ter certeza de que o governo conseguirá no Senado “ampla maioria” na votação da proposta que limita os gastos públicos, a PEC 241.

O presidente citou a PEC do Teto como uma das reformas que estão sendo realizadas no País. “Nosso lema é reformar para crescer”, afirmou Temer, que destacou também o “diálogo produtivo” com o Congresso e a sociedade civil em busca de saídas para que o Brasil volte a criar emprego.
fonte:blog de jamildo

domingo, 30 de outubro de 2016

Raquel Lyra, do PSDB, é eleita prefeita de Caruaru no 2º turno das eleições

Raquel Lyra, do PSDB, foi eleita prefeita de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, neste domingo (30). A tucana será a primeira mulher a assumir a gestão do município. Raquel venceu Tony Gel, do PMDB, que foi prefeito de Caruaru entre 2000 e 2008.
Segundo a Justiça Eleitoral, Raquel recebeu 93.803 votos, o que corresponde a 53,15% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). Tony teve 82.679 votos, o que equivale a 46,85%. A gestão dela começa em janeiro de 2017. O vice-prefeito é Rodrigo Pinheiro, também do PSDB.

Campanha
No primeiro turno, Raquel teve 44.776 votos, o que corresponde a 26,08% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). Tony recebeu 63.697 votos, o que equivale a 37,10%. O Delegado Lessa (PR) ficou em terceiro, com 23,94% dos votos. A votação referente ao primeiro turno nas Eleições 2016 ocorreu das 8h às 17h do domingo (2).

No segundo turno, a campanha foi marcada por troca de farpas entre os candidatos. As polêmicas foram sobre o histórico político da família de Raquel Lyra, cujo pai, João Lyra Neto, já foi governador de Pernambuco e prefeito de Caruaru. Sobre Tony Gel, as polêmicas foram sobre as gestões anteriores do candidato, que já foi prefeito e vereador de Caruaru.
Perfil
Raquel Lyra nasceu no Recife em 2 de dezembro de 1978. A tucana é casada e tem dois filhos. Ela é formada em direito, atuou como delegada da Polícia Federal até 2005. Já foi eleita deputada estadual por duas vezes e foi também secretária da Criança e da Juventude (SCJ).
fonte:g1caruaru

Candidatos Raquel Lyra e Tony Gel votam pela manhã em Caruaru, PE


Os dois candidatos que concorrem à Prefeitura de Caruaru nas Eleições 2016 votaram no mesmo colégio eleitoral na manhã deste domingo (30). A relação está em ordem alfabética.
Confira:
Raquel Lyra (PSDB)
Ela votou por volta das 11h45, no Colégio Diocesano. Formada em direito, atuou como delegada da Polícia Federal até 2005. Ela já foi eleita deputada estadual por duas vezes e foi também secretária da Criança e da Juventude (SCJ). Nasceu em Recife, capital pernambucana.
Tony Gel (PMDB)
Ele votou no Colégio Diocesano, por volta das 9h37 - a assessoria informou que o horário seria de 8h15. Ele é deputado estadual e exerceu o cargo de deputado federal por três mandatos: em 1990, 1994 e 1998. Ele foi prefeito de Caruaru entre 2000 e 2008, e vereador da cidade até o ano de 2010.
fonte:g1caruaru

sábado, 29 de outubro de 2016

Barragem seca e deixa 24 mil pessoas sem abastecimento no Agreste de PE



A barragem Santana II secou. O reservatório abastecia 24 mil pessoas no município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento, o fornecimento de água será feito por carros-pipa e cisternas comunitárias. A assessoria da Compesa informou que a barragem "não suportou os  efeitos da estiagem prolongada". 

A capacidade total da Barragem Santana II é de 568 mil m³ de água. "No mesmo período de 2015, o manancial apresentava 75% da sua capacidade máxima de  acumulação", conforme a Companhia informou.
"Muitas ações foram realizadas para evitar o colapso, como  ajustes operacionais, entre eles, a intensificação do rodízio, que chegou a ser de dois dias com água para 20 dias sem", afirmou o gerente da Unidade Negócios da Compesa, Mário Heitor Filho.

A assessoria informou que as cisternas comunitárias serão implantadas na próxima semana em pontos estratégicos "para  o atendimento emergencial à população".

fonte:g1caruaru

Participante dá fora e deixa Claudia Leitte sem graça no The Voice Brasil


Um candidato deixou Claudia Leitte sem graça durante o episódio desta semana do The voice Brasil. A jurada levou um fora do rapaz, que conseguiu fazer com que os quatro técnicos virassem as cadeiras para ele. Depois de apresentar a canção In the end, da banda Linkin Park, Rafah Ferreira, o segundo candidato da noite, comoveu os jurados ao falar sobre o assassinato do pai, quando tinha 14 anos. Interessada em agregá-lo ao time dela, Leitte propôs: "Eu sou quase uma terapeuta. Vem cá sentar no meu colo, vem".
Rafah, que achou o comentário engraçado, respondeu: "Para isso eu amo a minha esposa". A resposta levou todos ao riso, inclusive Claudia, de maneira mais contida. "Pera aí, pera aí", disse ela em meio aos aplausos. "Eu estava falando de uma maneira mais maternal", justificou.

O participante acabou escolhendo a cantora para ser sua orientadora na competição já que, de acordo com ele, sua esposa havia sonhado com a parceria. Agora, Rafah segue para a segunda fase do programa. Ele fazia parte da banda F292, formada em janeiro de 2008 com dois álbuns lançados. Na versão norte-americana do The voice, chegou a tentar a chance sem conseguir ser aprovado.
fonte:diário de pernambuco

Sertanejo Mariano está na UTI após acidente no Caldeirão do Huck


O cantor Mariano, da dupla sertaneja com Munhoz, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Barra D'Or, no Rio de Janeiro, após sofrer acidente na gravação do quadro Saltibum, do Caldeirão do Huck. A informação foi confirmada ao Viver pela assessoria de imprensa da instituição, através de nota oficial. 

"A direção do Hospital Barra D'Or informa que Ricardo Mariano Bijos deu entrada no hospital no dia 18 de outubro, sendo prontamente atendido e submetido a exames. O paciente apresenta estado de saúde estável, e encontra-se internado na Unidade de Terapia Intensiva, em observação, dando continuidade a realização de exames, sem previsão de alta hospitalar", diz o comunicado.

Na terça-feira, Mariano se machucou durante os treinos da competição amadora, na qual celebridades apresentam saltos ornamentais. Durante o exercício, ele bateu com a nuca no trampolim de um metro. Após o acidente, o cantor foi encaminhado ao hospital,  submetido a uma cirurgia e levou três pontos. Devido ao acidente, todos os treinos foram cancelados.

Nesta quarta-feira, ele publicou um vídeo no Instagram para tranquilizar as pessoas. "Oi, gente, tudo bem com vocês? Estou passando aqui para tranquilizar o coração de vocês e agradecer o carinho de todos os fãs, de todos os amigos, de todos os familiares que me mandaram mensagem e ficaram em oração por mim. Eu já estou bem melhor, graças a Deus. Queria também agradecer a toda a produção do Caldeirão do Huck, que me atendeu aqui de uma forma incrível. Eu já estou bem melhor, então estou internado aqui, mas é só para observação médica devido à pancada na cabeça, que foi muito forte. Vou ter de ficar em observação por alguns dias, mas fiquem tranquilos que eu estou muito bem. Beijo no coração, obrigado pelo carinho. Amo vocês. Tchau", diz.

O apresentador Luciano Huck publicou uma imagem ao lado do cantor, no hospital. "Ai esta...meu amigo @mariano 'inteiro'. rs Ontem ele bateu a cabeça nos treinos do #saltibum, teve que dar ponto, está se recuperando bem e quase pronto para outra. Coisas do esporte. E criança arteira é assim mesmo. O moleque gente fina e engraçado. Próximo sábado tem #saltibum no #caldeirão. Tamo junto, Mariano. Valeu pela confiança de sempre", escreveu ele, na legenda.

A dupla sertaneja cancelou apresentações que faria em Curitiba (PR) e Cruz Alta (RS), nos dias 20 e 22 de outubro, respectivamente. De acordo com a nota publicada nas redes sociais oficiais dos artistas, assinada pela Western Produções e Eventos e pela Caldi Comunicação, ele "passa bem e o seu quadro é estável".
fonte:diário de pernambuco

A Prefeitura de São Bento do Una realiza mamografias para mulheres entre 50 e 65 anos no Pátio do Ambulatório Municipal.


A semana começou com saúde da mulher no ambulatório municipal.
A Prefeitura de São Bento do Una através da Secretaria de Saúde realiza nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2016 mamografias para mulheres entre 50 e 65 anos no Pátio do Ambulatório Municipal.

A campanha faz parte das atividades voltadas ao outubro rosa. Serão disponibilizadas 210 mamografias durante os três dias.

História do Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A Prefeitura de São Bento do Una realizou aulão de zumba na Academia da Cidade


A Prefeitura de São Bento do Una através da Secretaria de Saúde juntamente com a Equipe do NASF realizou ontem (27) um aulão de zumba para alunas da Academia da Cidade. A atividade faz parte o Outubro Rosa, incentivando a pratica de atividades física.
Para quem pretende entrar em forma ainda neste verão, esse exercício com cara de brincadeira cai como uma "luva", principalmente para aqueles que fogem da rotina de treinos tradicionais e repetitivos das academias. As aulas são uma mistura de ginástica com movimentos de dança embalados por ritmos latinos.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

RAQUEL LYRA RECEBE APOIO DE POLÍTICOS DE TODO O ESTADO DE PERNAMBUCO


O ex-governador João Lyra Neto, reuniu ontem em Caruaru, as principais lideranças estaduais que apoiam a candidatura de Raquel, ao Governo Municipal.
Entre os convidados, o destaque foi o ministro das Cidades, Bruno Araújo. 

Também  estava presente o senador Armando Monteiro, os deputados federais, Silvio Costa, Daniel Coelho e Betinho, a deputada estadual Priscila Krause, a prefeita de São Bento do Una Débora Almeida e dezenas de outros prefeitos e lideranças políticas de todo o estado. 

Bandeira fica amarela, e contas de luz terão cobrança extra em novembro


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (28) que os consumidores brasileiros vão voltar a pagar a taxa extra das bandeiras tarifárias a partir de novembro. No mês que vem, passa a vigorar a bandeira de cor amarela, o que implica na cobrança de R$ 1,50 para cada 100 kWh de energia consumidos.

A cobrança da taxa havia sido suspensa em abril deste ano, quando passou para a cor verde pela primeira vez desde que o sistema entrou vem vigor, em janeiro de 2015. A bandeira permaneceu verde até outubro, ou seja, por 7 meses.

Em nota, a Aneel jusficou a mudança alegando que "a condição hidrológica está menos favorável" no país. Isso significa que a falta de chuvas levou à redução no armazenamento de água nos reservatórios das hidrelétricas e, como consequência, foi necessário acionar um número maior de térmicas (usinas que produzem eletricidade por meio da queima de combustíveis) para atender à demanda por energia no país.

O sistema das bandeiras tarifárias foi criado justamente para arrecadar recursos que vão cobrir o custo extra com o uso de termelétricas. Isso é necessário porque elas geram energia mais cara que as hidrelétricas. As primeiras a ser acionadas são as termelétricas com custo de produção mais baixo. Conforme aumenta a necessidade, o governo determina o funcionamento das mais caras.
As bandeiras acompanham essa evolução. Quando há pouca ou nenhuma necessidade de geração por termelétricas, a bandeira fica verde e não há cobrança extra. Se essa necessidade aumenta um pouco, a bandeira fica amarela e passa a ser cobrado dos consumidores R$ 1,50 para cada 100 kWh consumidos.
Quando o custo com o uso dessas usinas sobe muito, a bandeira fica na cor vermelha, que tem dois patamares, e há uma cobrança extra nas contas de luz de R$ 3 ou R$ 4,50 para cada 100 kWh usados.
Fábio Amato

Do G1, em Brasília

O MINISTRO DAS CIDADES BRUNO ARAUJO ENTREGA CASAS AO POVO DE CORRENTES



Nesta quinta-feira 27 de Outubro de 2016, um marco histórico na história de Correntes. Definitivamente as famílias atingidas pela enchente de 2010 têm agora suas moradias garantidas com a entrega das unidades habitacionais dos Programas Minha Casa Minha Vida e Operação Reconstrução no Loteamento Ronaldo Nestor Borges do Amaral, parcerias do Governo Federal, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura das Correntes.

 O momento contou as presenças do ministro das Cidades Bruno Araújo, prefeito de Correntes Edimilson da Bahia, Dep.Federal Luciana Santos, representantes do Governo do Estado e diversas lideranças políticas da região.

A prefeita de São Bento do Una Débora Almeida, esteve como convidado de honra, de Bruno Araujo, na comitiva que levou esperança e alegria a o povo de Correntes. 

Bruno sempre muito atencioso, falou com o povo e recebeu o carinhos de cada homem e de cada mulher com brilho no olhar e esperança renovado no Brasil. 
fonte:portaldecorrentes.

Estudantes ocupam UFPE em Caruaru em protesto contra PEC 241

Pelo menos 25 estudantes ocuparam desde a noite da quinta-feira (27) o prédio do Campus Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-CAA) em Caruaru, no Agreste.
O G1 tentou entrar em contato – por e-mail e por telefone – com representantes da UFPE, mas – até a publicação desta matéria – não recebemos resposta.
Os manifestantes são contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de número 241 que estabelece um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos e o projeto Escola Sem Partido. Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos.
A mobilização foi uma iniciativa dos próprios universitários. Ao G1, a estudante de Psicologia Gleiça Soares falou que "os estudantes estão consentrados no prédio da escolaridade". Uma assembleia está sendo realizada e irá definir os rumos da ocupação.
A ocupação ainda não tem data definida para acabar.
PEC 241
A PEC 241 estabelece que as despesas da União (Executivo, Legislativo e Judiciário) só poderão crescer conforme a inflação do ano anterior. Pela proposta, a regra valerá pelos próximos 20 anos, mas, a partir do décimo ano, o presidente da República poderá propor uma nova base de cálculo ao Congresso. O texto base foi aprovado em segundo turno, na noite de terça, pela Câmara dos Deputados, em Brasília.
Em caso de descumprimento, a PEC estabelece uma série de vedações, como a proibição de realizar concursos públicos ou conceder aumento para qualquer membro ou servidor do órgão. 
fonte:g1caruaru

Pernambuco lidera geração de emprego em setembro, com 15.721 novos postos

O estado de Pernambuco foi o que mais gerou empregos em setembro, de acordo com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O saldo é de 15.721 postos criados no período. O estado é seguido por Alagoas, com 13.395 postos, e Santa Catarina, com 3.550. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho, na quarta-feira (26).  
Segundo o levantamento, o desempenho favorável é devido a um componente sazonal: as atividades ligadas ao setor da cana de açúcar foram responsáveis por 5.378 postos de emprego. A agropecuária foi o segundo setor que mais se destacou no estado, seguida do segmento de serviços e da administração pública.  
Ao todo, foram 44.323 admissões e 28.602 desligamentos durante o mês. Já o salto de empregos formais no Recife chegou a 2.914, com 22.307 admissões e 19.393 demissões. No interior do estado, o número chega a 12.807, com 22.016 admissões e 9.209 desligamentos.
Em setembro, a cidade pernambucana com o maior saldo foi Sirinhaém, na Zona da Mata Sul do estado, com 2.461 vagas novas, seguida por Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, com 2.286 postos, e Goiana, na Zona da Mata Norte, com 2.120. Completam a lista dos cinco municípios pernambucanos com maior saldo: Petrolina, no Sertão, com 1.489 postos, e Vitória de Santo Antão, com 1.065.  
Situação do Brasil 
As demissões superaram as contratação com 39.282 postos formais no mês passado. No entanto, o resultado do mês passado apresentou um número um pouco melhor que o de setembro de 2015, quando foram fechados 95.602 postos de trabalho, pior resultado para esse mês desde o início da série histórica do Ministério do Trabalho, em 1992.
Segundo o governo, setembro foi o 18º mês seguido de fechamento de vagas formais. Ou seja, há um ano e meio, há mais demissões do que contratações na economia brasileira. O último mês com contratações foi março do ano passado, quando foram criados 19,2 mil postos de trabalho.
 Fonte: G1 Caruaru

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Homem morre em grave acidente na PE-180 em São Bento do Una


No final da tarde dessa segunda (17) um grave acidente deixou um homem de 30 anos morto na PE-180 em São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco.
A Policia Militar informou que o acidente acontece próximo ao trevo da Rua Nova, ao chegar ao local verificou-se que o acidente se deu por conta de uma colisão frontal entre uma motocicleta Honda Fan de cor preta, placa PEG 8383 e um caminhão Mercedes BENZ de cor azul, placa DPC 7899.
O condutor da moto, José Fábio da Silva, 30 anos, morreu após a colisão e o motorista do caminhão ausentou-se do local.

O policiamento fez o isolamento da área bem como controlaram o fluxo dos veículos no trecho da rodovia e ainda acionaram a Polícia Civil para fazer o levantamento cadavérico da vítima fatal. Depois do recolhimento do corpo, os PMs conduziram os veículos envolvidos e as testemunhas até a delegacia para serem tomadas as devidas providencias.
fonte:tvsbuna

Comandante do 15ª BPM esclarece boatos sobre Palhaços Assassinos no Agreste de PE


NOTA DE ESCLARECIMENTO                                                                         
O Comando do 15° BPM informa que, relativo a essas postagens de criminosos vestidos de palhaços trata-se de BOATOS. Coisa de histeria coletiva oriunda da Internet e que, naturalmente viralizam de maneira intensa. Não divulguem postagens de redes sociais sem antes confirmar a veracidade.  Na maioria das vezes são realizadas por pessoas desocupadas que fantasiam e trazem para nossa comunidade preocupações com eventos ocorridos do outro lado do mundo.

Tenham em mente que nossos policiais militares se empenham e na maioria das vezes conseguem capturar criminosos que usam trajes comumente usados pela população.  Infelizmente os bandidos não seriam ingênuos a pontos de realizarem delitos fantasiados de palhaço pois facilitaria bastante sua identificação e captura.                                              

Tem. Cel. JONAS

Comandante 15ª BPM

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Policiais civis ameaçam greve por tempo indeterminado a partir do dia 20

Em estado de greve desde ontem, os policiais civis de Pernambuco ameaçam iniciar uma greve por tempo indeterminado a partir do dia 20 de outubro. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira pelo presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), Áureo Cisneiros. "Procuramos o diálogo e continuamos procurando. Queremos evitar uma greve. O governo tem até o dia 20 para dar uma resposta", adiantou o sindicalista, referindo-se à implementação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da categoria.

A Secretaria de Administração de Pernambuco, por sua vez, garante que o processo de negociação ainda em andamento. "No momento em que o novo secretário de Defesa Social tomou posse", disse em nota. Segundo a SAD, o órgão tem procurado preservar e exercer o diálogo com todas as categorias, a ponto de ter realizado 131 reuniões no ano de 2016, sendo 14 exclusivamente com o sindicato dos policiais. "No final do ano passado, o governo e o Sinpol entraram em um acordo onde vários pontos foram definidos e cumpridos. Já o último item acordado, que se refere à adequação do Plano de Cargos e Carreira ainda está em discussão, tendo em vista que foram instituídos dois Grupos de Trabalho com objetivo de analisar e discutir reformulações no PCCV da categoria e na Lei Orgânica da Polícia Civil", informou a SAD.

Dentro da mobilização votada em assembleia na manhã de ontem na sede do sindicato da categoria, o Sinpol, a categoria realiza uma paralisação de 24 horas a partir de 0h da próxima quinta-feira. No mesmo dia, às 9h, os policiais vão fincar cruzes no Marco Zero, em alusão ao aumento dos homicídios registrados no estado. "Foram mais de 3.500 assassinatos registrados até agora", acrescenta Áureo. Após a próxima assembleia, marcada para o dia 20 de outubro, será realizada uma passeata que vai em direção ao Palácio do Governo.
Fonte:Diario de Pernambuco

Outubro rosa em São Bento do Una

Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. #OutubroRosa

Grupo protesta contra proibição da vaquejada pelo STF

Vaqueiros e trabalhadores de vaquejada realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (11) na BR-232 em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o grupo protesta contra a determinação que proíbe as vaquejadas no Brasil.

Por telefone, o G1 tentou entrar em contato com Márcio Paixão, - um dos organizadores do protesto e dono de um paque de vaquejada - mas as ligações não foram completadas. Até a publicação desta matéria, a polícia não informou quantas pessoas participam da manifestação - que teve início por volta das 10h.

Ainda segundo a PRF, os manifestantes irão percorrer pelas BRs 232 e 104 montados em cavalos, e serão acompanhados por caminhões.

Decisão do STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na quinta-feira (6) derrubar uma lei do Ceará que regulamentava a vaquejada, tradição cultural nordestina na qual um boi é solto em uma pista e dois vaqueiros montados a cavalo tentam derrubá-lo pela cauda. Por 6 votos a 5, os ministros consideraram que a atividade impõe sofrimento aos animais e, portanto, fere princípios constitucionais de preservação do meio ambiente.
O governo do Ceará dizia que a vaquejada faz parte da cultura regional e que se trata de uma atividade econômica importante e movimenta cerca de R$ 14 milhões por ano. Apesar de se referir ao Ceará, a decisão servirá de referência para todo o país, sujeitando os organizadores a punição por crime ambiental de maus tratos a animais.
fonte:G1caruaru

MEC prevê ensino médio integral em até 572


O Mistério da Educação prevê implantar o programa de ensino médio integral em até 572 escolas públicas brasileiras. No total são 257.400 vagas, divididas por estado de acordo com a população. A lista com a portaria de fomento à implantação de escolas em tempo integral foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (11) (VEJA ABAIXO).
Para aderir ao programa, o estado precisa apresentar um projeto pedagógico que será avaliado pelo Ministério da Educação. O prazo de adesão dos estados ainda não foi divulgado. De acordo com a portaria, o cronograma será estabelecido pela Secretaria de Educação da Básica do MEC.
Para cada vaga de ensino médio integral (ou seja, com alunos permanecendo na escola por, em média, sete horas ao dia), o governo federal promete pagar à rede de ensino R$ 2 mil por ano, durante quatro anos. O repasse às escolas será calculado anualmente, realizado em duas parcelas.
fonte: Globo.com

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Vem ai 8ª Corrida das Três Milhas em São Bento do Una

8ª Corrida das Três Milhas 
Em breve mais informações.

Hoje, um ano do projeto Por um cãozinho feliz.
Agradeço muito a Deus e a todos que acreditam.

Precisamos muito da ajuda de todos para continuar cuidando dos cãezinhos, tirando das ruas e castrando. Então, mais um ano farei a Corrida das Três Milhas para divulgar o projeto e conseguir doações.
Vamos participar!!!
Muito obrigada e um grande abraço :)
 Postado no facebook de Daniele Almeida

Prefeitura de São Bento do Una retoma obras do CRAS da Rua da Alegria


Mais uma importante obra foi retomada pelo Governo Municipal. O prédio do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), localizado na Rua da Alegria, já está com operários trabalhando a todo vapor para garantir o prazo de entrega do equipamento à população.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é um órgão ligado a Secretaria de Assistência Social e tem como objetivo ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), podendo ofertar outros serviços, como Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias. É unidade de oferta ainda do serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.

O Governo Municipal segue com o desenvolvimento de São Bento do Una que tem ficado melhor a cada dia.
fonte: prefeitura de São Bento do Una

Sãobentenses participam do IV Encontro de Avicultura.


Comitiva do nosso município no IV Encontro de Avicultura. Evento realizado pela AVIPE (Associação Avícola de Pernambuco) e ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal).
É de fundamental importância o trabalho de divulgação das potencialidades da economia gerada pela Avicultura.
São Bento do Una é o município que mais produz Aves e Ovos no Nordeste.

A prefeitura de São Bento do Una comunica que não haverá coleta de lixo nessa quarta-feira, dia 12 de outubro. 


COMUNICADO
A Prefeitura de São Bento do Una, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, avisa que, em virtude do feriado de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, não haverá coleta de lixo nessa quarta-feira, dia 12 de outubro. 
Pedimos a todos que não coloquem lixo nas ruas nesse dia, para que possamos manter nossa cidade limpa. A coleta será normalizada no dia seguinte.
Feriado com cidade limpa, é São Bento do Una Melhor a Cada Dia!

Câmara aprova em 1º turno texto-base de PEC que limita gasto público


O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (10), em primeiro turno, por 366 votos a favor, 111 contra e duas abstenções, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um teto para o aumento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos.
SAIBA COMO CADA DEPUTADO VOTOU
Por se tratar de emenda à Constituição, eram necessários para a aprovação os votos de pelo menos três quintos dos deputados (308 dos 513). O projeto ainda ainda terá de passar por um segundo turno de votação no plenário da Câmara, o que deve ocorrer no próximo dia 24, segundo previsão do relator, Darcísio Perondi. Também são necessários pelo menos 308 votos. Se aprovado em segundo turno, seguirá para análise do Senado.
Após o texto principal, os deputados ainda teriam de analisar sugestões de destaques (mudanças no texto original) para concluir a votação em primeiro turno.

Enviada pelo presidente Michel Temer ao Congresso Nacional ainda no primeiro semestre, a proposta é tida pelo Palácio do Planalto como um dos principais mecanismos para o reequilíbrio das contas públicas.
A PEC define que as despesas da União só poderão crescer, pelas próximas duas décadas, até o limite da inflação do ano anterior. Na prática, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o Tribunal de Contas da União, o Ministério Público e a Defensoria Pública da União não poderão aumentar suas depesas de um ano para o outro acima da inflação.
Em caso de descumprimento, a PEC estabelece uma série de vedações, como a proibição de realizar concursos públicos ou conceder aumento para qualquer membro ou servidor do órgão.

A fim de garantir a aprovação do texto nesta segunda, o presidente Michel Temer ofereceu um jantar a mais de 200 deputados na noite deste domingo (9), no Palácio da Alvorada. Em um discurso de cerca de cinco minutos, o peemedebista afirmou, sem citar um caso específico, que qualquer "movimento corporativo" contra a PEC "não pode ser admitido".

domingo, 9 de outubro de 2016

Pequenos agricultores do Nordeste produzem gás para suas cozinhas

Um projeto está transformando a vida de pequenos agricultores do Nordeste: com o esterco dos animais, eles produzem o biogás para usar na cozinha.
Da boca do fogão sai um fogo azul, uma chama forte... E sem botijão! O gás vem de um tanque do lado de fora das casas. É o Biodigestor. Nele, o esterco dos animais gera biogás, uma energia renovável e que não polui o meio ambiente.
Para conhecer a experiência, o Globo Rural foi até São Bento do Una, no agreste de Pernambuco. A engenhoca está deixando muito agricultor desconfiado. “Quem já viu esterco de gado dar gás, né? Pessoal mais antigo sempre tem... ‘Oxe, esterco virar gás? Como é que se vira gás?’”, diz o pequeno produtor Edivaldo Valença. Ele não imaginava que poderia aproveitar o esterco das vacas de outra forma - até agora, o que ele tira do curral vai direto para plantação de palma. Porém, logo isso vai mudar. Ele vai continuar adubando a lavoura, mas de outro jeito, que será explicado mais adiante.
As obras do Biodigestor no sítio de Edivaldo já começaram. E ele, que vive da produção de leite, pensa na economia: não precisarão mais comprar o botijão de gás. Edivaldo já calcula: “Vai ser uma economia de R$ 100 a R$ 150 por mês. Tem que fazer contas de centavo, porque a gente ganha em centavo e gasta em real”.
A mão de obra é da comunidade e o próprio agricultor pode ajudar. O técnico em agroecologia, Wanderlei Nunes, acompanha os trabalhos. Segundo ele, o local deve ser escolhido com cuidado. “O primeiro passo é a escolha de um bom lugar, um lugar que seja ensolarado, perto da casa. O sol é o fator ideal, é o fator mais importante para a fermentação do gás”.
Escolhido o local, escava-se um buraco com 1,80 metro de profundidade e 3,5 metros de diâmetro. Dentro dele, é erguido o tanque principal. “É utilizando o mesmo sistema [da cisterna], sem a cobertura da cisterna, mas é o mesmo material, placa, ferro, cimento, areia”, conta Wanderlei.
São construídos mais dois reservatórios menores. O de abastecimento, onde serão colocados esterco e água, e o de descarga, num nível mais baixo do que o de entrada dos dejetos, por onde vai sair o que sobra: o biofertilizante. Dentro do tanque principal, vai a caixa onde o biogás será armazenado. Bem no centro, um cano guia serve como eixo, já que ela se movimenta quando o gás é produzido. A caixa de 3 mil litros deve ser de fibra, que é um material leve e bem resistente. “Ela é a peça principal do biodigestor, porque ela é quem armazena, ela é quem retém o gás. Ela tem a capacidade, dependendo da forma que é abastecida, de 2 botijões de gás por mês, isso vai depender da família que está usando”, explica Wanderlei.
Uma tábua de madeira é fixada na caixa, para segurar o cano guia. Um outro cano, menor, é para a saída do gás. No sítio do Edivaldo, o mesmo biodigestor vai abastecer duas casas: a do próprio Edivaldo com a esposa, dona Sônia, e a do filho deles. Dona Sônia está aliviada, porque buscar o botijão de gás é sempre um transtorno. Segundo ela, a distribuidora fica a cerca de meia hora do sítio e não é possível trazer à pé. “Eu tô achando uma beleza, eu não vejo a hora. Eu tenho certeza que vai mudar tudo".
No sítio da dona Brasiliana, o biodigestor está quase pronto. O encanamento que vai levar o gás até o fogão também já foi instalado. Ela já está ansiosa. “Eu achava que era história de ‘trancoso’, aquilo que não é verdade, que não se realiza nunca”. A vida toda, dona Brasiliana teve que ir para a mata atrás de madeira para o fogão à lenha. “Eu revezava o botijão com o fogo de lenha, mas queimava mais a lenha do que o botijão. Não é todo mês que tem R$ 50 para comprar o botijão”. Para o antigo fogão a lenha, ela já tem planos: “Jogar para bem longe, não quero mais não, quero me livrar dele, se Deus quiser”.
Carmo Fuchs é o coordenador do programa da ONG Diaconia, uma organização não-governamental mantida por 11 igrejas evangélicas, que desenvolve ações sustentáveis no campo. É comum o aproveitamento do esterco de animais em fazendas de gado, aves e suínos, onde o biogás é produzido em grandes reservatórios. A diferença é que o biodigestor é menor, adaptado para uso das famílias. “A principal parceria é com a família. Depois de instalado, quem se responsabiliza pelo cuidado da tecnologia são as famílias”, explica Carmo Fuchs.
Desde 2009, já foram construídos pela ONG mais de 500 biodigestores. A maioria em Pernambuco e Rio Grande do Norte. Mas já tem unidades na Bahia, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Além de eliminar o uso da lenha, o projeto tem outra função ambiental: as fezes dos animais quando se decompõem, emitem gases de efeito estufa, que contribuem para o aquecimento global. Ao serem armazenados, sem entrada de ar, os dejetos são fermentados pelas bactérias presentes no estrume. Os gases sobem e vão para o fogão. O metano, ao ser queimado, se transforma em gás carbônico, que tem impacto 28 vezes menor no efeito estufa.
Um filtro é o que dá segurança ao sistema. O agricultor vai precisar de canos de PVC e um galão de fibra de vidro de 20 litros. Bastam 10 centímetros de água. O biogás chega por um cano, entra em contato com a água, que limpa as impurezas e tira o cheiro forte dos gases. Depois, ele sobe e sai por um cano até a casa. Se houver qualquer incêndio no fogão, o gás retorna e o fogo é barrado pela água. Como a pressão do biogás é menor que a do gás comum, coloca-se terra cima da caixa, para fazer peso. E o fogão tem que ser adaptado - é preciso aumentar o furo por onde o biogás vai passar.
Dona Brasiliana está contente. É o sonho de todo o agricultor diminuir seus gastos. A primeira coisa que eu vou fazer, logo amanhã, é o meu doce de leite. Porque leva muito tempo pra fazer e consome muito gás. Agora tudo o que eu quiser, eu vou fazer. Graças ao gás que eu mesmo tô produzindo!”.
Para uma casa com cinco pessoas, são suficientes as fezes de dois bovinos adultos, 10 suínos ou 100 aves. Sempre 1 kg de dejetos para um litro de água. Mas para a primeira vez, o recomendado são 3,4 mil quilos de esterco e 3,4 mil litros de água. Depois do primeiro abastecimento, o biodigestor demora 15 dias para começar a emitir o gás. Depois, o produtor precisa ficar de olho na caixa: quando ela sobe é que tem gás, quando desce a produção diminuiu. É o que o Paulinho faz todos os dias. Dez quilos por dia são suficientes para a casa dele e da mãe.
No tanque de descarga, sai o biofertilizante - um esterco já com uma quantidade menor de gases e rico em nutrientes. Com um filtro, dá separar o fertilizante líquido do sólido e adubar a lavoura. Toda a família, do município de Jupi, se envolveu no projeto. Vanessa Santos, mulher de Paulinho, conta que no começo não foi fácil. Eles precisaram da ajuda de vizinhos para o primeiro abastecimento com esterco. A mãe de Paulinho, a dona Joselita Santos, ficou surpresa com o biogás, que queima menos as panelas. Mas a principal mudança foi no bolso. "Agora o dinheiro do gás eu já pago energia, o dinheiro da energia já fica pra outra coisa. Praticamente, o dinheiro do gás fica para uns colírios que eu uso", conta ela.
O biodigestor também já faz parte do dia-a-dia do seu Aloízio Braz e de outra Joselita. O casal mora num sítio de 2,5 hectares em Carnaíba, no sertão do Pajeú. A região foi uma das primeiras a receber a tecnologia. “Aqui no sertão do Pajeú a gente implantou o primeiro biodiogestor em janeiro de 2009. A demanda é muito grande. Não temos biodigestores suficientes", diz Jucier Silva, técnico agropecuário.
Na região, o biodogestor é muito bem aproveitado há três anos. Na lavoura de milho e palma, nada de veneno, só biofertilizante. “Tenho cebolinha, alho, tomate. Pode plantar o que quiser”, diz dona Joselita.
Quando ela soube do biodigestor, correu pra pedir um. “Era um sacrifício muito grande pra mim, eu só cozinhava com lenha. A gente não tinha dinheiro para trocar bujão. Eu trocava bujão uma vez no ano, quando dava certo. Então, uma tecnologia dessa que você sabendo que com apenas o seu trabalho, você ia poder garantir o gás pra cozinhar. É ótimo demais”.
Na cozinha, o forno não para. Rosquinha de côco, pão caseiro, o que antes era um luxo pra família, agora é complemento de renda. Com gás à vontade, dona Joselita agora faz doces para vender. “Graças a Deus, a gente não tinha absolutamente nada, hoje conseguimos pagar nossas contas”, afima Joselita. E deu pra fazer mais. Tem meses que a venda de doces rende até R$ 300. “Esse ano eu reformei a minha casa, ela não era assim, tava bem estragada, não tinha piso, parede quebrada. Com esse dinheirinho eu tenho a minha cozinha de trabalhar com a polpa de frutas, frutos desse pequeno lucro que eu tenho”.
Em cada chama acesa, o biogás revela um efeito multiplicador: mais economia, mais renda, mais bem estar para as famílias. E claro, todas aprovaram.
fonte:Globo.com

Festival 'Coquetel Molotov' em Belo Jardim, PE

Teve início nesta quarta-feira (5) a 2ª edição do Festival "No Ar Coquetel Molotov" em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. O evento - que seguiu até o sábado (8) - contou com shows, oficinas e mostras de filmes.

Confira a programação completa do "Coquetel Molotov" de Belo Jardim.
Natural de Belo Jardim, esta foi a primeira vez que o cantor Otto  se apresentou ao vivo na cidade, levando a turnê "Recupera". Os shows  aconteceram no Parque do Bambu, a  ás 16h do dia 8 de outubro. A entrada foi gratuita.
Nos dias que antecederam os shows no Parque do Bambu, o festival No Ar Coquetel Molotov promoveu atividades que incluiram oficinas técnicas e a Mostra Play The Movie. As oficinas e a mostra ocorreram no Cine Teatro Cultura.
fonte:G1caruaru

Inscrições do Vestibular do IFPE começam nesta segunda-feira (10)

Começam nesta segunda-feira (10) e seguem até o dia 3 de novembro as inscrições do Vestibular 2017.1 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Para se inscrever, os candidatos devem acessar o site da Comissão de Vestibulares e Concursos, preencher a ficha de inscrição e emitir a guia de recolhimento da união (GRU). Neste ano, são oferecidas 4.746 vagas, sendo a novidade a criação de dois novos cursos superiores: Engenharia Mecânica (Campus Recife) e Engenharia Elétrica (Campus Garanhuns). Este último também será ofertado através do Sisu no Campus Pesqueira, com entrada para o segundo semestre do próximo ano.
A taxa de inscrição custa R$ 25 (cursos técnicos) e R$ 50 (superiores). O pagamento da GRU deve ser feito somente nas agências do Banco do Brasil. A inscrição é gratuita para os que concorrerão às vagas dos cursos oferecidos na modalidade Proeja.
Aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, oriundos de escolas públicas, bolsistas de escolas privadas e egressos de programas como Mulheres Mil e Proifpe podem solicitar gratuidade da taxa de inscrição até o dia 13, através do site. Depois, o candidato deve procurar o campus onde pretende concorrer à vaga, no período de 10 a 14 deste mês, das 9h às 12h e das 14h às 17h, para entregar a documentação exigida. A lista dos contemplados com a isenção será divulgada dia 18. Todos os candidatos que conquistarem a isenção já estarão automaticamente inscritos no Vestibular.
A nova edição do processo seletivo é válida para os 16 campi do instituto, localizados nas cidades de Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão, além de sete polos de Educação a Distância (Limoeiro, Águas Belas, Surubim, Palmares, Sertânia, Santa Cruz do Capibaribe e Pesqueira).
Cotas e provas
Metade das vagas é oferecida pelo Sistema de Cotas e reservada para candidatos oriundos da rede pública de ensino. No momento da inscrição, esses candidatos poderão optar por subcotas de renda (quem tem renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio) ou etnia (negros, pardos e índios). Há também cotas para moradores da zona rural ou filhos de agricultores que optem por cursos com vocação agrícola. Neste caso, a reserva é de 25% das vagas de ampla concorrência (não cotista).
Marcadas para o dia 27 de novembro, as provas terão 30 questões de múltipla escolha, no caso dos cursos técnicos, e 50 no caso dos cursos superiores. Neste último caso, os candidatos também terão que fazer uma redação. A data prevista para divulgação do listão com o nome dos aprovados é 19 de dezembro. A seleção para os cursos superiores e técnicos subsequentes com início no segundo semestre será feita via SiSU e SiSUTec, respectivamente. Ambos utilizam como critério a nota obtida no Enem.
fonte:G1caruaru