sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Estudantes ocupam UFPE em Caruaru em protesto contra PEC 241

Pelo menos 25 estudantes ocuparam desde a noite da quinta-feira (27) o prédio do Campus Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-CAA) em Caruaru, no Agreste.
O G1 tentou entrar em contato – por e-mail e por telefone – com representantes da UFPE, mas – até a publicação desta matéria – não recebemos resposta.
Os manifestantes são contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de número 241 que estabelece um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos e o projeto Escola Sem Partido. Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos.
A mobilização foi uma iniciativa dos próprios universitários. Ao G1, a estudante de Psicologia Gleiça Soares falou que "os estudantes estão consentrados no prédio da escolaridade". Uma assembleia está sendo realizada e irá definir os rumos da ocupação.
A ocupação ainda não tem data definida para acabar.
PEC 241
A PEC 241 estabelece que as despesas da União (Executivo, Legislativo e Judiciário) só poderão crescer conforme a inflação do ano anterior. Pela proposta, a regra valerá pelos próximos 20 anos, mas, a partir do décimo ano, o presidente da República poderá propor uma nova base de cálculo ao Congresso. O texto base foi aprovado em segundo turno, na noite de terça, pela Câmara dos Deputados, em Brasília.
Em caso de descumprimento, a PEC estabelece uma série de vedações, como a proibição de realizar concursos públicos ou conceder aumento para qualquer membro ou servidor do órgão. 
fonte:g1caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário