quarta-feira, 27 de maio de 2015

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Criança e Adolescentes das comunidades do Santo Afonso e Espírito Santo, realizaram a comemoração do Dia das Mães





O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Criança e Adolescentes das comunidades do Santo Afonso e Espírito Santo, realizaram a comemoração do Dia das Mães entre os dias 25 e 27 de maio. Houve o momento religioso, homenagens dos usuários e sorteios de brindes. A Secretaria de Trabalho e Ação Social Sueli Maciel também participou das comemorações.

Dez escolas municipais são contempladas com a construção de Cisternas



Uma parceria do Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor(CEDAPP) e as Secretarias de Educação e Agricultura trás para escolas municipais a construção de reservatórios de água para uso da comunidade escolar e local.  Este é um projeto desenvolvido em parceria com a Articulação no Semiárido Brasileiro, ASA, executado pelo CEDAPP, com o objetivo de proporcionar acesso a água de qualidade para consumo dos estudantes e comunidade local, principalmente em período de estiagem, com a implementação de cisternas escolares de 52.000 L.

A prioridade de construção são para as escolas quilombolas, as que tenham mais escazez de água e maior número de alunos, a avaliação é realizada pela equipe do CEDAPP.

 As dez primeiras escolas contempladas são:

Escola José Pedro da Silva - Comunidade Quilombola do Gado Bravo

Escola João Ferreira de Omena -- Sítio Caldeirãozinho

Escola Aureliano Correia de Oliveira - Sítio Açudinho 

Escola Marechal Cordeiro de Farias - Vila do Espirito Santo

Escola Dom Pedro II - Várzea do Alegre

Escola Professor Roberto Magalhães - Povoado do Gama

Escola Manoel José do Nascimento - Povoado Queimada Grande

Escola Otaviano José da Silva - Sítio Tapuio -

Escola Osvaldo Celso Maciel - Sítio Una do Simão

Escola Guilherme de Almeida - Sítio Sodré 

Segundo Cristine Cavalcante, Assessora Nacional do  Cisternas nas Escolas, o projeto também inclui capacitações a fim de debater e fortalecer a Educação contextualizada nas escolas rurais, estabelecendo um processo de mobilização e formação social, politico pedagógica. E conta com metodologia participativa, envolvendo comunidade escolar e local e sociedade civil organizada.

Assim sendo, são realizados os encontros com as comunidades locais a fim de apresentar e conscientizar, afirma  Cleide  Carneiro, monitora pedagógica, “A comunidade tem que se conscientizar que é um ganho também dela não é só da escola, então todas as pessoas que estão entorno elas tem que se sentir favorecidas e responsáveis e  tenham o cuidado e com a  manutenção da qualidade  da água” disse.

Suicídio: Adolescente de 16 anos se joga de torre telefônica na zona rural de São Bento do Una

Da redação TV SBUNA

Na noite desta terça-feira (26) um adolescente de 16 anos cometeu suicídio, após se jogar de uma torre de transmissão de telefone celular, na zona rural de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com informações da Polícia Militar, o estudante Anderson Sousa Rodrigues, subiu e pulou de uma torre de transmissão telefônica de aproximadamente 30 metros, localizada no povoado da Pimenta, zona rural do município.

Segundo informações de outro adolescente ele já tinha subido na torre outras vezes.

O corpo de bombeiros e as polícias militar e civil estiveram no local do suicídio para investigar o caso. O corpo de Anderson foi encaminhado até o Instituto de medicinal legal de Caruaru, também no Agreste.

Inscrições para as eleições para conselheiro tutelar em São Bento do Una vão até sexta

Da redação TV SBUNA

Estão abertas desde a última segunda-feira (25) as inscrições para as eleições unificadas para conselheiro tutelar, que vão até a próxima sexta-feira (29) em São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco.

Os interessados deverão se inscrever na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, localizada na Avenida Osvaldo Celso Maciel, N° 70. O período de inscrições publicado no edital era de 18 a 22 maio, mas o período foi prorrogado até o próximo dia 29, no horários das 08hs às 12hs.

De acordo com o edital, o candidato deverá ter no mínimo concluído o ensino médio, residir no município a mais de 2 anos, ter Idade superior a 21 anos, idoneidade moral reconhecida, não exercer mandato político, não estar sendo processado criminalmente no município ou em qualquer outro deste país, entre outras exigências.

As eleições acontecerão no dia 04 de outubro, das 8hs às 17hs, onde eleitores aptos a votarem, elegeram cinco conselheiros e cinco suplentes. Os Conselheiros Tutelares têm a função de representar a comunidade, atuando junto à órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes.

Confira o edital na integra!

ELEIÇÕES UNIFICADAS PARA O CONSELHO TUTELAR
EDITAL Nº 02/2015

O PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE SÃO BENTO DO UNA, no uso da atribuição que lhe é conferida pela Lei Municipal 1.711/2005, torna público o presente EDITAL DE CONVOCAÇÃO para o Processo de Escolha em Data Unificada para membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2016/2019, aprovado pela RESOLUÇÃO Nº 02/2015, do CMDCA.

1. DO PROCESSO DE ESCOLHA:
1.1. O Processo de Escolha em Data Unificada é disciplinado pela Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), Resolução nº 170/2015 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, assim como pela Lei Municipal nº 1.711/2005 e RESOLUÇÃO Nº 02/2015, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Bento do Una, sendo realizado sob a responsabilidade deste e fiscalização do Ministério Público;
1.2. Os membros do Conselho Tutelar local serão escolhidos mediante o sufrágio universal, direto, secreto e facultativo dos eleitores do município, em data de 04 de outubro de 2015, das 08:00 às 17:00, em locais pré determinados pela comissão, sendo que a posse dos eleitos e seus respectivos suplentes ocorrerá em data de 10 de janeiro de 2016;
1.3. Assim sendo, como forma de dar início, regulamentar e ampla visibilidade ao Processo de Escolha em Data Unificada para membros do Conselho Tutelar para o quatriênio 2016/2019, torna público o presente Edital, nos seguintes termos:

2. DO CONSELHO TUTELAR:
2.1. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, sendo composto por 05 (cinco) membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de 04 (quatro) anos, permitida 01 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha em igualdade de escolha com os demais pretendentes;
O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar deverá, preferencialmente, observar as seguintes diretrizes: O processo de escolha para a função de conselheiro tutelar será para o preenchimento de cinco membros titulares e suplentes.
De acordo com o Inciso II do Art. 5º da resolução 139/2010, publicado pelo CONANDA, a candidatura deverá ser individual, não sendo admitida a composição de chapas.
O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente deverá instituir uma Comissão Especial de composição paritária entre conselheiros representantes do governo e da sociedade civil, para a realização do primeiro Processo de Escolha em Data Unificada dos conselheiros tutelares.
O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente no uso de suas atribuições publicará Editais específicos no Diário Oficial ou meio equivalente para cada uma das fazes do processo de escolha de conselheiros tutelares, dispondo sobre:
I- A documentação exigida dos candidatos;
II- As regras do Processo de Escolha em Data Unificada, contendo as condutas permitidas e vedadas aos candidatos;
III- As sanções previstas para o descumprimento das regras do Processo de Escolha em Data Unificada;
IV- Impugnações, recursos e outas fases do Processo de Escolha em Data Unificada; e
V- Das vedações.

3. DOS REQUISITOS BÁSICOS EXIGIDOS DOS CANDIDATOS A MEMBRO DO CONSELHO TUTELAR:
• Comprovação do ensino médio concluído
• Residir no município a mais de 2 anos
• Idade superior a 21 anos
• Reconhecida idoneidade moral
• Atuação de no mínimo 2 anos na área de atendimento, promoção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes
• Não ter sofrido penalidade de perda de mandato de conselheiro tutelar no período vigente
• Estar no gozo dos direitos políticos
• Não exercer mandato político
• Não estar sendo processado criminalmente no município ou em qualquer outro deste país
• Não ter sofrido nenhuma condenação judicial, transitada ou julgada nos termos do Artigo 129 da Lei Federal Nº 8.069/90
• Estar em pleno gozo das aptidões físicas e mental para o exercício do cargo de conselheiro tutelar
• Ser aprovado em prova de conhecimentos específicos com acerto de 50%, a prova será composta de 10 questões de múltiplas escolhas com relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

4. DA JORNADA DE TRABALHO E REMUNERAÇÃO:
4.1. Os membros do Conselho Tutelar exercerão suas atividades em regime de dedicação exclusiva em jornada de 40 horas semanais;
4.2. O valor do vencimento é de: de R$ 1.350,00 (mil trezentos e cinquenta Reais); conforme Lei Municipal 1.903/2013.
5. DAS ATRIBUIÇÕES DOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR
5.1 As atribuições dos membros do conselho tutelar estão previstas na Lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente.

6. DA COMISSÃO ESPECIAL:
6.1. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente instituirá, no prazo de 10 (dez) dias, a contar da publicação do presente Edital, uma Comissão Especial de composição paritária entre representantes do governo e da sociedade civil, para a organização e condução do presente Processo de Escolha;
6.2. Compete à Comissão Especial Eleitoral:
a) Analisar os pedidos de registro de candidatura e dar ampla publicidade à relação dos candidatos inscritos;
b) Receber as impugnações apresentadas contra candidatos que não atendam os requisitos exigidos, fornecendo protocolo ao impugnante;
c) Notificar os candidatos impugnados, concedendo-lhes prazo para apresentação de defesa;
d) Decidir, em primeira instância administrativa, acerca da impugnação das candidaturas, podendo, se necessário, ouvir testemunhas eventualmente arroladas, determinar a juntada de documentos e a realização de outras diligências;
e) Realizar reunião destinada a dar conhecimento formal das regras da campanha aos candidatos considerados habilitados ao pleito, que firmarão compromisso de respeitá-las, sob pena de indeferimento do registro da candidatura, sem prejuízo da imposição das sanções previstas na legislação local;
f) Estimular e facilitar o encaminhamento de notícias de fatos que constituam violação das regras de campanha por parte dos candidatos ou à sua ordem;
g) Analisar e decidir, em primeira instância administrativa, os pedidos de impugnação e outros incidentes ocorridos no dia da votação;
h) Escolher e divulgar os locais de votação e apuração de votos;
i) Divulgar, imediatamente após a apuração, o resultado oficial da votação;
j) Notificar pessoalmente o Ministério Público, com a antecedência devida, de todas as etapas do certame, dias e locais de reunião e decisões tomadas pelo colegiado;
k) Divulgar amplamente o pleito à população, com o auxílio do CMDCA e do Poder Executivo local, estimulando ao máximo a participação dos eleitores.
6.3. Das decisões da Comissão Especial Eleitoral caberá recurso à plenária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que se reunirá, em caráter extraordinário, para decisão com o máximo de celeridade.

7. DOS IMPEDIMENTOS:
7.1. São impedidos de servir no mesmo Conselho Tutelar os cônjuges, companheiros, ainda que em união homo afetiva, ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, conforme previsto no art.140, da Lei nº 8.069/90 e art. 15, da Resolução nº 170/2014, do CONANDA;
7.2. Existindo candidatos impedidos de atuar num mesmo Conselho Tutelar e que obtenham votação suficiente para figurarem entre os 05 (cinco) primeiros lugares, considerar-se-á eleito aquele que tiver maior votação; o candidato remanescente será reclassificado como seu suplente imediato, assumindo na hipótese de vacância e desde que não exista impedimento;
7.3. Estende-se o impedimento do conselheiro tutelar em relação à autoridade judiciária e ao representante do Ministério Público com atuação na Justiça da Infância e da Juventude da mesma comarca;
7.4. É também impedido de se inscrever no Processo de Escolha unificado o membro do Conselho Tutelar que:
a) Tiver exercido o mandato, em regime de prorrogação, por período ininterrupto superior a 04 (quatro) anos e meio.

8. DAS ETAPAS DO PROCESSO DE ESCOLHA:
8.1. O Processo de Escolha para membros do Conselho Tutelar observará o calendário anexo ao presente Edital;
8.2. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no uso de suas atribuições, fará publicar editais específicos no Diário Oficial ou meio equivalente para cada uma das fases do processo de escolha de membros do Conselho Tutelar, dispondo sobre:
a) Inscrições e entrega de documentos;
b) Relação de candidatos inscritos;
c) Relação preliminar dos candidatos considerados habilitados, após a análise dos documentos;
d) Relação definitiva dos candidatos considerados habilitados, após o julgamento de eventuais impugnações;
e) Dia e locais de votação;
f) Resultado preliminar do pleito, logo após o encerramento da apuração;
g) Resultado final do pleito, após o julgamento de eventuais impugnações; e
h) Termo de Posse.

9. DA INSCRIÇÃO/ENTREGA DOS DOCUMENTOS:
9.1. A participação no presente Processo de Escolha em Data Unificada iniciar-se-á pela inscrição por meio de requerimento impresso e/ou formulário eletrônico, e será efetuada no prazo e nas condições estabelecidas neste Edital;
9.2. A inscrição dos candidatos será efetuada pessoalmente na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Bento do Una, à Rua Av. Osvaldo Celso Maciel, N° 70, nesta cidade, no período de 18 a 22 de Maio, das 08:00 à 12:00, logo após a publicação do Edital do Processo de Escolha dos pretendentes a função de conselheiro tutelar conforme previsto na resolução 170 de Janeiro de 2015 do CONANDA – que alterou e acrescentou disposição a resolução 139 de 2010.
9.3. Ao realizar a inscrição, o candidato deverá apresentar original e cópia dos documentos em duas vias para fé e contrafé;
9.4. As informações prestadas e documentos apresentados por ocasião da inscrição são de total responsabilidade do candidato.

10. ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA:
10.1. Análise da documentação exigida prevista na Resolução e Edital publicado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente;
10.2. A análise dos documentos será realizada no prazo de 20 (vinte) dias após o encerramento do recebimento da documentação.

11. DA IMPUGNAÇÃO ÀS CANDIDATURAS:
11.1. A partir da publicação da lista definitiva dos candidatos habilitados a participar do processo de escolha, no prazo de 07 (sete) dias, qualquer cidadão maior de 18 anos capaz, poderá requerer a impugnação do postulante, em petição devidamente fundamentada;
11.2. Ocorrendo falsidade em qualquer documentação apresentada o postulante será excluído sumariamente do processo de escolha em data unificada, sem prejuízo do encaminhamento dos fatos à autoridade competente para apuração e a devida responsabilização legal.
11.3. O candidato impugnado terá 05 (cinco) dias após a data da publicação da lista dos habilitados e não habilitados para apresentar sua defesa;
11.4. Após análise da documentação pela Comissão Especial será publicada a lista dos candidatos habilitados a participarem do processo de escolha em data Unificada, que ocorrerá no dia 04 de Outubro de 2015.
11.5. No dia 04 de Junho de 2015, será publicada a lista de candidatos habilitados para o certame.
11.6. O candidato não habilitado terá o prazo de 05 (cinco) dias após a data da publicação para apresentar recurso a Comissão Especial do Processo de Escolha em data Unificada.

12. EXAME DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO
12.1. O exame de conhecimento específico será aplicado no dia 26 de Maio de 2015.
12.2. Após publicação do resultado do exame de conhecimento específico o candidato poderá impor recurso no prazo de 05 dias para a Comissão Especial.

13. DO PROCESSO DE ESCOLHA EM DATA UNIFICADA
13.1. Esta etapa definirá os conselheiros tutelares titulares e os suplentes.
13.2. O processo de escolha em Data Unificada realizar-se-á no dia 04 de Outubro de 2015, das 08h às 17h, horário local, conforme previsto no Art. 139 do Estatuto Da Criança e do Adolescente (ECA);

14. DAS VEDAÇÕES AOS CANDIDATOS DURANTE O PROCESSO DE ESCOLHA:
14.1. Conforme previsto no parágrafo 3º do art. 139 do Estatuto da Criança e do Adolescente é vedado doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive brindes de pequeno valor.

15. DA FORMAÇÃO
15.1. Esta etapa consiste na formação dos conselheiros tutelares, sendo obrigatória a presença de todos os candidatos classificados, em 100% da carga horária ofertada, o que será confirmado através de lista de presença, sob pena de sua eliminação.
15.2. A comissão eleitoral divulgará o dia, o local e a hora da formação através de resolução do CMDCA a ser publicada.
15.3. A formação obrigatória terá o seguinte conteúdo programático: (conforme previsto na Resolução 003/2015 do CMDCA).
15.4. A carga horária da capacitação será divulgada através de resolução do CMDCA.

16. EMPATE
16.1. Em caso de empate, terá preferência na classificação, sucessivamente o candidato que obtiver maior nota no Exame de Conhecimento Específico; com maior tempo de experiência na promoção defesa ou atendimento na área dos direitos da criança e do adolescente: persistindo o empate, o candidato com idade mais elevada, ressalvado outro critério previsto em Lei Municipal 1.903/2013

17. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL:
17.1. Ao final de todo o Processo, a Comissão Especial divulgar no Diário Oficial ou em meio equivalente, o nome dos 05 (cinco) Conselheiros Tutelares titulares escolhidos e suplentes, em ordem decrescente de votação.

18. DOS RECURSOS
18.1. Realizado o Processo de Escolha em Data Unificada os recursos, deverão ser dirigidos ao presidente da Comissão Especial do Processo de Escolha e protocolados no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, respeitando os prazos estabelecidos neste Edital.
18.2. Julgados os recursos, o resultado final será homologado pela presidente da Comissão Especial do Processo de Escolha em Data Unificada.
18.3. O candidato poderá ter acesso às decisões da Comissão Especial para fins de interposição dos recursos previstos neste Edital, mediante solicitação formalizada.
18.4. Das decisões da Comissão Especial do processo de escolha caberá recurso à plenária do Conselho Municipal que se reunirá, em caráter extraordinário, para decisão com o máximo de celeridade.
18.5. A decisão proferida nos recursos, pela Comissão Especial do Processo de Escolha em Data Unificada é irrecorrível, na esfera administrativa.
18.6. Esgotada a fase recursal, a Comissão Especial fará publicar a relação dos candidatos habilitados, com cópia ao Ministério Publico.

19. DA POSSE:
19.1. A posse dos Conselheiros Tutelares dar-se-á pelo Senhor Prefeito Municipal ou pessoa por ele designada no dia 10 de janeiro de 2016, conforme previsto no parágrafo 02 do art. 139, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);

20. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:
20.1. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Especial Eleitoral, observadas as normas legais contidas na Lei Federal nº 8.069/90 e na Lei Municipal 1.711/2005;
20.2. É de inteira responsabilidade dos candidatos acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes ao processo de escolha em data unificada dos membros dos conselheiros tutelares;
20.3. O descumprimento dos dispositivos legais previstos neste Edital implicará na exclusão do candidato ao processo de escolha.
Publique-se

São Bento do Una, 04 de Maio de 2015
João Lourenço Ferreira
Presidente do CMDCA

ANEXO
Calendário Referente ao Edital nº 02/2015 do CMDCA
1 – Publicação do Edital: 04/05/2015;
2 – Inscrições na sede do CMDCA das 08h à 12h do dia 18/05/2015 à 22/05/ 2015;
3 – Análise dos Requerimentos de inscrições: de 25/05/2015 a 26/05/2015;
4 – Publicação da lista dos candidatos com inscrições deferida no mural do CMDCA e outros meios equivalente: 04/06/2015;
5 – Prazo para recurso de 05/06/2015 a 08/06/2015;
6 – Análise dos recursos: de 09/06/2015 a 10/06/2015;
7 – 11/06/2015 – Divulgação do resultado dos recursos e publicação da lista definitiva dos candidatos com inscrição deferida, em ordem alfabética e divulgação do local e horário de realização da Prova Objetiva, no mural do CMDCA, às 18h horas.

Timão calcula economia de quase R$ 2 mi com saídas de Sheik e Guerrero

As saídas antecipadas de Emerson e Guerrero vão trazer um alívio para o caixa do Corinthians. Com os jogadores fora dos planos da diretoria, como anunciou o gerente de futebol Edu Garpar nesta quarta-feira, o Timão calcula que vai deixar de gastar cerca de R$ 1,8 milhão com o adeus dos jogadores. 
Guerrero abriu mão do que tinha a receber até o dia 15 de julho, data do encerramento de seu contrato. O jogador ganha R$ 480 mil por mês, sendo uma parte através dos direitos de imagem. Como o vínculo será rompido nas próximas horas, o clube vai economizar aproximadamente R$ 800 mil. 
Mesmo depois de pagar parte dos atrasados, o Corinthians devia mais de R$ 2 milhões a Guerrero referentes aos direitos de imagem e premiações. Os empresários do jogador, porém, pagaram o montante ao jogador e assumiram a dívida. Agora, terão de se acertar com o Timão para receber a quantia. 
Emerson vive situação semelhante. O atacante tem contrato com o Corinthians até o fim de julho, mas já foi avisado que não ficará e, a partir disso, passou a negociar a forma de romper o vínculo. Como o jogador recebe mensalmente R$ 520 mil, também dividido nos direitos de imagem, o Corinthians acredita que deixará de gastar pouco mais de R$ 1 milhão. 
Sheik, aliás, tem pressa para decidir seu futuro. O jogador realizou três partidas pelo Corinthians no Campeonato Brasileiro e, de acordo com as normas da CBF, pode atuar em apenas mais três se quiser se transferir para outra equipe. O empresário dele, Reinaldo Pitta, foi acionado para procurar outro clube. Guerrero está próximo do Flamengo.
Heróis dos títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes em 2012, respectivamente, Emerson e Guerrero foram as primeiras vítimas do corte de gastos do Corinthians. O grande foco da direção é diminuir drasticamente os custos do departamento de futebol. O Timão gasta cerca de R$ 10 milhões mensais com salários de jogadores.
Por Carlos Augusto Ferrari
globoesporte.
foto. Daniel Augusto.

Pouco tempo a perder: Cristóvão Borges é o novo técnico do Fla

Cristóvão Borges é o substituto de Vanderlei Luxemburgo no comando do Flamengo. O técnico se reuniu com dirigentes nesta quarta-feira, dois dias depois da demissão do antigo treinador, e as partes chegaram a um acordo. O contrato vai até o fim do ano, quando haverá eleições presidenciais no clube. A apresentação oficial será nesta quinta-feira, depois do treino da tarde no Ninho do Urubu. Ele não irá ao Maracanã na noite desta quarta, quando o Rubro-Negro enfrenta o Náutico na partida de ida pela terceira fase da Copa do Brasil.
O novo treinador do Flamengo tem 55 anos. Além do Fluminense, ele comandou Bahia e Vasco. A saída do Tricolor carioca ocorreu no fim de março, quando foi demitido. Cristóvão chega à Gávea com o auxiliar Cassiano de Jesus e o preparador físico Rodrigo Poletto. A estreia do técnico será neste domingo, às 18h30, no Maracanã, justamente contra o Fluminense, clube que dirigiu recentemente por 11 meses.
Vanderlei Luxemburgo foi demitido na noite da última segunda-feira, depois da derrota por 2 a 1 para o Avaí – após o decepção no Campeonato Carioca, ele não resistiu ao mau início no Brasileirão. Com apenas um ponto em três rodadas, o Flamengo é o 17º colocado, na zona de rebaixamento. Em entrevista coletiva no dia seguinte, Luxemburgo fez duras críticas à atual gestão rubro-negra. À tarde, os dirigentes rebateram as acusações.

Nesta quarta, o Flamengo entrará em campo sob o comando de Jayme de Almeida. Auxiliar permanente do clube, ele já estava confirmado interinamente à frente do time contra o Náutico, às 22h, no Maracanã.
Por Eric Faria e Richard Souza
globoesporte.com

Copa do Mundo da fraude

O diretor do Internal Revenue Service (IRS), espécie de Receita Federal dos Estados Unidos, Richard Weber, resumiu o esquema de corrupção envolvendo Fifa, Conmebol, Concacaf e empresas de marketing esportivo como "Copa do Mundo da fraude" e disse que a Fifa "levou cartão vermelho". Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, Weber mandou recado aos envolvidos no caso, enquanto a procuradora-geral dos EUA, Loretta Lynch, revelou que o processo de escolha do Brasil como sede do Mundial do ano passado - feita em 2007 - também está sendo investigada, mas não apresentou nenhuma irregularidade até o momento.
Entretanto, segundo a investigação, houve problemas na escolha da sede da Copa de 2010, na África do Sul, na eleição presidencial da Fifa e na venda de direitos da Copa América. De acordo com Lynch, o suposto esquema de corrupção que envolveu dirigentes da Fifa, Conmebol, Concacaf e empresas de marketing esportivo ocorreu "ano após ano, campeonato após campeonato". Loretta Lynch afirmou que US$ 110 milhões (R$ 349,5 milhões)  foram usados apenas no esquema envolvendo a Copa América Centenário, que ocorrerá no ano que vem no próprio país.
- O esquema envolve altos executivos e outra agências, e milhões de dólares no que diz respeito a pagamento de propinas. Um esquema de corrupção que parece se estender ao longo de décadas, ano após ano, campeonato após campeonato. Em 2016, vamos receber a Copa América e será a primeira vez que ela ocorrerá fora da América do Sul. O que deveria ser uma mostra de amizade entre os países, se tornou um processo que envolveu milhões de dólares - disse Lynch.
O diretor do FBI, James Comey, deixou claro que a investigação da polícia dos EUA continuará em andamento, avisando que este "é apenas o começo" do esforço contra a corrupção no mundo do futebol. 
- O futebol é um belo jogo, o gramado está disponível para todos, ricos ou pobres, homens e mulheres. Mas o jogo foi sequestrado. A vítima verdadeira é o futebol. Essas pessoas conseguiram tirar muito dinheiro graças ao amor que esse esporte desperta - lamentou Comey.

A investigação acusa empresas de marketing esportivo de pagamento de propina a confederações que detêm esses direitos, e não pesam acusações ou suspeitas sobre empresas de mídia do mundo todo que compraram desses intermediários os direitos de transmissão das partidas e campeonatos.
Sem comentários sobre Blatter
Logo após os pronunciamentos de Lynch, Comey e Weber, a primeira pergunta realizada teve como tema uma possível participação do presidente da Fifa, Joseph Blatter, no esquema. Questionada se o suíço já tinha "ficha limpa" comprovada, a procuradora-geral afirmou que não comentaria o assunto ou qualquer pergunta envolvendo nomes específicos. Loretta Lynch garantiu que as investigações não foram conduzidas para que coincidissem com a semana do congresso da Fifa em Zurique para a eleição presidencial, marcado para a próxima sexta-feira.
- O próximo passo é que esses réus venham aos EUA para responder ao processo. Pedimos às autoridades suíças o processo de extradição. Ainda queremos prender os acusados que faltam - completou Lynch.

domingo, 24 de maio de 2015

Copa do Brasil etapa nordeste, Campeão: Náutico PE 


A equipe do Náutico de futebol de 7, acabou de vencer o Sport, na final da Copa do Brasil região Nordeste, jogando muito os times pernambucanos, desbancaram todos os demais clubes representantes do Nordeste. Esse mesmo Náutico joga domingo contra a equipe do Galorote de São Bento do Una, pelas finais da Copa Pernambuco no próximo domingo no Recife. Nós São-bentenses acreditamos na vitória de nossos representantes, mesmo jogando com um placar adverso por ter perdido no último domingo para o mesmo Náutico por 2 tentos a 1, uma vitória simples nos classifica. e eu acredito.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO CONCEDE PASSE LIVRE PARA OS ESTUDANTES

Virou realidade. A partir desta segunda-feira, dia 25, começa o cadastramento de estudantes da rede estadual de ensino no Vem Passe Livre RMR. Ao todo, 260 mil alunos de 399 escolas, além de 1,5 mil cotistas da UPE, vão passar a usufruir de passagem gratuita de ônibus. O benefício está disponível para todos os estudantes que moram e estudam em instituições localizadas na Região Metropolitana do Recife. A novidade começa a valer no dia 27 de julho, primeiro dia letivo do segundo semestre de 2015. Pode espalhar.

Capitão Leone deixa comando em São Bento do Una e assume o 2º CPM de Lajedo


Na última sexta-feira (08), a convite do 9ª Batalhão de Polícia Militar em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, o capitão Leone Andrade Sena assumiu o 2º CPM no município de Lajedo. Após passar cinco anos e um mês a frente do comando da Polícia Militar de São Bento do Una e Cachoeirinha, área do 15º Batalhão de Polícia Militar de Belo Jardim.

O convite surgiu por razão do excelente trabalho que o capitão desenvolveu na sua área, a Polícia Militar ainda não divulgou quem será o novo capitão que assumirá o 2º CPM no 15º BPM.

O capitão Leone esteve em São Bento do Una pela primeira vez em 2000, onde comandou a PM por onze meses, em época muito difícil, nenhum oficial queria comandar a policiamento local. No final desse período Leone deixou o comando na intenção de nunca mais voltar ao munícipio.

Em abril de 2010 o capitão Leone voltou a São Bento na missão de organizar e pacificar a cidade tida como “o terror dos batalhões”, que no período tinha um presídio caindo aos pedaços e um batalhão em ruinas e desabitado, na época a cidade contava com dois policiais até a 22 horas, isso quando não precisava dar cobertura em outras cidades.
Durante esses mais de cinco anos em que esteve comandando a polícia em São Bento do Una conseguiu diminuir a taxa de homicídio em 53%, quando a taxa estadual era de 12%, reduziu o registro de acidentes de trânsito em 442% e de crimes ao patrimônio em 283%. Foi um dos executores na implantação da sinalização e aplicação de normas do trânsito municipal, como a obrigatoriedade do capacete para motociclistas.

Conseguiu contribuir na organização e crescimento do município, trabalho esse que resultou em um título de cidadão sãobentense e quatro votos de aplausos concedidos pela câmara de vereadores, recebeu também um voto de aplauso da câmara de Cachoeirinha. Além de uma medalha de honra ao mérito policial, concedido pela Policia Militar de Pernambuco.

Boa sorte ao cidadão sãobentense, Capitão Leone, que ele consiga ótimos resultados nessa nova missão a ele concedida. A esse que há São Bento de outra dimensão, como já diz seu xará, Leone Valença, no hino da cidade (Vejo São Bento noutra dimensão…).
Naldinho Oliveira da TV SBUNA

quarta-feira, 20 de maio de 2015

A Prefeitura de São Bento do Una, realizou ontem dia (20) a Ação Cidadania no Sítio Açude das Capoeiras







A Prefeitura de São Bento do Una através da Secretaria de Trabalho e Ação Social com o apoio da Secretaria de Saúde realizaram hoje (20) a Ação Cidadania no Sítio Açude das Capoeiras que aconteceu na Escola Sebastião Alves. Foram prestados os seguintes serviços: Emissão de Carteira de Trabalho; Cadastro e Consulta do Bolsa Família; Encaminhamentos; Segunda via de certidão de nascimento e casamento; Aferir pressão; Teste de Glicemia; Clínica Médica; Exame de Prevenção; Aplicação de Flúor; Palestras Educativas; Orientação Jurídica; Manicure; Corte de Cabelo. Finalizando cerca de 200 atendimentos.

71º BI Mtz comemora Dia da Infantaria e Homenageia Amilcar da Mota Valença

O Comando do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz) promove logo mais, a partir das 19h desta quarta-feira, dia 20, uma formatura cívico-militar em comemoração ao "Dia da Infantaria" e a entrega da "Boina Verde Oliva" aos 155 soldados incorporados no corrente ano, naquela Unidade Militar. O Evento acontecerá no pátio de formaturas do Batalhão e é aberto ao Público.
Na oportunidade será comemorado o Aniversário do Batalhão, bem como haverá condecorações a militares e civis. Destaque para os Diplomas de Colaborador Emérito do Exército e de Amigo do Batalhão, que serão entregues a personalidades de Garanhuns. O Tenente Coronel Sandro Gomes de Vasconcelos ainda fará uma homenagem póstuma ao Centenário de nascimento de Amílcar da Mota Valença, que era Prefeito de Garanhuns por ocasião da construção do 71º BI Mtz.

As comemorações do aniversário do Batalhão Duarte Coelho seguem nessa quinta-feira, quando o Comandante daquela Unidade promove um encontro com militares da Reserva Ativa do Exército. O momento acontece a partir das 10h, no Auditório do 71º BI Mtz.
Postado por Carlos Eugênio

PE FUT 7: Náutico vence Galorote e Santa empata com América na ida das semifinais

Naldinho Oliveira da TV SBUNA

A equipe do Galorote enfrentou neste domingo (17) a equipe do Náutico e perdeu por 2X1 e Santa Cruz e América empataram em 1X1 pela ida das semifinais da Taça Pernambuco de Futebol 7.

Na primeira partida teve gol de Roberto Ferreira (11) para o Santa e de Renato de Barros (07) para o América. Na segunda entre Náutico X Galorote, Jefferson Ferreira (07) fez dois gols para timbu e Neném Baiano (10) fez um para o galo. As duas partidas marcaram a rodada de ida da semifinais da competição, mostrando resultados equilibrados entre as equipes.
Estreante na competição, a equipe de São Bento do Una (PE), Galorote se classificou na fase de grupo em primeiro. Enfrentou o Sport em duas partidas equilibradas, na ida perdeu por 5X4 e na volta venceu por 4X3 que fez o galo derrotar o leão no saldo de gols fora de casa. A equipe confia em um melhor resultado no jogo de volta das semi.

Já o Náutico é o atual campeão pernambucano, sendo um dos favoritos ao título, também se classificou em primeiro do seu grupo e nas quartas de finais derrotou equipe da Barca/Sinttel, sendo que no jogo de ida goleou por 8X1 e perdeu a volta por 4X3.

A próxima partida acontecerá no próximo domingo (31), onde se conhecerá os finalistas do campeonato.

Confira as partidas de volta das semifinais! 

14:00 – Galorote X Náutico
15:30 – América X Santa Cruz

Licenciamento Ambiental prévio da Barragem de São Bento do Una é concluído

Da redação TV SBUNA

Na noite do último sábado (16), a prefeitura de São Bento do Una (PE), Débora Almeida (PSB), publicou em seu perfil do Facebook que o licenciamento ambiental prévio da barragem que levará o nome do ex-governador Eduardo Campos, foi concluído.

De acordo com a publicação, o próximo processo será a licitação para a escolha da construtora que executará o empreendimento no município. Débora está de férias no exterior e o vice prefeito Alexandre Batité (PMDB) é quem está à frente do poder executivo municipal.
O processo vem sendo acompanhado pela prefeita desde o início, a grande expectativa da população mesmo é o momento em que o governador Paulo Câmara venha assinar a ordem de serviço para dar início às obras. Mas os atrasos gerados pelo processo burocrático vem gerando diversas opiniões sobre a tão sonhada barragem da cidade.

Mobilidade – A prefeitura está adquirindo um usina de asfalta para pavimentar as ruas da cidade, para buscar melhorias na mobilidade da população.

domingo, 17 de maio de 2015

GRUPO DE EXPLORADORES DR. LÍVIO DE SOUZA VALENÇA TERÁ ACAMPAMENTO




Todos os meses, é realizado uma atividade, futebol, musica, palestra, trilhas, marcha e agora o Acampamento, a diferença é que este acampamento só dura um fim de semana, enquanto que as outras atividades normais duram até sete dias. É no Acampamento que os exploradores colocam em prática o que aprendem nas reuniões semanais. Em todas as atividades a palavra-chave é colaboração, que apesar de as Patrulhas competirem entre si, todos estão dispostos a ajudar uns aos outros.
A união, fraternidade sempre foi e é até hoje um marco, pois Baden Powell queria unir o mundo através do Escotismo.

Todas as atividades são realizadas com bastante alegria, que é mais uma característica dos Exploradores, Significando que não importa o tamanho do problema, o Explorador sempre o enfrenta de cabeça erguida, pois sabe que o desespero só leva à ruína, e os Exploradores são vencedores e triunfantes em tudo o que fazem.
A disciplina também é uma característica típica dos Exploradores, mais não é imposta, cada criança aceita espontaneamente o compromisso de melhorar a si mesmo, e aqueles que por ventura não demonstram um comportamento sociável, acabam por si só deixando o movimento.
Ontem 16 de Maio nós chefes estivemos verificando o campo onde acamparemos na próxima semana parabéns a todos pelo empenho e dedicação.

GRUPO DE EXPLORADORES LÍVO DE SOUZA VALENÇA REALIZA AÇÕES DE DIVULGAÇÃO DO ECA





O 4 Grupamento de Exploradores Dr. Lívio de Souza Valença, da cidade de São Bento do Una,  agreste de Pernambuco, organizou três grandes ações para divulgar os Direitos da Criança e do Adolescente concluindo a sua participação no Projeto com um momento com os pais dos jovens exploradores. A proposta da atividade era realizar oficinas diversas e palestras aos pais.

No dia 14 de Maio, durante  a noite a ação foi realizada na Escola Municipal Paroquial Dom Bosco. Lá foram realizadas oficinas de pintura, gincana com jogos, filmes educativos, exposição sobre o escotismo e palestra para os jovens e seus pais. 

Participaram um total de 50 membros do Grupo, de todos os Ramos e também Escotistas e Dirigentes (adultos voluntários) do Grupo. 

Universidades federais têm até risco de desabar

RIO - Prédios condenados, obras abandonadas e falta de equipamentos. Aulas em contêineres ou nos jardins das universidades. Estupros e assaltos dentro e no entorno dos câmpus. Este é o cenário de penúria das universidades federais do Estado do Rio.
Alunos do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Câmpus Valonguinho, centro de Niterói, estudam com medo de o prédio desabar, por exemplo. Com o peso dos aparelhos dos laboratórios, as lajes dos 2º e 3º andares cederam e as divisórias das paredes de compensado envergaram. Há remendos nos tetos e fissuras nos pilares externos.
O prédio foi interditado por 15 dias, em agosto de 2014, após vistoria da Superintendência de Arquitetura e Engenharia da UFF. O parecer técnico recomendou a remoção imediata de todos os equipamentos dos andares superiores e a transferência emergencial dos laboratórios. “Um engenheiro falou que se ouvirmos barulho de vidro trincando é para sairmos correndo”, disse Gustavo Farés, de 21 anos, do 5º período de Biologia. Depois disso, equipamentos passaram a ser guardados em contêineres e os refrigeradores com materiais de pesquisa se amontoam nos corredores. 
fonte: DANIELLE VILLELA - O ESTADO DE S. PAULO

DENGUE: Faltam vontade política e investimento’, diz especialista sobre epidemia

O Brasil desmontou uma estrutura de ponta de combate ao mosquito da dengue, construída no passado por gente como os médicos Emílio Ribas e Adolpho Lutz, o homem que foi até cobaia do Aedes aegypti na luta contra a febre amarela. Na batalha, o inseto vetor chegou a ser erradicado do País entre 1958 e 1967. Hoje, as campanhas oficiais do governo repassam a responsabilidade do combate à dengue à população, que sofre com epidemias cada vez piores.
A avaliação é de Rodrigo Cesar da Silva Magalhães, doutor em História da Ciência e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, autor da tese “A campanha continental para a erradicação do Aedes aegypti da OPAS e a cooperação internacional em saúde nas Américas (1918-1968)”, concluída em 2013 e premiada como melhor tese de 2014 pela Sociedade Brasileira de História das Ciências (SBHC).
No combate à dengue, segundo ele, “faltam vontade política e investimentos para que a guerra seja vencida”.
Abaixo, trechos da entrevista.
O seu estudo conta que o Brasil já esteve livre do Aedes aegypti. Como se conseguiu isso e quando aconteceu?
Sim. Em 1958, durante a 15.ª Conferência Sanitária Pan-Americana, realizada em San Juan, Porto Rico, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) declarou o Brasil livre do Aedes aegypti. Nos nove anos seguintes, o inseto não foi encontrado no território brasileiro, até reaparecer em Belém, em 1967. Essa conquista do campo médico-sanitário nacional foi resultado de campanhas contra a febre amarela desenvolvidas no País desde as primeiras décadas do século 20 e que, a partir dos anos 1920, tiveram a participação da Divisão de Saúde Internacional da Fundação Rockefeller, que em 1918 havia lançado uma campanha mundial de erradicação da doença.
Qual foi o método usado para a erradicação do mosquito?
O método foi a eliminação do vetor. Tais campanhas tiveram êxito em livrar as cidades da febre amarela por períodos prolongados, mas a doença reaparecia. A epidemia de 1928-1929 no Rio é o exemplo mais dramático dessa realidade. Este foi o método que levou à erradicação da espécie do Brasil e de outros dez países das Américas em 1958.
A dengue voltou com força nos últimos anos. Como analisa o atual combate ao mosquito?
Em virtude do desmonte da estrutura permanente de combate à dengue e vigilância epidemiológica nas últimas décadas, o combate ao mosquito transmissor só é feito quando eclodem as epidemias. Ou seja, apenas quando a situação assume um certo grau de gravidade é que surge a preocupação em combater o inseto. O ideal seria que as atividades de combate ao mosquito fossem permanentes.
Há especialistas que dizem que o mosquito venceu a guerra.
Não sei se o mosquito venceu a guerra ou se o poder público é que não entrou nela. Faltam vontade política e investimentos para que a guerra contra a dengue seja vencida.
fonte:Pablo Pereira ESTADÃO.