quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Morre escritor e romancista são-bentense Gilvan Lemos.

Foi com um imenso pesar que comunicamos o falecimento de Gilvan de Souza Lemos.
Faleceu no primeiro dia de agosto, aos 87 anos, em decorrência de infarto fulminante, o escritor (romancista e poeta) Gilvan Lemos.  Fica de luto a cultura de um modo geral, toda a cidade de SÃO BENTO DO UNA que perde um filho da Terra, que sempre levou o nome de São Bento ao mais alto patamar e todos os leitores e admiradores do grande escritor GILVAN DE SOUZA LEMOS.

Gilvan Lemos, que ocupava a cadeira 26 da Academia Pernambucana de Letras, fazia questão de morar sozinho e receber poucas visitas no apartamento da Boa Vista, onde o corpo foi encontrado no último sábado. As empregadas contratadas pela família eram logo dispensadas.

O velório ocorreu na Câmara de Vereadores de São Bento do Una e o sepultamento, foi no Cemitério do Bom Jesus, por voltas das 16h, junto ao jazigo dos pais. São Bento do Una, que se despede do seu talentoso filho com muito orgulho e carinho.
  

Gilvan Lemos em conversa com JC Agreste expressou o seguinte sentimento: “Desde quando fui morar no Recife, em 1949, senti muita saudade desse lugar, de onde carrego minhas maiores e melhores lembranças... São Bento é o meu país e a maior prova disso está em meus escritos, que sempre retratam suas histórias. Certa vez, um amigo me apresentou como o maior escritor do Brasil, eu disse: não, sou o maior escritor de São Bento do Una. Candidatei-me, mas não entrei na Academia Pernambucana de Letras. Hoje, se existe em mim alguma vontade de tentar uma vaga na APL, não é para minha honra, mas para a honra de São Bento do Una”.
“a justiça tardou, mas enfim chegou”.Em 2011 Gilvan foi eleito para ocupar a cadeira de nº 26 da Academia de Letras de Pernambuco.

Gilvan Lemos, soube na sua obstinação pela literatura marcar o livro da vida escrito à pena de ouro. Virgínia Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário