domingo, 19 de julho de 2015

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE EM SÃO BENTO DO UNA/PE

Com o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas – Direito do povo brasileiro”, a prefeitura de São Bento do Una através da Secretaria de Saúde realizou na última quarta-feira (15), a IV Conferência Municipal de Saúde. 
A IV conferência aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de São Bento do Una, e contou com a participação da sociedade civil organizada, servidores municipais, autoridades do poder executivo, legislativo e profissionais que fazem parte do quadro da Secretaria de Saúde.
Eixos temáticos - São oito os eixos temáticos que norteiam os debates em todo o país: “Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade”; “Participação e controle social”; “Valorização do trabalho e da educação em saúde”; “Financiamento do SUS e relacionamento público-privado”; “Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde”; “Informação, educação e política de comunicação do SUS”, “Ciência, tecnologia e inovação no SUS” e “Reformas democráticas e populares do Estado”.
A prefeita de São Bento do Una falou aos participantes. Em suas palavras Débora Almeida sintetizou sobre a saúde pública no Município que, apesar das dificuldades, tem mantido um política de trabalho bastante intensa e positiva. 
A Prefeita Débora Almeida, a Secretária de Saúde Erika Barros,  o vereadores Bruno Braga e Neide do Hospital, participaram ativamente da conferência.
O objetivo principal é reunir a sociedade e todos os segmentos que compõe o SUS para discutir e avaliar a situação da saúde pública municipal, apresentar propostas de aperfeiçoamento do SUS e eleger os delegados que representarão o município na 8ª Conferencia Estadual de Saúde, que acontece em Recife. 

Finalizando os trabalhos, foi realizada uma plenária para a construção e aprovação do documento com propostas de melhorias e serviços para ampliação do trabalho da saúde no município. O documento final será encaminhado para o conselho estadual e nacional de saúde, para avaliação. Dentro da conferência foram eleitos os  delegados que participarão da 8º Conferência Estadual, representando a cidade de São Bento do Una.

Nesta terça-feira (14), já tinha acontecido uma Pré Conferência Municipal de Assistência Social tem como tema: Consolidar o SUAS de Vez Rumo a 2026. Participaram os conselheiros, coordenadores dos: CRAS; CREAS; Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos; Programa Vida Nova; Lar dos Anjos Aquilles e Pietro e Bolsa Família além dos usuários dos serviços da assistência social. O encontro aconteceu no prédio do SCFV.

O SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, sendo o único a garantir assistência integral e gratuita. Só em 2014 foram realizados mais de 4,1 bilhões de procedimentos ambulatoriais e 1,4 bilhão de consultas médicas por meio do SUS no país.

Foi o relatório final da 8ª Conferência Nacional de Saúde de 1986 que serviu de base para a elaboração do capítulo sobre saúde da nossa Constituição Federal de 1988, quando foi criado o Sistema Único de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário