terça-feira, 30 de junho de 2015

São Bento do Una Vai Ganhar o Maior Complexo Cultural do Interior de Pernambuco.

INSTITUTO LÍVIO VALENÇA, servirá de âncora para os projetos culturais de todo o Estado de Pernambuco. Depois de Lívia Valença lutar por 5 anos pela doação do prédio, o Saudoso GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS  mostrava mais uma vez, seu carinho pelo povo de São Bento Do Una. -"MEU CORAÇÃO ESTÁ EM FESTA: O GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS SANCIONOU ONTEM (01/12/2012) A LEI ORDINÁRIA N° 1090/2012, QUE DOA O PRÉDIO DA ANTIGA COOPERATIVA DE SÃO BENTO DO UNA AO INSTITUTO LÍVIO VALENÇA". Lívia Valença.
O projeto “Renascendo das Cinzas” da advogada e escritora sãobentense, Lívia Valença, recebeu o nome de “Renascendo da Cinzas” por conta do prédio da antiga cooperativa dos produtores rurais de São Bento do Una, ter sido vítima de um incêndio, que alguns acham que foi criminoso e outros que foi motivado por um curto-circuito.
-"Só tenho motivos para agradecer a Deus: Consegui, depois de 5 (cinco) longos anos de luta, o prédio da Cooperativa de São Bento do Una, onde será instalada a sede do INSTITUTO LÍVIO VALENÇA, O MAIOR COMPLEXO CULTURAL DO INTERIOR DE PERNAMBUCO. O ILV será referência no Brasil e honra e glória da Nação Sãobentense" . Disse Lívia.
Desde então Lívia Valença não mede esforços para ir em busca de parcerias para reformar o prédio, pois o projeto já estava pronto, agora a nova batalha seria pelas verbas para essa reforma, visto que o prédio estava totalmente depredado. -"Vou dar meu sangue...Vamos fazer muitas parcerias, se Deus quiser !!!".  
E a mesma conseguiu firmar um Convênio entre o Instituto Lívio Valença - ILV e a FUNDARPE para a criação do Museu Pinacoteca(museu que contém um acervo de pinturas), do Espaço Cultural Gilvan Lemos, Auditório, Salão para Eventos, Pastoril Estrela do Agreste , Coral Meninos do Una, uma Biblioteca Infantil, uma Biblioteca para Adultos, uma Oficina de Artes para as Crianças, Oficina de Artesanato, Sementeira e diversos serviços para comunidade e região. Tudo no prédio da antiga Cooperativa dos Produtores Rurais de São Bento do Una.
Em sua página no Facebook Lívia Valença conta as sua aventuras em busca de tirar licenças e da felicidade de construir o murro do prédio.

.-"MINHAS AMIGAS E MEUS AMIGOS, ESTOU MUITO FELIZ: O MURO DO INSTITUTO LÍVIO VALENÇA - ILV JÁ É UMA REALIDADE. O projeto "Renascendo das Cinzas" vai começar! Ainda estou tirando as licenças do CPRH, Celpe e Corpo de Bombeiros, o que tem sido uma verdadeira Odisséia no Semi-Árido Pernambucano". Lívia Valença.
No dia 25 de junho de 2015, começava o primeiro passo para a realização desses grandioso projeto!

-"Começamos a Primeira Etapa do Projeto "Renascendo das Cinzas" que vai reformar o prédio da antiga Cooperativa de São Bento do Una, já chorei tanto de emoção...Deus seja louvado e engrandecido. Lívia Valença.
O nome do Centro Cultural de São Bento do Una será uma homenagem ao Saudoso Dr.Lívio Valença. Que dedicou toda sua vida, de trabalho e luta em beneficio do povo de São Bento do Una e região. Foi de fato um grande homem para a história do nosso município e se eternizará em nossa memória, pois acredito que não exista uma só família de São Bento do Una que não tenha algo a retratar em relação a este grande médico. Nada mais justo e honroso para o municipio de São Bento do Una abrigar um projeto grandioso como este, homenageando e eternizando este homem que foi e será sempre um exemplo para gerações de São Bento do Una.
Lívio Valença Nasceu na fazenda Beira-Mar, entre os municípios de Pesqueira e São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco, Lívio de Souza Valença cursou a Faculdade de Medicina entre 1936/42. Foi prefeito de São Bento do Una de 1947 a 1951 e deputado estadual de 1951 a 1978. Lívio Valença foi um ícone na política, ele fazia a sua campanha cuidando dos carentes. A urna no dia da eleição enchia de votos de gratidão pelo relevante serviço que prestava, com dedicação e esmerada competência.
Apesar de ser tempos difíceis, Ele quando prefeito fez muita coisa: Colocou as primeiras pedras de calçamento, construiu praças, grupos escolares, açudes entre outras obras. Como deputado foi um incansável representante de São Bento do Una, tendo canalizado verbas  para a maternidade aos Ginásios (Estadual Lenita F. Cintra, Rodolfo Paiva), e a água encanada. 
DR. Lívio "médico e político" é um patrimônio do povo de São Bento do Una. Sempre ouvi de meu pai os maiores elogios a Dr.Lívio, como politico, como médico, como homem de bem. A solidariedade e o humor eram suas marcas registradas. Lívia Valença o blog Risângela Espindola e o povo de São Bento do Una, está acompanhando sua luta para que este sonho seja realizado. Não podemos deixar de desejar sucesso e dar os mais sinceros parabéns e, acima de tudo, o nosso obrigado por contribuir com a cultura/educação de nossa amada São Bento do Una.
ESCRITO POR RISÂNGELA ESPINDOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário