quinta-feira, 6 de março de 2014

SÉRGIO GUERRA MORRE AOS 66 ANOS

O deputado federal pernambucano Sérgio Guerra, ex-presidente nacional do PSDB, morreu aos 66 anos em São Paulo, na manhã desta quinta-feira, dia 6. Ele estava internado havia há 15 dias no hospital Sírio-Libanês. O parlamentar tinha câncer de pulmão, e uma pneumonia agravou seu estado de saúde.

José Carlos Guerra, irmão de Sérgio, também morreu de câncer, alguns anos atrás.

O velório do deputado será Recife e o enterro acontecerá no cemitério Morada da Paz, em Paulista, na região metropolitana do Recife.

MANDATOS

Severino Sérgio Estelita Guerra foi deputado estadual, deputado federal e senador, além de presidente do PSDB. Economista, pecuarista e professor, começou sua carreira política pelo PMDB, na década de 80.

Foi secretário extraordinário do governo de Pernambuco entre 2001 e 2002 e secretário de Indústria, Comércio e Turismo do estado entre setembro de 1997 e abril de 1998.

Com a morte de Sérgio Guerra, quem assume o mandato de deputado federal é André de Paulo, presidente do PSD de Pernambuco, que já estava em campanha para retornar à Câmara Federal.

DEPOIMENTOS 

A morte do deputado federal Sérgio Guerra repercutiu muito nos meios políticos nacionais. O senador Humberto Costa (PT), disse que apesar de atuarem em campos opostos, pode "atestar no Congresso Nacional o seu papel como um grande articulador da oposição".

O governador Eduardo Campos lembrou a amizade de muitos anos com o parlamentar. "A perda de Sergio Guerra nos entristece profundamente. Convivo com ele há mais de 30 anos, desde que, muito jovem, comecei a trabalhar com Dr. Arraes, que tinha nele um amigo e um aliado de todas as horas. Fomos colegas de secretariado duas vezes e colegas de Parlamento em três mandatos, compartilhando momentos importantes da vida brasileira, mais próximos em determinadas situações, mais afastados em outras, mas sempre mantendo a capacidade do diálogo e o desejo do entendimento que constrói dias melhores para o país e para o nosso povo. Em meu nome pessoal, da minha família e do povo pernambucano, expresso minhas condolências aos familiares e amigos deste pernambucano que lutou todos esses anos para a construção de um Pernambuco melhor e de um Brasil mais jus", registrou o governador através de nota.


O senador Armando Monteiro, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PTB também lamentou a morte do deputado. “Pernambuco perde um político de dimensão nacional. Sérgio Guerra sempre revelou atributos de liderança e grande capacidade de articulação. Quero neste momento apresentar a toda a sua família a expressão de meu pesar e solidariedade”, acentuou o líder petebista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário