quinta-feira, 6 de março de 2014

CATEDRAL DA SÉ

ONDE: São Paulo, Brasil.

CONSTRUÇÃO: Maximilian Emil Hehl

DATA: 1912

DESCRIÇÃO: Localizada no centro de São Paulo, a Catedral é o marco zero do estado de São Paulo. Em 1913 iniciou a construção da Catedral como é hoje, elaborada pelo alemão Maximilian Emil Hehl, professor de Arquitetura da Escola Politécnica. O templo foi inaugurado em 25 de janeiro de 1954, na comemoração do 4º Centenário da Cidade de São Paulo, ainda sem as duas torres principais.

A primeira versão da igreja foi instalada ali em 1591, quando o cacique Tibiriçá escolheu o terreno onde seria o primeiro templo da cidade construído em taipa de pilão (parede feita de barro e palha socados estruturados em toras).

Em 1745, a "velha Sé", como era chamada, foi elevada à categoria de catedral. Por isso, neste mesmo ano inicia-se a edificação da segunda matriz da Sé no mesmo local da anterior. Ao lado dela, em meados do século XIII levanta-se a Igreja de São Pedro da Pedra. Em 1911, os dois templos foram demolidos para dar espaço ao alargamento da Praça da Sé e, finalmente, à versão atual da catedral.

A Praça da Catedral foi palco de grandes movimentos políticos do Brasil, como as manifestações contra Getulio Vargas que se tornaria a ‘Revolução Constitucionalista de 1932’ e as ‘Diretas Já’. O arcebispo D. Paulo Evaristo Arns, dedicou ao combate à ditadura militar, denunciando os crimes, as torturas e cedendo a Sé para as manifestações políticas e ecumênicas pelos desaparecidos políticos e pela anistia.

Um dos maiores movimentos humanos acontece nas escadarias da Catedral, “Mães da Sé” a mais de 16 anos, se reúnem nas escadarias com imagens de seus filhos desaparecidos.

Entre os cinco maiores templos neogóticos do mundo, a catedral foi reaberta em 2002, após três anos de reformas, e voltou a ter missas diárias. Além disso, agora há visitas monitoradas aos domingos, das 12h às 13h

Nenhum comentário:

Postar um comentário